Blog de Isaac da Guia Santos (68)

A Tanta Fé do Centurião admirada Por Jesus

No mundo em que vivemos existem pessoas que são admiradas pela sua cultura, outras pelas suas riquezas materiais, outras pelo seu talento, porém, o que Jesus viu no centurião de Cafarnaum a ponto de admirá-lo foi a sua fé.

Quem era o Centurião

Segundo o Dicionário Bíblico, Centurião era um Oficial que comandava cem soldados do Exército Romano. Existem alguns textos bíblicos que mencionam a palavra Centurião(Mt 8.5,8,13; Lc 7.2,6). O Centurião de Cafarnaum dá a entender que ele…

Continuar

Adicionado por Isaac da Guia Santos em 2 abril 2018 às 17:09 — Sem comentários

Os Quatro Pilares do Ministério de Cristo

Desde o início até ao fim do Ministério de Cristo aqui na terra esses quatro pilares sempre o acompanharam: percorria, ensinava, pregava e curava.

Os resumos desses pilares encontramos principalmente nos textos bíblicos de Mt 4.23; 9.35.

Vejamos, portanto, algumas considerações sobre os quatro pilares do Ministério de Cristo:

1-Percorria-A palavra percorrer significa visitar, passar por um local. Que grande exemplo Jesus deixou para a sua igreja. Ele não era estático, parado.…

Continuar

Adicionado por Isaac da Guia Santos em 27 março 2018 às 0:25 — Sem comentários

O bom soldado de Cristo

Vivemos em uma guerra espiritual e como bom soldado de Cristo devemos estar preparados não somente para os dias de flores mas também para os dias de aflição, lutas e adversidades.

No Livro “Introdução aos Livros da Bíblia” de Ivaldo Cruz página 221 encontramos a seguinte informação: A formação de um soldado das tropas de elite americana é um processo intenso e demorado. A dureza é tamanha que menos de 5% dos candidatos que se inscrevem e passam pelo treinamento inicial de um ano são…

Continuar

Adicionado por Isaac da Guia Santos em 22 março 2018 às 21:51 — Sem comentários

O que você mais deseja para 2018?

Li um enquete de um jornal que dizia: O que você mais deseja para 2018?

E o jornalista mencionava as seguintes opções: 1-Mais saúde 2-Um emprego 3-Mais tempo com a família 4-Não ter dívidas 5-Melhor salário.

O cristão também tem desejos, ansiedade e porque não dizer que tem planos para o ano de 2018. Porém de todas as opções mencionadas pelo jornal que li nenhuma delas mencionava o reino de Deus. Parece até que o homem atual só tem interesse nas coisas materiais.

No Sermão da…

Continuar

Adicionado por Isaac da Guia Santos em 15 fevereiro 2018 às 21:45 — Sem comentários

ANO NOVO TUDO NOVO

O ano mal começou e os noticiários são os mesmos do ano velho tais como atentado terrorista, mortes em presídios, crimes, roubos, assaltos, etc ou seja Ano Novo com práticas do velho homem, porém, só em Cristo Jesus o homem pode começar o Ano Novo com tudo novo.

O Apóstolo Paulo escrevendo aos II Coríntios 5.17 disse: Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo.

Como acontece naturalmente todo fim de ano normalmente…

Continuar

Adicionado por Isaac da Guia Santos em 9 janeiro 2017 às 23:31 — Sem comentários

Ainda que ele me mate,nele esperarei

A provação de Jó nos ensina a importância de confiar em Deus em meio às provações desta vida na qual estamos sujeitos, e entendermos que Deus permite que o justo seja provado, porém em meios a prova o Senhor não nos desampara.

Quem era Jó

Talvez se alguém perguntar a você quem você é você responda dizendo o seu nome, a sua família ou até mesmo apresentando um documento de identificação pessoal ou profissional ou talvez você mencione que faz parte de uma família tradicional em sua…

Continuar

Adicionado por Isaac da Guia Santos em 30 abril 2016 às 16:28 — Sem comentários

UMA GERAÇÃO CORROMPIDA E PERVERSA

Vivemos em uma geração corrompida e perversa,porém,como cristãos genuínos devemos brilhar como astros no mundo.

Segundo o Dicionário Bíblico de Almeida Geração é a sucessão de descendentes em linha reta: pais, filhos, netos, bisnetos, trinetos, tataranetos (Sl112.2; Mt 1.17). Também é o conjunto de pessoas vivas numa mesma época (Da 32.5; Fp 2.15).

A geração de Adão é a primeira geração mencionada na Bíblia (Gn 5.1). Em Gênesis capítulo 6, versículo 5 encontramos escrito que a…

Continuar

Adicionado por Isaac da Guia Santos em 2 abril 2016 às 10:56 — Sem comentários

Até aqui nos ajudou o Senhor

Após a vitória dos filhos de Israel sobre os filisteus, Samuel tomou uma pedra, e a pôs entre Mispa e Sem, e chamou o seu nome Ebenézer, e disse; Até aqui nos ajudou o Senhor.

Samuel era filho de Ana e Elcana e foi dedicado a Deus todos os dias de sua vida(I Sam 1.20-23,28). Foi o instrumento usado por Deus para que o povo de Israel obtivesse a vitória sobre os filisteus. Vejamos, portanto, as orientações dadas por Samuel ao povo de Israel objetivando alcançar a vitória sobre os seus…

Continuar

Adicionado por Isaac da Guia Santos em 1 março 2016 às 20:55 — Sem comentários

onde está a vossa fé?

Deus permitiu aos discípulos de Jesus enfrentarem uma grande tempestade para provar-lhes a sua fé,e com isso, nos ensinar a importância da fé quando as tempestades da vida vierem a nos afrontar.

Na Bíblia de Estudo Pentecostal encontramos registrados especificamente nos evangelhos de Mateus 8.23-27;Marcos 4.4.35-41 e Lucas 8.22-25 a narrativa deste episódio com o seguinte tema:Jesus Apazígua a Tempestade.

Os discípulos de Jesus já estavam até se acostumando com a pregação de… Continuar

Adicionado por Isaac da Guia Santos em 13 dezembro 2015 às 18:00 — Sem comentários

Tudo é possível ao que crê

Quando o pai do jovem lunático apresentou o problema que seu filho enfrentava a Jesus, Jesus Cristo disse para ele que tudo era possível ao que crê, denotando com isso que a condição indispensável para usufruirmos das bênçãos de Deus é através da fé.

O jovem lunático

Segundo o dicionário da Bíblia de Almeida, lunático é provavelmente uma pessoa que sofre de epilepsia, uma doença nervosa que ataca a intervalos, podendo aparecer todos ou alguns dos seguintes sintomas: vertigem,…

Continuar

Adicionado por Isaac da Guia Santos em 6 agosto 2015 às 9:12 — Sem comentários

A Fé que vence todos os obstáculos

A Fé do paralítico de Cafarnaum é um grande exemplo de Fé que vence todos os obstáculos, pois o mesmo enfrentou um grande obstáculo, porém não desistiu e pela Fé venceu o grande obstáculo que se apresentou em sua frente alcançando assim a bênção almejada.

O QUE É A FÉ?

Segundo o Dicionário da Bíblia de Almeida Fé é confiança em Deus e em Cristo e na sua palavra (Mt 15.28; Lc 17.5). Apesar da importância do significado teórico da Fé, vale salientar que a prática da Fé é de suma…

Continuar

Adicionado por Isaac da Guia Santos em 8 dezembro 2014 às 10:53 — Sem comentários

Salomão Pede a Deus Sabedoria

Quando Salomão pediu a Deus sabedoria e ele lhe concedeu deixou para nós o exemplo de que nos dias atuais precisamos também de fazer a mesma petição a Deus e especificamente às lideranças das Igrejas.

Segundo o Dicionário da Bíblia de Almeida Salomão foi o terceiro rei do reino unido de Israel. Ele reinou de 970 a 931 A.C, em lugar de Davi, seu pai. Sua mãe foi Bate-Seba (II Sm 12.24). Salomão foi um rei sábio e rico.

É interessante ressaltarmos que quando Salomão pediu a Deus…

Continuar

Adicionado por Isaac da Guia Santos em 3 agosto 2014 às 13:09 — Sem comentários

A conversão de Zaqueu,o Publicano

O relato bíblico da conversão de Zaqueu nos mostra que as riquezas materiais por melhores que sejam não satisfazem a alma do homem, porém em Cristo Jesus a alma do homem encontra salvação como ocorreu na vida de Zaqueu.

É interessante ressaltarmos que a bíblia sagrada é o único livro neste mundo em que se encontram registrados fatos em que ocorreram conversões, sendo que elas não ocorreram apenas no passado para simplesmente ficar na história, mas para mostrar a todos os homens que…

Continuar

Adicionado por Isaac da Guia Santos em 3 maio 2014 às 13:17 — Sem comentários

A destruição de Sodoma e Gomorra

A destruição de Sodoma e Gomorra revela o juízo de Deus contra o pecado de seus moradores e pondo-as para exemplo aos que vivessem impiamente.

Quando ouvimos falar de catástrofes geralmente esses fatos da vida nos trazem a tona, mortes de pessoas, casas destruídas, enchentes, pontes caídas, pessoas desabrigadas, enfim destruição. E observe que não é uma destruição total, apenas parcial, porém as notícias divulgadas pela imprensa geralmente causam comoção, lamentação, lágrimas,…

Continuar

Adicionado por Isaac da Guia Santos em 12 março 2014 às 23:19 — 1 Comentário

Abraão intercede junto a Deus pelos homens

A intercessão de Abraão junto a Deus pelos homens mostra à importância, o valor, a prática da intercessão naquela época e nos ensina que nós como Igreja de Cristo nesta geração atual, devemos interceder por este mundo perdido, sem Deus, sem paz e sem salvação.

Segundo o Pequeno Dicionário Bíblico e Teológico de Ivaldo Pereira da Cruz, a palavra intercessão é definida como interceder ou orar em favor de outros (Heb. 7.25; Rm 8.34).

Eu faço a seguinte indagação: Qual o principal…

Continuar

Adicionado por Isaac da Guia Santos em 10 fevereiro 2014 às 7:42 — Sem comentários

Deus anuncia a destruição de Sodoma e Gomorra

A destruição de Sodoma e Gomorra foi anunciada por Deus a Abraão, pois, o segredo do Senhor é para os que o temem.

O anuncio da destruição de Sodoma e Gomorra por Deus a Abraão nos mostra que Deus revela aos seus servos, o seu intento, a sua vontade, os seus avisos antes de acontecerem, pois, somente ele conhece perfeitamente o nosso passado, presente e futuro.

O principal motivo de Deus ter anunciado a Abraão a destruição dessas cidades está revelada em Gn. 18.20: Disse mais o…

Continuar

Adicionado por Isaac da Guia Santos em 31 janeiro 2014 às 0:27 — Sem comentários

Lembrai-vos da mulher de Ló

O episódio ocorrido com a mulher de Ló deixa-nos o aviso de que em nenhum momento da carreira cristã, o cristão não deve olhar para trás e sim olhar para Jesus autor e consumador da fé.

Na Bíblia, não encontramos o nome da mulher de Ló, encontramos, porém que Ló era um homem justo (II Pe 2.7).

Em Lucas 17.32, Jesus é enfático ao dizer: Lembrai-vos da mulher de Ló. Segundo o dicionário de Português Michaelis lembrar é trazer à memória, recordar, advertir. O que fez essa mulher para…

Continuar

Adicionado por Isaac da Guia Santos em 25 janeiro 2014 às 23:59 — Sem comentários

O que contamina o homem

Somente na bíblia sagrada, a palavra de Deus, encontramos a resposta sábia, correta, exata e direcionada por Deus, pois, o pecado é a razão da contaminação espiritual que tem afetado a toda a humanidade.

Segundo o dicionário da bíblia de Almeida, contaminar é tornar-se impuro por ter tocado em alguma coisa, animal ou pessoa impura (Lv 11.43). É tornar-se impuro moral e espiritualmente por ter cometido pecado (Mc 7.15-23; Hb 12.15).

Contaminar vem da tradução da palavra grega…

Continuar

Adicionado por Isaac da Guia Santos em 23 novembro 2013 às 23:41 — Sem comentários

O amor ao dinheiro é a raiz de toda espécie de males

Amar ao dinheiro é enveredar pelo caminho da avareza que segundo a bíblia é idolatria e é também apegarem-se somente as coisas materiais, em detrimento ao mais importante nesta vida que é buscar o reino de Deus e a sua justiça.

Segundo o dicionário da bíblia de Almeida, dinheiro é o meio de compra e venda de mercadorias e bens. Os israelitas começaram a usar dinheiro pelo oitavo século A.C. Antes disso pesava-se prata ou ouro para fazer pagamentos (Gen. 23.16).

Eu faço as seguintes…

Continuar

Adicionado por Isaac da Guia Santos em 31 agosto 2013 às 1:23 — Sem comentários

A COMEMORAÇÂO DO DIA DOS PAIS

A comemoração do dia dos Pais leva-nos a refletir sobre a responsabilidade que Deus deu ao homem ao ser pai, pois, pai não é simplesmente para ser um genitor, mas também para guiar, proteger, amparar a vida dos seus filhos servindo-o de exemplo para os mesmos.

Segundo o dicionário de Aurélio comemoração é a cerimônia realizada em memória de um acontecimento importante, lembrança, memória e pai significa genitor.

Eu faço as seguintes indagações? Porque comemorar o dia dos Pais? Você…

Continuar

Adicionado por Isaac da Guia Santos em 11 agosto 2013 às 7:50 — Sem comentários

Membros

Notas

AMADOS, LEIAM OS TÓPICOS A PARTIR DA PÁGINA PRINCIPAL E VAMOS PARTICIPAR MAIS DA NOSSA REDE. QUE DEUS VOS GUARDE E ABENÇOE.

Criado por Pastora-Psicanalista MÉRCES 15 Maio 2009 at 16:48. Atualizado pela última vez por Pastora-Psicanalista MÉRCES 6 Dez, 2015.

CLICK BÍBLIA-DEBATES-TÓPICOS-FORUM

Criado por Pastora-Psicanalista MÉRCES 9 Ago 2013 at 13:16. Atualizado pela última vez por Pastora-Psicanalista MÉRCES 9 Ago, 2013.

© 2018   Criado por Pastora-Psicanalista MÉRCES.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço