Somente na bíblia sagrada, a palavra de Deus, encontramos a resposta sábia, correta, exata e direcionada por Deus, pois, o pecado é a razão da contaminação espiritual que tem afetado a toda a humanidade.
Segundo o dicionário da bíblia de Almeida, contaminar é tornar-se impuro por ter tocado em alguma coisa, animal ou pessoa impura (Lv 11.43). É tornar-se impuro moral e espiritualmente por ter cometido pecado (Mc 7.15-23; Hb 12.15).
Contaminar vem da tradução da palavra grega koinos. A pessoa que, no sentido religioso, era considerado impuro ou vulgar era proibida de participar nos ritos judaicos.

O erro dos fariseus

Segundo o dicionário da bíblia de Almeida a palavra fariseu significa separado. O fariseu era membro de um dos principais grupos religiosos dos judeus. Os fariseus seguiam rigorosamente a lei de Moisés e as tradições e os costumes dos antepassados (Mt 23.25-28) e a palavra tradição é definida como informações, costumes, crenças e práticas religiosas transmitidas oralmente de geração. Os fariseus davam mais valor às tradições do que à lei (Mt 15.1-20).
Os fariseus, clara e nitidamente, não somente ouviam a mensagem que Cristo ensinava, mas observava o procedimento dos discípulos do mestre, quando indagou: Por que transgridem os teus discípulos a tradição dos anciãos? Pois não lavam as mãos quando comem pão (Mt 15.2). Não era apenas uma indagação, mas uma forte crítica ao mestre Jesus. O que é discípulo? Segundo o dicionário da bíblia de Almeida discípulo é a pessoa que segue os ensinamentos de um mestre. Em outras palavras os fariseus estavam dizendo para o mestre Jesus: você ensina tanto aos seus discípulos e eles transgridem a tradição dos anciãos, enfim para os fariseus os ensinamentos de Jesus para os seus discípulos estavam errados. Foi um verdadeiro desacato a autoridade do mestre Jesus. Os fariseus são um exemplo de como as pessoas seguem tradições humanas erradas e pensam que estão certas.
Mas a resposta de Jesus para os fariseus veio assim: Ele, porém, respondendo, disse-lhes: Porque transgredis vós também o mandamento de Deus pela vossa tradição?
De um lado estavam os fariseus defendendo a tradição dos anciãos representando o pensamento errôneo do homem natural e do outro lado estava Jesus defendendo o mandamento de Deus para o homem.

A contaminação do homem na atualidade

Opiniões erradas existiram, existem e existirão a respeito do que contamina o homem. E essas opiniões partem dos diversos segmentos da sociedade. Anos atrás li um artigo em um jornal em que uma autoridade da segurança pública dizia a um repórter que a razão da violência atual é o desemprego. Na área religiosa existem pessoas que dizem que irão morrer na lei que nasceu os seja na religião que herdou de seus pais sem saber que estão certos ou errados. O interessante nessas pessoas é que elas defendem os seus pensamentos de tal maneira que parecem que estão certos sendo enganadas como foram os fariseus.
Nas páginas dos jornais cotidianamente lemos fatos como assaltos, crimes, estupros, pedofilia, sequestros e os jornais apenas noticiam sem se importar com a razão que fazem essas coisas acontecerem e consequentemente serem praticadas pelos homens. Será que nos dias atuais a sociedade mundial não está contaminada pelo poder maligno do pecado?
Jesus Cristo disse para uma multidão: O que contamina o homem não é o que entra na boca, mas o que sai da boca, isso é o que contamina o homem (Mt 15.11). Porque do coração procedem os maus pensamentos, mortes, adultérios, prostituição, furtos, falsos testemunhos e blasfêmias. São essas coisas que contaminam o homem; mas comer sem lavar as mãos, isso não contamina o homem (Mt 15.19-20).
Portanto, a mensagem esclarecedora de Jesus sobre o que contamina o homem é atualizadíssima e serve de advertência para nossa sociedade nos dias atuais.

Exibições: 2934

Comentar

Você precisa ser um membro de SAÚDE DO ESPÍRITO, ALMA E CORPO para adicionar comentários!

Entrar em SAÚDE DO ESPÍRITO, ALMA E CORPO

Membros

Notas

AMADOS, LEIAM OS TÓPICOS A PARTIR DA PÁGINA PRINCIPAL E VAMOS PARTICIPAR MAIS DA NOSSA REDE. QUE DEUS VOS GUARDE E ABENÇOE.

Criado por Pastora-Psicanalista MÉRCES 15 Maio 2009 at 16:48. Atualizado pela última vez por Pastora-Psicanalista MÉRCES 6 Dez, 2015.

CLICK BÍBLIA-DEBATES-TÓPICOS-FORUM

Criado por Pastora-Psicanalista MÉRCES 9 Ago 2013 at 13:16. Atualizado pela última vez por Pastora-Psicanalista MÉRCES 9 Ago, 2013.

SAÚDE INTEGRAL

© 2024   Criado por Pastora-Psicanalista MÉRCES.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço