Gideão com trezentos homens vence os midianitas

Para que Gideão obtivesse a vitória sobre os midianitas ele teve que obedecer a direção de Deus e também confiar no Senhor para que obtivese êxito na vitória sobre os midianitas.
Segundo o dicionário da Bíblia de Almeida o nome de Gideão significa derrubador.Foi um juiz que vivia em Ofra,perto do monte Gerizim(Jz 6-8).Deus o escolheu para libertar Israel da opressão dos midianitas,que ele derrotou com a ajuda de 300 homens(Jz 7).Gideão foi juiz durante 40 anos.Midianitas são os descendentes de Midiã que habitava a terra de Midiã(Nm 22.4).Midiã era uma região localizada a leste do golfo de Ácaba(Ex. 2.15-22).
Quando se fala de vitória é bom salientar qual o caminho percorrido por Gideão para se obter a vitória.Gideão foi escolhido por Deus para uma árdua missão:Libertar o povo de Israel da escravidão dos midianitas. O mesmo Deus que permitiu a servidão sob os midianitas é o mesmo Deus que estaria ao lado do povo de Israel para lhe conceder uma grande vitória que seria a libertação da opressão dos midianitas.Quando o povo de Israel se viu apertado pela grande opressão dos midianitas clamaram então ao Senhor(Jz6.6). E o Senhor ouviu o clamor do povo de IsraelJz 6.7-10).Este exemplo no livro de Juízes nos mostra que o nosso Deus ouve o clamor do seu povo quando assim procedem.O nosso Deus não é um deus morto mas um Deus vivo e que responde as nossas orações.
Neste presente século ja ouvimos noticias de guerras entre nações. A mídia secular normalmente dá as suas opiniões. As opiniões sobre guerras geralmente são baseadas em números e arsenal bélico das nações envolvidas e baseado nisso os repórteres opinam quem vai ganhar a guerra ou não. Essa é a ótica humana.
Com Deus as coisas são totalmente diferente. O Apóstolo Paulo escrevendo aos Coríntios disse: Mas Deus escolheu as coisas loucas deste mundo para confundir as sábias; e Deus escolheu as coisas fracas deste mundo para confundir as fortes. E Deus escolheu as coisas vis deste mundo e as desprezíveis e as que não são para aniquilar as que são; Para que nenhuma carne se glorie perante ele(I Cor. 1.27-29). O cumprimento dessa realidade bíblica começa na escolha de Gideão,pois,o escolhido por Deus para livrar os Israelitas da opressão dos midianitas,fazia parte da família mais pobre em Manásses e era o menor da casa de seu pai(Jz 6.15). Depois da escolha de Gideão está agora diante dele o desafio de libertar os Israelitas da opressão dos midianitas. Então Gideão pergunta ao Senhor:Ai,Senhor meu, com que livrarei a Israel? Gideão estava perguntando ao Senhor: Quem vai comigo para esta peleja,pois os midianitas são em grande número(Jz 6.5) como alcançar essa vitória? E o Senhor lhe disse: Porquanto eu hei de ser contigo,tu ferirás os midianitas como se fossem um só homem(Jz 6.16). A missão parecia humanamente impossível para o homem,mas não para o Senhor,pois,para ele nada é impossível(Lc 1.37). O que nós como seu filho devemos fazer quando o nosso Deus fala? Confiar no Senhor(Sl 91.2).Quando Deus falou para Gideão que ele iria com ele,o Senhor estava dizendo que a vitória sobre os midianitas era certa e era preciso somente ele confiar.Enfim,chegou o dia da batalha e Gideão tinha a sua disposição para a guerra trinta e dois mil homens. E disse o Senhor a Gideão: Muito é o povo que está contigo,para eu dar os midianitas em sua mão; a fim de que Israel se não glorie contra mim,dizendo: A minha mão me livrou.Agora,pois,apregoa aos ouvidos do povo,dizendo: Quem for covarde e medroso,que volte e vá-se apressadamente das montanhas de Gileade.Então,voltaram do povo vinte e dois mil, e dez mil ficaram. E disse o Senhor a Gideão: Ainda muito povo há;faze-os descer às águas, e ali tos provarei; e será que,aquele de que eu te disser;Este irá contigo,esse contigo irá;porém todo aquele de que eu te disser; Este não irá contigo,esse não irá. E fez descer o povo às águas.Então,o Senhor disse a Gideão;Qualquer que lamber as águas com a sua língua,como as lambe o cão,esse porás à parte;como também a todo aquele que se abaixar de joelhos a beber.E foi o número dos que lamberam,levando a mão à boca,trezentos homens; e todo o resto do povo se abaixou de joelhos a beber as águas.E disse o Senhor a Gideão; Com estes trezentos homens que lamberam as águas vos livrarei e darei os midianitas na tua mão;pelo que toda a outra gente se vá cada um ao seu lugar(Jz 7.2-7).Como é importante a direção de Deus para se obter a vitória. Como é importante nas horas difíceis da vida contar a Deus os nossos problemas através da oração e lhe pedir a direção para se comportar sabiamente em meio as tormentas da vida e enfrentá-las com vitória,pois o Senhor nos promete que está conosco.
Gideão porém,com trezentos homens vence os midianitas livrando Israel de sua opressão e com isso demonstrando para todos nós que somos povo de Deus de que vale a pena confiar neste Deus obedecendo em tudo a sua direção para se obter a vitória.

Exibições: 1782

Comentar

Você precisa ser um membro de SAÚDE DO ESPÍRITO, ALMA E CORPO para adicionar comentários!

Entrar em SAÚDE DO ESPÍRITO, ALMA E CORPO

Membros

Notas

AMADOS, LEIAM OS TÓPICOS A PARTIR DA PÁGINA PRINCIPAL E VAMOS PARTICIPAR MAIS DA NOSSA REDE. QUE DEUS VOS GUARDE E ABENÇOE.

Criado por Pastora-Psicanalista MÉRCES 15 Maio 2009 at 16:48. Atualizado pela última vez por Pastora-Psicanalista MÉRCES 6 Dez, 2015.

CLICK BÍBLIA-DEBATES-TÓPICOS-FORUM

Criado por Pastora-Psicanalista MÉRCES 9 Ago 2013 at 13:16. Atualizado pela última vez por Pastora-Psicanalista MÉRCES 9 Ago, 2013.

SAÚDE INTEGRAL

© 2024   Criado por Pastora-Psicanalista MÉRCES.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço