O amor ao dinheiro é a raiz de toda espécie de males

Amar ao dinheiro é enveredar pelo caminho da avareza que segundo a bíblia é idolatria e é também apegarem-se somente as coisas materiais, em detrimento ao mais importante nesta vida que é buscar o reino de Deus e a sua justiça.
Segundo o dicionário da bíblia de Almeida, dinheiro é o meio de compra e venda de mercadorias e bens. Os israelitas começaram a usar dinheiro pelo oitavo século A.C. Antes disso pesava-se prata ou ouro para fazer pagamentos (Gen. 23.16).
Eu faço as seguintes indagações: Como usar corretamente o dinheiro nesta vida passageira? Será que a obtenção do dinheiro é o principal objetivo nesta vida? Qual é o mais importante: Apegar-se somente às coisas materiais ou buscar em primeiro lugar o reino de Deus e a sua justiça sabendo que o material é transitório? Porque Paulo adverte a Timóteo para ele não amar ao dinheiro? Será que existe diferença em ganhar o dinheiro honestamente através do trabalho ou amá-lo ao ponto de ser dominado pela filosofia de vida que o dinheiro é tudo nesta vida passageira?
Dentre as exortações e conselhos gerais dados a Timóteo pelo Apóstolo Paulo em sua primeira epístola, está à advertência para Timóteo não amar ao dinheiro, pois quem assim o faz está enveredando pelo caminho da idolatria e é a raiz de toda espécie de males e Timóteo como obreiro deveria ter o maior cuidado para não cair nesse laço do diabo. O conselho de Paulo para o obreiro Timóteo é: Tendo, porém, sustento e com que nos cobrirmos estejamos com isso contentes (I Tm 6.8).
Segundo a bíblia de estudo pentecostal, as epístolas de 1 e 2 Timóteo e Tito são comumente chamadas de epístolas pastorais, e são cartas escritas por Paulo a Timóteo (em Éfeso) e Tito (em Creta) concernente ao cuidado pastoral das igrejas.
Eu fico a pensar: Porque o Apóstolo Paulo escreveu ao jovem obreiro Timóteo com tanta ênfase mostrando a ele que o amor ao dinheiro é a raiz de toda espécie de males e com esse conselho o advertisse para que Timóteo não enveredasse pelo caminho da idolatria e evitando que o seu ministério não se tornasse infrutífero. Será que essa recomendação de Paulo a Timóteo também serve para os dias atuais? Será que um ministério de um obreiro será medido pelos bens materiais ou se o seu ministério será medido por um ministério de milagres, maravilhas, salvação de almas, pregação do evangelho, bom testemunho e dedicação à obra que Deus lhe confiou? Qual o exemplo que Paulo deixou para nós em seu ministério?
É interessante ressaltarmos que o ministério segundo a bíblia é dado ao homem por Deus (Atos 20.24). Portanto, o Deus a quem o obreiro serve suprirá todas as vossas necessidades (Fp 4.19). É só confiar (Sl 37.5).
Quando Paulo advertiu a Timóteo que o amor ao dinheiro é a raiz de toda espécie de males, o estava advertindo que na obra de Deus os valores mais importantes para o obreiro em seu ministério são os valores espirituais e não os valores materiais que por melhor que sejam são temporais.
O que para Deus é importante no ministério de um obreiro? Será que você como obreiro está esquecido de que um dia irá prestar contas a Deus?
No discurso de Paulo aos Anciãos da igreja de Éfeso em Atos 20.17-38, mencionaremos os pontos positivos no ministério de Paulo, os quais devem servir de exemplo para os obreiros nos dias atuais: a- Servindo ao Senhor com toda humildade e com muitas lágrimas e tentações (At. 20.19); b- Anunciar e ensinar publicamente e pelas casas (AT 20.20); c-Advertência contra os lobos cruéis (At 20.29); d- De ninguém cobicei a prata, nem o ouro, nem a veste (At. 20.33); e-Homem trabalhador (At. 20-34-35); f-Homem de oração (At. 20.36).
Portanto, a advertência do Apóstolo Paulo a Timóteo quanto ao perigo do amor ao dinheiro é uma advertência atualizadíssima e que serve para os obreiros dos dias atuais.

Exibições: 195

Comentar

Você precisa ser um membro de SAÚDE DO ESPÍRITO, ALMA E CORPO para adicionar comentários!

Entrar em SAÚDE DO ESPÍRITO, ALMA E CORPO

Membros

Aniversários

Aniversários de Hoje

Aniversários de Amanhã

Notas

AMADOS, LEIAM OS TÓPICOS A PARTIR DA PÁGINA PRINCIPAL E VAMOS PARTICIPAR MAIS DA NOSSA REDE. QUE DEUS VOS GUARDE E ABENÇOE.

Criado por Pastora-Psicanalista MÉRCES 15 Maio 2009 at 16:48. Atualizado pela última vez por Pastora-Psicanalista MÉRCES 6 Dez, 2015.

CLICK BÍBLIA-DEBATES-TÓPICOS-FORUM

Criado por Pastora-Psicanalista MÉRCES 9 Ago 2013 at 13:16. Atualizado pela última vez por Pastora-Psicanalista MÉRCES 9 Ago, 2013.

SAÚDE INTEGRAL

© 2024   Criado por Pastora-Psicanalista MÉRCES.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço