Após a vitória dos filhos de Israel sobre os filisteus, Samuel tomou uma pedra, e a pôs entre Mispa e Sem, e chamou o seu nome Ebenézer, e disse; Até aqui nos ajudou o Senhor.
Samuel era filho de Ana e Elcana e foi dedicado a Deus todos os dias de sua vida(I Sam 1.20-23,28). Foi o instrumento usado por Deus para que o povo de Israel obtivesse a vitória sobre os filisteus. Vejamos, portanto, as orientações dadas por Samuel ao povo de Israel objetivando alcançar a vitória sobre os seus inimigos, os filisteus: a- Se com todo o vosso coração vos converterdes ao Senhor, tirai dentre vós os deuses estranhos e os astarotes, e preparai o vosso coração ao Senhor, e servi a ele só, e vos livrará da mão dos filisteus(I Sam 7.3).Segundo o Pequeno Dicionário Bíblico e Teológico de I.P. Cruz, a palavra conversão significa transformação ou mudança que ocorre no coração de todas as pessoas que aceitam Jesus como Salvador e Senhor. Porque Samuel orientou ao povo de Israel para se converter? Porque havia pecado no meio deles. O pecado tem um poder destruidor pior do que as armas de guerra. O escritor aos Hebreus nos deixou uma importante mensagem: Portanto, nós também, pois, que estamos rodeados de uma tão grande nuvem de testemunhas, deixemos todo embaraço e o pecado que tão de perto nos rodeia e corramos, com paciência, a carreira que nos está proposta(Heb.12.1). Estamos no século XXI, porém o pecado nos dias atuais é tão destruidor quanto nos séculos passados. A mensagem divina é a mesma para o povo de Deus: cuidado, não brinque com o pecado, pois, o mesmo é destruidor e o salário do pecado é a morte. Samuel sabia que se o povo não se convertesse, o pecado o levaria a derrota novamente contra os filisteus. E o sinal mais evidente de que o povo denotasse conversão seria tirar dentre eles os deuses estranhos e os astarotes. Segundo o Pequeno Dicionário Bíblico e Teológico I.P. Cruz astarotes era uma divindade da antiguidade(considerada como a deusa da produtividade, do amor e da guerra Jz 10.6;I Sm 12.10), cujos adoradores praticavam orgias sexuais nos cultos. Adorar os deuses estranhos e os astarotes era fazer o que parecia mal aos olhos do Senhor(Jz 10.6).
As advertências de Samuel surtiram efeito, pois, os filhos de Israel tiraram dentre si os baalins e os astarotes e serviram só ao Senhor, conforme I Sam 7.4, em suma o povo de Israel obedeceu aos ensinamentos e orientações do Profeta Samuel. Não é em vão que está escrito na Bíblia: Eis que o obedecer é melhor do que o sacrificar(I Sam 15.22b).
Neste presente episódio, podemos tirar algumas conclusões: 1-Como é bom ter um líder que vive na direção de Deus. As sábias orientações de Samuel foram o suficiente para que o povo de Israel obtivesse a vitória sobre os filisteus. 2-Como é bom ser obediente- O povo de Israel neste presente caso, ao ouvir às recomendações de Samuel prontamente obedeceram ou seja tiraram tudo aquilo que eles faziam e que parecia mal aos olhos do Senhor.
Portanto, assim como é importante ter um líder que vive na total direção divina, também é importante se ter um povo que obedece às recomendações do homem de Deus, as quais, devem ser fundamentadas na palavra de Deus.

Exibições: 148

Comentar

Você precisa ser um membro de SAÚDE DO ESPÍRITO, ALMA E CORPO para adicionar comentários!

Entrar em SAÚDE DO ESPÍRITO, ALMA E CORPO

Membros

Notas

AMADOS, LEIAM OS TÓPICOS A PARTIR DA PÁGINA PRINCIPAL E VAMOS PARTICIPAR MAIS DA NOSSA REDE. QUE DEUS VOS GUARDE E ABENÇOE.

Criado por Pastora-Psicanalista MÉRCES 15 Maio 2009 at 16:48. Atualizado pela última vez por Pastora-Psicanalista MÉRCES 6 Dez, 2015.

CLICK BÍBLIA-DEBATES-TÓPICOS-FORUM

Criado por Pastora-Psicanalista MÉRCES 9 Ago 2013 at 13:16. Atualizado pela última vez por Pastora-Psicanalista MÉRCES 9 Ago, 2013.

SAÚDE INTEGRAL

© 2024   Criado por Pastora-Psicanalista MÉRCES.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço