A provação de Jó nos ensina a importância de confiar em Deus em meio às provações desta vida na qual estamos sujeitos, e entendermos que Deus permite que o justo seja provado, porém em meios a prova o Senhor não nos desampara.
Quem era Jó

Talvez se alguém perguntar a você quem você é você responda dizendo o seu nome, a sua família ou até mesmo apresentando um documento de identificação pessoal ou profissional ou talvez você mencione que faz parte de uma família tradicional em sua cidade. São os argumentos naturais do homem. Quando o mar estava agitado e perguntaram a Jonas: Declara-nos tu, agora, porque razão nos sobreveio este mal. Que ocupação é a tua? E donde vens? Qual é a tua terra? E de que povo és tu? E ele lhe disse: Eu sou hebreu e temo ao Senhor, o Deus do céu, que fez o mar e a terra seca (Jonas 1.8-9). Que sábia resposta, pois, Jonas preferiu ser identificado como servo de Deus.
No Livro de Jó está escrito: Havia, um homem na terra de Uz, cujo nome era Jó; e este era homem sincero, reto e temente a Deus; e desviava-se do mal (Jó 1.1). O Livro de Jó inicia-se mencionando os valores morais e espirituais do personagem Jó, o que leva-nos a entender que esses valores devem ser prioritários e relevantes principalmente na vida dos homens de Deus. Lá na frente o escritor menciona que Jó era maior do que todos os do oriente (JÓ 1.3b) ou seja os valores materiais ficaram em segundo plano.
Você sabe porque estamos vivendo em dias tão caóticos? Você sabe porque estamos vivendo em dias de tanta criminalidade? Você sabe porque estamos vivendo em dias em que os noticiários divulgam diariamente estupros, destruição na família, drogas, as consequências de ingerir bebidas alcoólicas, suicídios, insegurança? A resposta é simples ou seja a sociedade atual em que estamos vivendo está priorizando os bens matérias e os valores espirituais e morais estão sendo colocados de lado, porém, as consequências estão nítidas, claras, visíveis e só quem não tem olhos espirituais é que não enxerga isso.
A Permissão de Deus

Segundo o Dicionário On Line de Português a palavra permissão significa ação ou efeito de permitir; autorização. No caso específico de Jó foi o próprio Deus que permitiu que toda provação que Jó enfrentasse acontecesse em sua vida. O respaldo bíblico para essa permissão de Deus encontra-se em Jó 1.12.Vale ressaltar que essa permissão foi de Deus e não do homem, pois dificilmente o homem desejaria de livre e espontânea vontade passar a difícil provação que Jó enfrentou em sua vida, especialmente quando o homem é uma pessoa rica ou seja que possui bens materiais.
A Provação de Jó

Segundo o Dicionário Online de Português, a palavra provação significa Situação muito difícil ou excesso de sofrimento que testa a capacidade de superação de um indivíduo, sua fé religiosa, seus preceitos morais, suas convicções: cada um tem a provação que é capaz de superar. É interessante ressaltarmos que o que mais marcou a vida do homem mais rico de todo oriente não foi o poderio de suas riquezas e sim a sua provação. Aqui neste mundo o que mais vemos é a mídia divulgando o nome de homens ricos e suas riquezas e o conforto material que elas proporcionam. A mídia secular não gosta de divulgar dificuldades, provações, pois isso não interessa a ela. Porém se o homem não passa por nenhuma prova neste mundo ele não aprende o verdadeiro significado desta vida. A prova tem o seu lado de dificuldades, porém ela também nos proporciona grandes aprendizagens especialmente no reino de Deus.
Mencionaremos a seguir algumas das provações de Jó: 1-Bois e as Jumentas foram tomados (Jó 1.14-15). 2-Fogo de Deus caiu do céu e queimou as ovelhas e os moços e os consumiu (Jó 1.16) 3-Os camelos foram tomados e aos moços feriram ao fio da espada (Jó 1.17). 4-Filhos e Filhas de Jó foram mortos (Jó 1.18-19). 5-Acometido de uma chaga maligna (Jó 2.7).
Na prova Jó exclamou: Ainda que ele me mate, nele esperarei (Jó 13.15). Essa expressão demonstra total confiança em Deus em meios às provações desta vida. Quantas pessoas quando estão enfrentando provas tiram até a sua própria vida.
Toda prova ela tem início mas também tem fim.
No Capítulo 42 do Livro de Jó e versículo 10 está escrito: E o Senhor virou o cativeiro de Jó, quando orava pelos seus amigos; e o Senhor acrescentou, em dobro, a tudo quanto Jó antes possuía.

Exibições: 1044

Comentar

Você precisa ser um membro de SAÚDE DO ESPÍRITO, ALMA E CORPO para adicionar comentários!

Entrar em SAÚDE DO ESPÍRITO, ALMA E CORPO

Membros

Notas

AMADOS, LEIAM OS TÓPICOS A PARTIR DA PÁGINA PRINCIPAL E VAMOS PARTICIPAR MAIS DA NOSSA REDE. QUE DEUS VOS GUARDE E ABENÇOE.

Criado por Pastora-Psicanalista MÉRCES 15 Maio 2009 at 16:48. Atualizado pela última vez por Pastora-Psicanalista MÉRCES 6 Dez, 2015.

CLICK BÍBLIA-DEBATES-TÓPICOS-FORUM

Criado por Pastora-Psicanalista MÉRCES 9 Ago 2013 at 13:16. Atualizado pela última vez por Pastora-Psicanalista MÉRCES 9 Ago, 2013.

SAÚDE INTEGRAL

© 2024   Criado por Pastora-Psicanalista MÉRCES.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço