A conversão de Zaqueu nos mostra que Jesus salva a todo aquele que crê mesmo diante da antipatia que a sociedade judaica tinha com os publicanos.
Quem eram os Publicanos

Segundo o Pequeno Dicionário Bíblico e Teológico de I.P.Cruz os Publicanos eram os israelitas que cobravam impostos para o governo romano(Lc 5.29).
Segundo a Bíblia de Estudo Matthew Henry pág.1485 em seu comentário,os publicanos estão aqui classificados como pecadores porque comumente assim o eram; opressores exigentes,aceitavam subornos ou extorquiam propinas e acusavam falsamente(Lc 3.13-14).Eles trabalhavam para Roma.Os judeus tinham uma antipatia particular por eles e por seu trabalho,como uma afronta à liberdade de seu povo e um distintivo de sua escravidão,e achavam escandaloso serem vistos na companhia deles.
Quem era Zaqueu

O nome Zaqueu significa puro.Era chefe dos publicanos e era rico(Lc 19.2).Apesar de ser um homem rico,Zaqueu não era uma nova criatura,pois,esse privilégio são daqueles que estão em Cristo(II Cor 5.17)

A conversão de Zaqueu

Todo mundo se converte em algum lugar e o local aonde Zaqueu se converteu foi na cidade de Jericó(Lc 19.1-2).Eu achei interessante que o escritor fez questão de dizer que Zaqueu era um homem rico.Eu fiquei a pensar:Porque o escritor disse que Zaqueu era rico?Para mostrar aquela geração e as futuras que a riqueza material nada vale diante do poder transformador operado por Jesus.O Apóstolo Pedro nos dá uma base bíblica para isso ao escrever:Sabendo que não foi com coisas corruptiveis,como prata ou ouro,que fostes resgatados da vossa vã maneira de viver que,por tradição,recebestes dos vossos pais,mas com o precioso sangue de Cristo,como de um cordeiro imaculado e incontaminado(I Pe.1.18-19).
Quando Jesus viu Zaqueu em uma figueira falou para ele:Zaqueu,desce de pressa,porque,hoje,me convém pousar em tua casa.E,apressando-se,desceu e recebeu-o com júbilo(Lc 19.5-6).E após esse fato houve murmuração(Lc 19.7). Eu faço o seguinte questionamento: Porque houve murmuração?Porque Zaqueu era Publicano e os publicanos não eram bem vistos pela sociedade judaica. Não sabiam eles que a Salvação é para todos(Mt 11.28).E agora Zaqueu demonstrou o que a salvação produz na vida do homem que é mudança,ao dizer:Senhor,eis que eu dou aos pobres metade dos meus bens;e,se em alguma coisa tenho defraudado alguém,o restituo quadruplicado(Lc 19.7).E,Jesus ao ver a mudança ocorrida na vida de Zaqueu,disse:Hoje,veio a Salvação a esta casa,pois também este é filho de Abraão.Porque o filho do homem veio buscar e salvar o que se havia perdido(Lc 19.9-10).
A conversão de Zaqueu nos mostra o quanto Deus ama o homem,independente de cor,raça,tribo,nação,riqueza ou pobreza.ç

Exibições: 3

Comentar

Você precisa ser um membro de SAÚDE DO ESPÍRITO, ALMA E CORPO para adicionar comentários!

Entrar em SAÚDE DO ESPÍRITO, ALMA E CORPO

Membros

Notas

AMADOS, LEIAM OS TÓPICOS A PARTIR DA PÁGINA PRINCIPAL E VAMOS PARTICIPAR MAIS DA NOSSA REDE. QUE DEUS VOS GUARDE E ABENÇOE.

Criado por Pastora-Psicanalista MÉRCES 15 Maio 2009 at 16:48. Atualizado pela última vez por Pastora-Psicanalista MÉRCES 6 Dez, 2015.

CLICK BÍBLIA-DEBATES-TÓPICOS-FORUM

Criado por Pastora-Psicanalista MÉRCES 9 Ago 2013 at 13:16. Atualizado pela última vez por Pastora-Psicanalista MÉRCES 9 Ago, 2013.

SAÚDE INTEGRAL

© 2019   Criado por Pastora-Psicanalista MÉRCES.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço