Edimilson Ramos
  • Masculino
  • Suzano
  • Brasil
Compartilhar

Amigos de Edimilson Ramos

  • Bianca...meu Deus é justo...owow
  • cristiano goes
  • Augusta da Costa
  • maria celene l. dos santos
  • Pra:Rita
  • Mariângela Domeniche Perdomo
  • Claudia Medeiros Alves Camargo
  • Theresinha
  • EDWIN KAKO VAZQUEZ
  • carina ligia da silva
  • joao henrique soares
  • thiago santana da silva
  • Arilane Lima
  • Lia   "Livre em Cristo" ❀‿❀
  • Elis Regina

Discussões de Edimilson Ramos

AS ENTRELINHAS

Started 16 Out, 2009

JÁ SOFREU DECEPÇÕES ?

Started 8 Set, 2009

Presentes recebidos

Presente

Edimilson Ramos ainda não recebeu nenhum presente

Dar um presente

 

Página de Edimilson Ramos

Últimas atividades

Lia "Livre em Cristo" ❀‿❀ deixou um comentário para Edimilson Ramos
6 Abr, 2010
Pastora-Psicanalista MÉRCES deixou um comentário para Edimilson Ramos
"Mlhares de recados para orkut www.maniadescraps.com"
6 Abr, 2010
Elis Regina e Edimilson Ramos agora são amigos
27 Out, 2009
GRACIACOELHO LOPES comentou o vídeo de Edimilson Ramos
Miniatura

Uma realidade real ?

"OLÁ PASTORA MERCE, AMEI PARTICIPAR DESTE MARAVILHO SITE, ONDE PODEMOS TIRAR PRCIOSA PROMESSAS PARA NOSSAS VIDAS DIÁRIAS. QUE DEUS CONTINUE ABENÇOANDO COPIOSAMENTE O TRABALHO DE VOSSAS MÃOS. A PAZ EM CRISTO JESUS"
20 Out, 2009
Bianca...meu Deus é justo...owow deixou um comentário para Edimilson Ramos
"obrigada....!!!!"
16 Out, 2009
Edimilson Ramos atualizaram seus perfis
16 Out, 2009
Edimilson Ramos postou vídeos
16 Out, 2009
Edimilson Ramos postou discussões
16 Out, 2009
Edimilson Ramos postou fotos
16 Out, 2009
Pastora-Psicanalista MÉRCES comentou o vídeo de Edimilson Ramos
Miniatura

motivacional " o carpinteiro"

"É UM VÍDEO QUE NOS FAZ REFLETIR A FORMA Q ESTAMOS CONSTRUINDO A NOSSA VIDA EM TODAS AS ÁREAS... O QUE ESTAMOS PLANTANDO? O QUE IREMOS COLHER NO FUTURO? QUE DEUS NOS DIRECIONE PARA A MELHOR ESCOLHA. pastora Mérces"
9 Set, 2009
Edimilson Ramos postou discussões
8 Set, 2009
Edimilson Ramos é agora um membro de SAÚDE DO ESPÍRITO, ALMA E CORPO
3 Ago, 2009

Informações do Perfil

Dia/mês/Ano - (Nascimento)
estudantedeteologia.blogspot.com/

QUE É EXPERIêNCIA?

QUE É EXPERIÊNCIA?

A palavra experiência é uma das mais discutidas e difíceis de nossa tradição ocidental. Não poderemos aqui desdobrar todo o leque de seu rico significado. Restringir-nos-emos à perspectiva essencial que nos permite articular Deus como experiência dentro de nossa história pessoal e coletiva.Talvez a etimologia da própria palavra experiência nos forneça a primeira achega à sua compreensão. Experiência é a ciência ou o conhecimento (ciência) que o ser humano experimenta de forma dogmática e fundamentalista, portanto manifesta um sa¬ber não verificável, que não subsiste nem re-siste em con¬tato com a realidade experimentada.A ciência que resulta da ex-peri-ência não é mera sensa¬ção de um objeto. É a síntese de toda uma série de abordagens do objeto (peri: "ao redor de", "em torno de").

Já Aristóteles notara muito bem que a experiência {emparia) não resulta de uma percepção isolada, mas constitui uma síntese de muitas percepções e combinações reunidas, naquilo que possuem de comum, dentro de um modelo esquemático (Met. 980b). Pela experiência o objeto se faz cada vez mais presente dentro de quem quer conhecer, na medida em que ele se abre mais e mais ao objeto c o estuda de diferentes ângulos. Um médico experimentado é aquele que se confrontou muitas vezes com a mesma doença sob os mais diferentes sintomas, sob formas e circunstâncias as mais diversificadas a ponto de não mais se surpreender ou se enganar. Ele conhece simplesmente. Não tanto porque estudou em livros - isso também -, mas porque esteve às voltas, concretamente, com a doença e conheceu-lhe os sintomas.

O modelo que elaborou da doença, combinan¬do experiência vivida com ciência dos livros, é um modelo testado e verificado.Já vimos, da palavra ex-peri-ência, o sema peri (ao redor de).
Falta-nos analisar o sema ex. Ex é uma preposição lati¬na que significa, entre outros conteúdos, "estar orientado para fora", "exposto a", "aberto para". Temos, por exem¬plo, as palavras: ex-clamação, ex-posição, ex-istência. Neste sentido, ex exprime uma característica fundamental do ser humano como ex-istência. Ele é um ser que ex-iste vol¬tado para fora (ex), em diálogo e em comunhão com o outro ou com o mundo.

Daí ser a ex-peri-ência não apenas uma ciência, mas uma verdadeira consciência. O objeto se manifesta à consciência, segundo as leis estruturais dessa consciência. A ex-peri-ência nunca é sem pre-su-posições. A consciência tem já pré-su-posições, que são posições to¬madas historicamente ou herdadas da cultura dentro da qual estamos inseridos. A consciência não é vazia, mas toma modelos de interpretação do passado, da sociedade atual e da própria caminhada pessoal. Esses modelos povoam sempre a consciência. Quando a pessoa sai de si (ex) e vai ao encontro dos objetos, ela carrega toda essa carga.

A expe¬riência contém, pois, um elemento subjetivo (a ex-istência) e um elemento objetivo (os objetos). Nesse encontro de ambos, na modificação que se opera tanto na consciência como nos objetos, é que se estrutura a experiência. Os mo¬delos já presentes na consciência são confrontados, verificados e testados com a realidade. Podem se confirmar; mas podem também ser destruídos, corrigidos e enrique¬cidos. Experiência envolve todo esse processo doloroso e criativo.Resumindo, podemos dizer que experiência é o modo como interiorizamos a realidade e a forma que encontramos para nos situar no mundo junto com os outros. Assim entendida, a experiência deve, pois, ser distinguida da vivência.

A vivência é a situação psicológica, as disposições dos sentimentos que a experiência produz na subjetividade humana. São as emoções e valorações que antecedem, acompanham ou se seguem à experiência dos objetos que se fazem presentes no interior da psique humana. Vivência não é sinônimo de experiência. É conseqüência e resultado da experiência na psique humana. Ela pertence ao fe¬nômeno total da experiência, mas este é mais amplo e profundo do que aquele, a vivência.Se experiência é o modo como nos situamos no mun¬do e o mundo em nós, então ela possui o caráter de um horizonte. Horizonte é uma ótica que nos permite ver os objetos, um focai que ilumina a realidade e nos permite descobrir os distintos objetos dentro dela, nomeá-los, ordená-los no rigor de uma sistematização.

Por exemplo, atualmente na América Latina, estamos nos habituando a ver tudo sob a ótica da libertação ou da opressão, da inclusão ou da exclusão dos processos globais: a pedagogia, a teologia, a pregação, os sacramentos, os sistemas políticos e os projetos econômicos.

Perguntamo-nos quase instintivamente: Até que ponto essa doutrina liberta ou mantém o cidadão marginalizado e excluído? Até que ponto essa op¬ção econômica reforça a inserção no processo de globalização de forma subalterna e assim aprofunda o regime de dependência ou até que ponto rompe com ele e liberta historicamente? A libertação é um horizonte, uma ótica, uma experiência que nos faz descobrir os objetos na sua dimensão de libertação ou de opressão, de inclusão ou de exclusão. NOTA TEOLOGIA ATUAL.

Fotos de Edimilson Ramos

Carregando...
  • Adicionar fotos
  • Exibir todos

Vídeos de Edimilson Ramos

  • Adicionar vídeo
  • Exibir todos

Caixa de Recados (3 comentários)

Você precisa ser um membro de SAÚDE DO ESPÍRITO, ALMA E CORPO para adicionar comentários!

Entrar em SAÚDE DO ESPÍRITO, ALMA E CORPO

Às 21:21 em 5 abril 2010, Pastora-Psicanalista MÉRCES disse...


Mlhares de recados para orkut www.maniadescraps.com

Às 10:51 em 24 dezembro 2009, Lia "Livre em Cristo" ❀‿❀ disse...

Às 14:59 em 16 outubro 2009, Bianca...meu Deus é justo...owow disse...
obrigada....!!!!
 
 
 

Membros

Aniversários

Aniversários de Hoje

Aniversários de Amanhã

Notas

AMADOS, LEIAM OS TÓPICOS A PARTIR DA PÁGINA PRINCIPAL E VAMOS PARTICIPAR MAIS DA NOSSA REDE. QUE DEUS VOS GUARDE E ABENÇOE.

Criado por Pastora-Psicanalista MÉRCES 15 Maio 2009 at 16:48. Atualizado pela última vez por Pastora-Psicanalista MÉRCES 6 Dez, 2015.

CLICK BÍBLIA-DEBATES-TÓPICOS-FORUM

Criado por Pastora-Psicanalista MÉRCES 9 Ago 2013 at 13:16. Atualizado pela última vez por Pastora-Psicanalista MÉRCES 9 Ago, 2013.

© 2017   Criado por Pastora-Psicanalista MÉRCES.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço