Se entrares na fornalha de fogo ardente saiba que o teu Deus entra contigo também

Sadraque,Mesaque e Abede-Nego foram três jovens hebreus que no exílio Babilônico rejeitaram adorar uma estátua de ouro levantada pelo Rei Nabucodonosor e que por isso foram jogados vivos na fornalha de fogo ardente,porém o Deus de Israel que não desampara os seus servos em qualquer situação entrou com eles na fornalha de fogo ardente lhe concedendo vitória diante daquele Rei pagão.
Segundo o dicionário da bíblia de Almeida cativeiro foi a situação dos israelitas quando os moradores do reino do sul(Judá) foram derrotados e levados como prisioneiros para a Babilônia em 586.a.C(Jr 52.24-30). Sadraque,Mesaque e Abede-Nego são nomes pagãos colocados em Babilônia,porém os seus nomes como hebreus eram Hananias,Misael e Azarias(Dn 1.7).
A situação dos hebreus na Babilõnia era de saudade de sua terra natal, enfrentou costumes diferentes, deuses pagãos e muita idolatria. Quem sabe esses seriam os principais problemas enfrentados pelos hebreus em terra estranha. Porém os planos de Deus são diferentes de nossos planos. Por permissão de Deus os três jovens hebreus enfrentaram a fornalha de fogo ardente. Aos olhos humanos parecia um triste destino.Porém o Deus de Israel queria mostrar para aos Babilônios que mesmo em terra estranha os hebreus tinham um Deus todo poderoso,protetor e que o rei Nabucodonosor precisava de saber disso.
Porque aqueles três jovens hebreus rejeitaram adorar a estátua de ouro levantada pelo Rei Nabucodonosor? A fé no Deus de Israel.Fé e conhecimento da palavra de Deus andam juntas,pois,está escrito na bíblia que a fé é pelo ouvir e o ouvir pela palavra de Deus(Rm 10.17). Através da fé no Deus de Israel daqueles três jovens hebreus Deus interviu e os livrou da fornalha de fogo ardente e o Rei Nabucodonosor disse: Bendito seja o Deus de Sadraque,Mesaque, e Abede-Nego,que enviou o seu anjo e livrou os seus servos,que confiaram nele,pois não quiseram cumprir a palavra do rei,preferindo entregar os seus corpos,para que não servissem nem adorassem algum outro deus,senão o seu Deus.Por mim,pois,é feito um decreto pelo qual todo povo,nação e língua que disser blasfêmia contra o Deus de Sadraque,Mesaque e Abede-Nego seja despedaçado,e as suas casas sejam feitas um monturo;porquanto não há outro deus que possa livrar como este(Dn 3.28-29).
O que este registro bíblico tem de lição para nós nos dias atuais? Vivemos também em uma sociedade pagã,com costumes pagãos,deuses pagãos e uma influência pagã em todos os segmentos da nossa sociedade. Os valores da sociedade pagã são diferentes dos valores que qualquer cristão aqui neste mundo tem,pois, os valores do genuino cristão estão arraigados na palavra de Deus. Vale ressaltar que Deus é fiel e quando o cristão guarda a sua palavra e demonstra pela fé a sua fidelidade neste mundo pagão ao seu Deus,o seu Deus lhe garante vitória,pois a promessa de Deus para o seu povo é inalterável conforme está escrito: E eis que eu estou convosco todos os dias,até a consumação dos séculos.Amém!(Mt 28.20b). Eu desconheço algum cristão que quando esteve nas provas ora enfrentadas nesta vida que o Deus a quem ele serve o desamparou.Quando Deus incubiu Josué da missão de liderar o povo de Israel ele fez a seguinte promessa: Ninguém se susterá diante de ti,todos os dias da tua vida;como fui com Moisés,assim serei contigo;não te deixarei nem te desampararei(Js 1.5).Que mensagem encorajadora da parte do nosso Deus.Essa mensagem encorajadora serve para o povo de Deus também nos dias atuais.
Portanto,como cristão confiemos em nosso Deus,pois ele não nos desampara,porém está conosco em toda e qualquer situação mesmo as mais difíceis para nos conceder a vitória.

Exibições: 1055

Comentar

Você precisa ser um membro de SAÚDE DO ESPÍRITO, ALMA E CORPO para adicionar comentários!

Entrar em SAÚDE DO ESPÍRITO, ALMA E CORPO

Membros

Notas

AMADOS, LEIAM OS TÓPICOS A PARTIR DA PÁGINA PRINCIPAL E VAMOS PARTICIPAR MAIS DA NOSSA REDE. QUE DEUS VOS GUARDE E ABENÇOE.

Criado por Pastora-Psicanalista MÉRCES 15 Maio 2009 at 16:48. Atualizado pela última vez por Pastora-Psicanalista MÉRCES 6 Dez, 2015.

CLICK BÍBLIA-DEBATES-TÓPICOS-FORUM

Criado por Pastora-Psicanalista MÉRCES 9 Ago 2013 at 13:16. Atualizado pela última vez por Pastora-Psicanalista MÉRCES 9 Ago, 2013.

SAÚDE INTEGRAL

© 2024   Criado por Pastora-Psicanalista MÉRCES.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço