Elias era homem sujeito ás mesmas paixões que nós

Se Deus através da oração ouviu a petição de Elias, então, se você e eu orar também o nosso Deus responderá, pois ele não mudou, mas é o mesmo ontem e hoje e eternamente.
Segundo o dicionário da bíblia de Almeida o nome Elias significa Javé é Deus. Foi o profeta Tesbita que enfrentou em várias ocasiões o rei Acabe e Jezabel, sua mulher (I RS 17-21). Elias não foi um Super Homem, mas um homem igual a nós, porém foi um profeta que confiou no seu Deus e que por isso alcançou muitas vitórias. Quantas vezes olhamos para Elias, Abraão, José e pensamos que esses heróis da fé foram homens diferentes de nós? Que engano! São homens iguais a nós. O Texto Bíblico básico é: Elias era homem sujeito ás mesmas paixões que nós e,orando,pediu que não chovesse, e, por três anos e seis meses, não choveu sobre a terra. E orou outra vez, e o céu deu chuva, e a terra produziu o seu fruto (Tg 5.17-18). Nesse texto bíblico encontramos o homem Elias e a sua oração ao seu Deus e a resposta da sua oração pelo seu Deus a quem ele confiou. Na ocasião da oração de Elias o povo de Israel estava mais inclinado a adorar ao deus morto baal. Como nós somos facilmente levados e influenciados pelo engano. Segundo o dicionário da bíblia de Almeida baal significa dono, Senhor, marido. Era considerado o principal deus da fertilidade em Canaã. O Culto a baal foi uma das piores tentações dos israelitas, desde os tempos antigos (Jz 2.13; I Rs 16.31-32). Havia várias formas de baal,que eram encontradas em diversas cidades, como se pode ver nos verbetes seguintes: baalins é o plural de baal(Jz 2.11) e sua companheira era Aserá. Quando Elias orou a Deus pedindo através da oração para que não chovesse por três anos e seis meses ele estava desafiando o deus morto baal que era considerado por aqueles que o adoravam como o deus da fertilidade. Deus estava usando o profeta Elias para mostrar a todos os Israelitas que só o Senhor é Deus em Israel. Também acho importante mencionar o poder da oração em tempos de crise. Também vivemos em um mundo atual que mesmo nós como cristãos estamos passíveis de enfrentar diversas e variadas crises. Porém nós temos um recurso divino ao nosso dispor: a oração e sua eficácia. Quando os ventos da vida forem favoráveis devemos orar ao nosso Deus e quando os ventos da vida forem desfavoráveis aí que devemos orar com mais dedicação para alcançarmos a vitória. O nosso Deus está conosco em toda e qualquer situação.
Portanto em toda e qualquer situação devemos orar ao nosso Deus sabendo que o nosso Deus está pronto para nos responder, pois ele é fiel.

Exibições: 2015

Comentar

Você precisa ser um membro de SAÚDE DO ESPÍRITO, ALMA E CORPO para adicionar comentários!

Entrar em SAÚDE DO ESPÍRITO, ALMA E CORPO

Membros

Notas

AMADOS, LEIAM OS TÓPICOS A PARTIR DA PÁGINA PRINCIPAL E VAMOS PARTICIPAR MAIS DA NOSSA REDE. QUE DEUS VOS GUARDE E ABENÇOE.

Criado por Pastora-Psicanalista MÉRCES 15 Maio 2009 at 16:48. Atualizado pela última vez por Pastora-Psicanalista MÉRCES 6 Dez, 2015.

CLICK BÍBLIA-DEBATES-TÓPICOS-FORUM

Criado por Pastora-Psicanalista MÉRCES 9 Ago 2013 at 13:16. Atualizado pela última vez por Pastora-Psicanalista MÉRCES 9 Ago, 2013.

SAÚDE INTEGRAL

© 2024   Criado por Pastora-Psicanalista MÉRCES.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço