DECEPÇÕES
(Jo 5.1-9)
Introdução. Nenhum ser humano está isento de decepções nesta vida. O texto lido mostra-nos a decepção de um homem que há 38 anos esperava um milagre em sua vida. Certamente sua decepção era grande com amigos, parentes, religião, políticos, enfim com tudo e com todos.
I – O QUE É DECEPÇÃO.
Podemos definir decepção como: ato de enganar, logro, desilusão. Ou ainda, fracasso de uma esperança; desengano; surpresa desagradável; desgosto, etc.
II – O QUE NOS CAUSA DECEPÇÃO.
1) Nossa própria incapacidade ou impotência: “Achava-se ali um homem que, havia trinta e oito anos, estava enfermo” – (v.5).
2) O egoísmo das pessoas: “Senhor, não tenho ninguém que, ao ser agitada a água, me ponha no tanque; assim, enquanto eu vou, desce outro antes de mim” (v.7).
3) Os falsos amigos.
4) A falsa religiosidade.
III – COM QUE E COM QUEM NOS DECEPCIONAMOS.
1) Conosco mesmos. Aquele paralítico quando olhava para sua situação no tanque devia se decepcionar consigo mesmo. “O que confia no seu próprio coração é insensato; mas o que anda sabiamente será livre” - (Pv 28.26; Rm 7.15,18-24).
2) Com as pessoas que nos cercam. Não boa vontade das pessoas em ajudar. “Respondeu-lhe o enfermo: Senhor, não tenho ninguém...” (v.7).
3) Com a religião e com seus líderes. A crença popular não pôde ajudá-lo. Os líderes religiosos não cumpriam o mais importante - “Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! Porque dais o dízimo da hortelã, do endro e do cominho, e tendes omitido o que há de mais importante na lei, a saber, a justiça, a misericórdia e a fé; estas coisas, porém, devíeis fazer, sem omitir aquelas” (Mt 23.23).
4) Com Deus. Certamente aquele paralítico já estava decepcionado até com o próprio Deus. Quantas interrogações ele deveria fazer. Como muitos hoje também, mas é errado. “Mas tu, Senhor, és um Deus compassivo e benigno, longânimo, e abundante em graça e em fidelidade” (Sl 86. 15).
IV – QUAL ATITUDE DE JESUS DIANTE DOS DECEPCIONADOS.
1) Jesus se interessa pelos decepcionados. A iniciativa é dele: vê, sabe, pergunta. Ele quer solucionar todos os problemas dos seus filhos, (Is 42.2,3).
2) Jesus exige mudanças. “Queres ficar são...” (v.6) “Olha, já estás curado; não peques mais para que não te suceda coisa pior...” (v.14).
3) Jesus resolve com a Palavra que sai de sua boca. “Disse-lhe Jesus: Levanta-te, toma o teu leito e anda. Imediatamente o homem ficou são” (v.8).
4) Jesus exige fé. “E, tomando o seu leito, começou a andar” (v.6).
Pb. Edimilson Ramos. Mensagens.