Já não bastasse as mentiras proferidas no dia a dia ainda existe um dia do ano dedicado exclusivamente à comemoração do dia da mentira mostrando assim que a nossa sociedade pagã atual contraria o principio bíblico que diz: Falai a verdade cada um com o seu próximo.
Histórico do dia da mentira

Há muitas explicações para o 1 de abril ter se transformado no dia da mentira, dia das petas, dia dos tolos (de abril) ou dia dos bobos. Uma delas diz que a brincadeira surgiu na França. Desde o começo do século XVI, o Ano Novo era festejado no dia 25 de março, data que marcava a chegada da primavera. As festas duravam uma semana e terminavam no dia 1 de abril[1].
Em 1564, depois da adoção do calendário gregoriano, o rei Carlos IX de França determinou que o ano novo seria comemorado no dia 1 de janeiro. Alguns franceses resistiram à mudança e continuaram a seguir o calendário antigo, pelo qual o ano iniciaria em 1 de abril. Gozadores passaram então a ridicularizá-los, a enviar presentes esquisitos e convites para festas que não existiam. Essas brincadeiras ficaram conhecidas como plaisanteries.
No Brasil, o primeiro de abril começou a ser difundido em Minas Gerais, onde circulou A Mentira, um periódico de vida efêmera, lançado em 1º de abril de 1828, com a notícia do falecimento de Dom Pedro, desmentida no dia seguinte.
O significado da palavra mentira

Segundo o dicionário de Aurélio, a palavra mentira significa ação ou efeito de mentir; ludibrio; falsidade; ilusão. A maioria das pessoas mente sem conhecer a vontade de Deus para o Homem. O homem não foi criado para a mentira e sim para falar a verdade (Efés.4.25).Qualquer que pratica a mentira está na condição de velho Homem segundo a bíblia (Cl 3.9). A ferramenta usada para mentir é a língua do homem, por isso devemos ter muito cuidado com ela. O Apóstolo Paulo recomendou aos Efésios: pelo que deixai a mentira e falai a verdade cada um com o seu próximo; porque somos membros uns dos outros (Ef. 4.25). A mentira é tão vulgar entre os homens que já entrou no rol dos costumes dos gentios, porém é contrária a santidade cristã. Para o cristão a mentira deve ser evitada, pois segundo a bíblia devemos nos revestir do novo homem que,segundo Deus, é criado em verdadeira justiça e santidade (Ef. 4.24). Muitas pessoas não refletem sobre os males que podem ocasionar a mentira. Quantos casais não estão separados por causa de uma mentira. Quantos crimes já não foram cometidos por causa de uma mentira. Quanta frustração, angústia e até decepção não foram ocasionados por causa da mentira. Quando a palavra de Deus repudia a mentira é porque o nosso Deus é sábio e ele sabe dos males que ela pode ocasionar para o homem. A mentira é uma afronta à santidade cristã e por isso ela deve ser evitada cotidianamente. O crente que anda na direção do Espírito Santo obedece ao que Jesus falou conforme está escrito: Seja, porém, o vosso falar: Sim, sim; não, não, porque o que passa disso é de procedência maligna (Mat.5.37).
No livro de Gênesis encontramos o primeiro relato da mentira do diabo conforme está escrito; Então, a serpente disse à mulher: Certamente não morrereis. Porque Deus sabe que, no dia em que dele comerdes, se abrirão os vossos olhos e sereis como Deus, sabendo o bem e o mal (Gn. 3.4-5). Jesus falando para os judeus opositores da obra de Deus mencionou que o diabo é mentiroso e pai da mentira (Jo 8.44). Quando alguém mente está obedecendo ao seu pai espiritual que é o diabo e consequentemente desobedecendo à palavra de Deus.
O homem é tão propenso à mentira que Paulo escrevendo aos romanos disse: Sempre seja Deus verdadeiro, e todo homem mentiroso (Rm 3.4a). Por causa da entrada do pecado no mundo a mentira infelizmente faz parte do cotidiano humano. Somente vivendo na direção do Espírito Santo é que o homem tem condições de repudiar esse mal e viver uma vida dentro da vontade de Deus. O Apóstolo Paulo escrevendo aos santos e irmãos fiéis em Cristo que estavam em Colossos deu a seguinte recomendação: Não mintais uns aos outros,pois que já vos despistes do velho homem com os seus feitos. E vos vestistes do novo, que se renova para o conhecimento, segundo a imagem daquele que o criou (Col. 3.9-10).
Portanto, neste dia primeiro de abril em que o mundo comemora o dia da mentira nós que servimos e obedecemos a um Deus que a sua vontade revelada na bíblia para os seus filhos é conforme está escrito em Efésios 4.25: Pelo que deixai a mentira e falai a verdade cada um com o seu próximo; porque somos membros uns dos outros.

Exibições: 91

Comentar

Você precisa ser um membro de SAÚDE DO ESPÍRITO, ALMA E CORPO para adicionar comentários!

Entrar em SAÚDE DO ESPÍRITO, ALMA E CORPO

Membros

Notas

AMADOS, LEIAM OS TÓPICOS A PARTIR DA PÁGINA PRINCIPAL E VAMOS PARTICIPAR MAIS DA NOSSA REDE. QUE DEUS VOS GUARDE E ABENÇOE.

Criado por Pastora-Psicanalista MÉRCES 15 Maio 2009 at 16:48. Atualizado pela última vez por Pastora-Psicanalista MÉRCES 6 Dez, 2015.

CLICK BÍBLIA-DEBATES-TÓPICOS-FORUM

Criado por Pastora-Psicanalista MÉRCES 9 Ago 2013 at 13:16. Atualizado pela última vez por Pastora-Psicanalista MÉRCES 9 Ago, 2013.

SAÚDE INTEGRAL

© 2024   Criado por Pastora-Psicanalista MÉRCES.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço