Quando o pai do jovem lunático apresentou o problema que seu filho enfrentava a Jesus, Jesus Cristo disse para ele que tudo era possível ao que crê, denotando com isso que a condição indispensável para usufruirmos das bênçãos de Deus é através da fé.

O jovem lunático

Segundo o dicionário da Bíblia de Almeida, lunático é provavelmente uma pessoa que sofre de epilepsia, uma doença nervosa que ataca a intervalos, podendo aparecer todos ou alguns dos seguintes sintomas: vertigem, endurecimento dos membros, queda no chão, convulsão, movimentos de engolir, mordedura da língua, espuma na boca, suores.
Os evangelhos de Mateus 17.14-21, Marcos 9.14-29, Lucas 9.37-45 narram o episódio do jovem lunático. Em nenhum dos evangelhos que narram é mencionado o nome do pai do jovem lunático nem de seu único filho.Provavelmente o pai do jovem lunático ouviu falar da boa fama de Jesus, ou seja, que Jesus operava milagres, curas, expulsava demônios, ressuscitava os mortos, e o procurou (Mt 17-14-16;Mc 9.17-18, Lc 9.38-40). Nós podemos dizer que o pai do jovem lunático procurou a pessoa certa para a solução do problema que o afligia. Quantas pessoas na atualidade procuram a pessoa errada para a solução dos seus problemas. No mundo em que vivemos nós é que temos que decidir aonde devemos procurar a solução dos nossos problemas. Para isso precisamos de uma sábia direção para encontrar a resposta certa para os nossos problemas. Como é bom ter uma boa fama. A Igreja de Cristo deve seguir os seus passos. No mundo de tanta desgraça, tais como crimes, assaltos, miséria, é importante que a Igreja de Cristo demonstre o seu verdadeiro papel no mundo. A Igreja de Cristo tem o seu fundamento que é Cristo (Mt 16.18; I Cor 3.11); tem a verdadeira paz (Jo 14.27); ora e Deus Responde (At 12.5-11); A Igreja é do Deus vivo coluna e firmeza da verdade (I Tm 3.15); sua missão precípua é pregar o evangelho (Mc 16.15); A Igreja de Cristo deve aprender de Cristo (Mt 11.29; Jo 13.15), ou seja, a Igreja de Cristo deve também ter uma boa fama no local aonde convive.

A exposição do Problema e a Solução

Não é difícil de admitir o desespero do pai do jovem lunático ante o problema enfrentado pelo seu único filho a ponto de clamar a Jesus (Lc 9.38). O desespero ora enfrentado por aquele pai é descrito por ele mesmo a Jesus, conforme está escrito: Eis que um espírito o toma, e de repente clama e o despedaça até espumar; e só o larga depois de o ter quebrantado (Lc 9.39). É claro, nítido e óbvio que o pai do jovem lunático pensava até que poderia perder o seu único filho, caso não encontrasse a solução em Jesus. Tamanho era o desespero do pai do jovem lunático. Jesus ouviu atentamente o clamor do pai do jovem lunático.
No evangelho de Marcos o pai do jovem lunático fez um pedido a Jesus: Mas, se tu podes fazer alguma coisa, tem compaixão de nós e ajuda-nos (Mc 9.22b). Era um pedido de um pai que sentia na pele a dor do sofrimento de seu único filho. E perante o pai do jovem lunático, Jesus disse-lhe: Se tu podes crer; tudo é possível ao que crê (Mc 9.23). É interessante ressaltarmos que Jesus pediu ao pai do jovem lunático que cresse nele, a qual fé seria o suficiente para que o milagre ocorresse na vida do seu único filho. Fé é confiar em Deus não somente na bonança, mas também nas adversidades da vida. Que bom exemplo para cada um de nós. Confiar em Deus é ter a certeza de sua intervenção, de sua resposta, pois, para o nosso Deus nada é impossível. E a bíblia registra que Jesus repreendeu o espírito imundo que atormentava a vida daquele jovem lunático e curou o menino, e o entregou a seu pai (Lc 9.42).
Será que nos dias atuais não existem pessoas atormentadas por espíritos imundos também? Será que nós como Igreja de Cristo estamos apenas contemplando as pessoas atormentadas por Satanás ou iremos colocar em prática a autoridade que Jesus nos deu para em seu nome expulsar os demônios?
Na bíblia está escrito: Ora sem fé é impossível agradar-lhe, denotando com isso a importância da fé na carreira cristã para obtenção das bênçãos de Deus.

Exibições: 402

Comentar

Você precisa ser um membro de SAÚDE DO ESPÍRITO, ALMA E CORPO para adicionar comentários!

Entrar em SAÚDE DO ESPÍRITO, ALMA E CORPO

Membros

Notas

AMADOS, LEIAM OS TÓPICOS A PARTIR DA PÁGINA PRINCIPAL E VAMOS PARTICIPAR MAIS DA NOSSA REDE. QUE DEUS VOS GUARDE E ABENÇOE.

Criado por Pastora-Psicanalista MÉRCES 15 Maio 2009 at 16:48. Atualizado pela última vez por Pastora-Psicanalista MÉRCES 6 Dez, 2015.

CLICK BÍBLIA-DEBATES-TÓPICOS-FORUM

Criado por Pastora-Psicanalista MÉRCES 9 Ago 2013 at 13:16. Atualizado pela última vez por Pastora-Psicanalista MÉRCES 9 Ago, 2013.

SAÚDE INTEGRAL

© 2024   Criado por Pastora-Psicanalista MÉRCES.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço