DECEPÇÕES

(Jo 5.1-9)

Introdução. Nenhum ser humano está isento de decepções nesta vida. O texto lido mostra-nos a decepção de um homem que há 38 anos esperava um milagre em sua vida. Certamente sua decepção era grande com amigos, parentes, religião, políticos, enfim com tudo e com todos.

I – O QUE É DECEPÇÃO.

Podemos definir decepção como: ato de enganar, logro, desilusão. Ou ainda, fracasso de uma esperança; desengano; surpresa desagradável; desgosto, etc.

II – O QUE NOS CAUSA DECEPÇÃO.

1) Nossa própria incapacidade ou impotência: “Achava-se ali um homem que, havia trinta e oito anos, estava enfermo” – (v.5).

2) O egoísmo das pessoas: “Senhor, não tenho ninguém que, ao ser agitada a água, me ponha no tanque; assim, enquanto eu vou, desce outro antes de mim” (v.7).

3) Os falsos amigos.

4) A falsa religiosidade.

III – COM QUE E COM QUEM NOS DECEPCIONAMOS.

1) Conosco mesmos. Aquele paralítico quando olhava para sua situação no tanque devia se decepcionar consigo mesmo. “O que confia no seu próprio coração é insensato; mas o que anda sabiamente será livre” - (Pv 28.26; Rm 7.15,18-24).

2) Com as pessoas que nos cercam. Não boa vontade das pessoas em ajudar. “Respondeu-lhe o enfermo: Senhor, não tenho ninguém...” (v.7).

3) Com a religião e com seus líderes. A crença popular não pôde ajudá-lo. Os líderes religiosos não cumpriam o mais importante - “Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! Porque dais o dízimo da hortelã, do endro e do cominho, e tendes omitido o que há de mais importante na lei, a saber, a justiça, a misericórdia e a fé; estas coisas, porém, devíeis fazer, sem omitir aquelas” (Mt 23.23).

4) Com Deus. Certamente aquele paralítico já estava decepcionado até com o próprio Deus. Quantas interrogações ele deveria fazer. Como muitos hoje também, mas é errado. “Mas tu, Senhor, és um Deus compassivo e benigno, longânimo, e abundante em graça e em fidelidade” (Sl 86. 15).

IV – QUAL ATITUDE DE JESUS DIANTE DOS DECEPCIONADOS.

1) Jesus se interessa pelos decepcionados. A iniciativa é dele: vê, sabe, pergunta. Ele quer solucionar todos os problemas dos seus filhos, (Is 42.2,3).

2) Jesus exige mudanças. “Queres ficar são...” (v.6) “Olha, já estás curado; não peques mais para que não te suceda coisa pior...” (v.14).

3) Jesus resolve com a Palavra que sai de sua boca. “Disse-lhe Jesus: Levanta-te, toma o teu leito e anda. Imediatamente o homem ficou são” (v.8).

4) Jesus exige fé. “E, tomando o seu leito, começou a andar” (v.6).

Pb. Edimilson Ramos. Mensagens.

Exibições: 86

Responder esta

Membros

Notas

AMADOS, LEIAM OS TÓPICOS A PARTIR DA PÁGINA PRINCIPAL E VAMOS PARTICIPAR MAIS DA NOSSA REDE. QUE DEUS VOS GUARDE E ABENÇOE.

Criado por Pastora-Psicanalista MÉRCES 15 Maio 2009 at 16:48. Atualizado pela última vez por Pastora-Psicanalista MÉRCES 6 Dez, 2015.

CLICK BÍBLIA-DEBATES-TÓPICOS-FORUM

Criado por Pastora-Psicanalista MÉRCES 9 Ago 2013 at 13:16. Atualizado pela última vez por Pastora-Psicanalista MÉRCES 9 Ago, 2013.

SAÚDE INTEGRAL

© 2024   Criado por Pastora-Psicanalista MÉRCES.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço