José foi vendido pelos seus próprios irmãos e chegou ao Egito na condição de escravo, porém apesar do abandono dos seus irmãos e em terra estranha, o Deus a quem José servia não o abandonou, mas provou que aqueles que o seguem ele é o seu refúgio e fortaleza e o socorro bem presente na angústia.
No livro de Gênesis encontramos o relato de um jovem que foi fiel ao seu Deus em sua geração e enfrentou uma grande prova, pois foi vendido pelos seus próprios irmãos, porém apesar das provas, o Senhor era com ele conforme está escrito em At. 7.9.
José era filho de Jacó e Raquel (Gn 30.22-24). Segundo o dicionário da bíblia de Almeida o nome José significa Deus aumenta,ele acrescenta. José era obediente a Jacó seu pai e era o filho mais querido de Jacó (Gn 37.3). Porém o que devemos ressaltar e´que José era obediente e fiel ao seu Deus. Quem é fiel a Deus ainda nos dias atuais é passível de enfrentar provações. Com Deus as coisas são totalmente diferentes dos homens. Às vezes lemos a mensagem e pouco refletimos sobre ela. Você já pensou o que é ser um escravo?
Segundo o dicionário da bíblia de Almeida escravo é a pessoa que não tem liberdade por estar dominada por outra pessoa e essa era a condição de José no Egito. Eu creio até que José nunca pensou em enfrentar uma situação como essa. Porém Deus tem os seus planos. O homem natural poderia ao enfrentar uma situação como essa, está revoltado, indignado, triste e solitário. Nem sempre Deus nos leva para caminhos fáceis, porém às vezes Deus permite que sejamos levados para enfrentar coisas difíceis, ou seja, que nunca pensamos em enfrentar. Para o cristão é importante salientar o comportamento de José ante essa prova. Em nenhum momento eu encontrei registro na Bíblia de José reclamando ou revoltado por estar enfrentando essa situação. A situação era tão crítica que nem mesmo o seu pai Jacó sabia do que realmente tinha acontecido, pois, os seus irmãos o enganaram (Gn 37.31-35). José chega ao Egito, povo pagão com costumes diferentes, deuses diferentes e longe de seus familiares e do seu povo. Potifar, o eunuco de faraó, o comprou das mãos dos ismaelitas (Gn 39.1). Porém apesar dessa prova, diz a bíblia que o Senhor estava com José (Gn 39.2a). O segredo do sucesso de José na casa de Potifar no Egito era porque o Senhor estava com ele. Você já pensou na importância da presença de Deus em nossa vida em toda e qualquer situação?
Você sabia que a presença de Deus em nossa vida é sua promessa? Você sabia que assim como Deus provou a José e esteve na prova com ele o mesmo acontecerá com você quando estiver passando pela prova também? A grande lição da prova de José para nossas vidas é que em meio ás circunstâncias desfavoráveis desta vida o Senhor está conosco, pois ele é fiel.
Na bíblia está escrito: Os que confiam no Senhor serão como o monte Sião, que não se abala, mas permanece para sempre. Como estão os montes à roda de Jerusalém,assim o Senhor está em volta do seu povo,desde agora e para sempre(SL 125.1-2).
Portanto, sigamos o exemplo de José que apesar das circunstâncias desfavoráveis ora enfrentadas por ele no Egito, foi fiel ao seu Deus e o seu Deus foi fiel para com ele estando com ele naquela grande prova de sua vida e lhe concedendo vitória.

Exibições: 939

Comentar

Você precisa ser um membro de SAÚDE DO ESPÍRITO, ALMA E CORPO para adicionar comentários!

Entrar em SAÚDE DO ESPÍRITO, ALMA E CORPO

Membros

Notas

AMADOS, LEIAM OS TÓPICOS A PARTIR DA PÁGINA PRINCIPAL E VAMOS PARTICIPAR MAIS DA NOSSA REDE. QUE DEUS VOS GUARDE E ABENÇOE.

Criado por Pastora-Psicanalista MÉRCES 15 Maio 2009 at 16:48. Atualizado pela última vez por Pastora-Psicanalista MÉRCES 6 Dez, 2015.

CLICK BÍBLIA-DEBATES-TÓPICOS-FORUM

Criado por Pastora-Psicanalista MÉRCES 9 Ago 2013 at 13:16. Atualizado pela última vez por Pastora-Psicanalista MÉRCES 9 Ago, 2013.

SAÚDE INTEGRAL

© 2024   Criado por Pastora-Psicanalista MÉRCES.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço