Como posso reduzir meus níveis de LDL colesterol?

Como posso reduzir meus níveis de LDL colesterol?

O que significa ter níveis altos de LDL colesterol1?

Ter níveis altos de LDL colesterol1, conhecido como “colesterol ruim”, é um importante fator de risco2 para doenças cardíacas. A boa notícia é que, diferente dos outros fatores de risco, você pode prevenir os altos níveis de LDL colesterol1 ou reduzi-los caso eles já estejam altos.

Quais os níveis normais de LDL colesterol1?


Segundo dados da American Heart Association, os níveis de LDL colesterol1 são classificados de acordo com a tabela abaixo:

Níveis de LDL colesterol1 Categorias
Menor que 100 mg/dL3 Ótimo
100 mg/dL3 a 129 mg/dL3 Próximo ou acima do valor ótimo
130 mg/dL3 a 159 mg/dL3 Limítrofe
160 mg/dL3 a 189 mg/dL3 Alto
190 mg/dL3 ou superior Muito alto

Como devo manter meus níveis de LDL colesterol1?

O objetivo da redução dos níveis de LDL colesterol1 depende de outros fatores de risco para doenças cardiovasculares4, como diabetes mellitus5, obesidade6, história de doença coronariana7 prévia, história de doença cardíaca precoce em parentes próximos, tabagismo, sedentarismo, hipertensão arterial8, níveis reduzidos de HDL colesterol9.

  • Caso você não tenha doenças coronarianas ou diabetes mellitus5 ou apresenta um ou nenhum fator de risco2, seu objetivo é manter o LDL10 abaixo de 160 mg/dL3.
  • Caso você não tenha doenças coronarianas ou diabetes mellitus5 ou apresenta dois ou mais fatores de risco, seu objetivo é manter o LDL10 abaixo de 130 mg/dL3.
  • Caso você tenha doenças coronarianas ou diabetes mellitus5, seu objetivo é manter o LDL10 abaixo de 100 mg/dL3.

Os medicamentos disponíveis reduzem o LDL colesterol1?


Embora já existam medicações para reduzir os níveis de LDL10, os médicos podem optar por orientar mudanças no estilo de vida de seus pacientes que colaboram para o controle deste tipo de colesterol11.

Quais são estas mudanças?


Perda de peso e dieta saudável

Um índice de massa corporal12 (IMC) elevado não apenas é um fator de risco2 isolado para doenças do coração13 e outras complicações como também está relacionado ao aumento dos níveis de LDL colesterol1. As pesquisas mostram que perder cerca de 5 a 10% do peso corporal ajuda a reduzir os níveis de LDL10.


Embora os estudos tenham mostrado que perder peso reduz os níveis de LDL10, eles também comprovaram que ter uma dieta que inclua diferentes tipos de alimentos também é válido. Alimentos pobres em gorduras saturadas14 e ricos em fibras solúveis ajudam a diminuir os níveis de LDL10.


A perda de peso e o tipo de dieta podem colaborar com uma redução de 20% dos níveis de LDL10.


Outras pesquisas de longo prazo são necessárias para determinar se é a perda de peso realmente, ou as mudanças na dieta e a prática de atividades físicas que vêm junto com ela, que reduzem os níveis de LDL10. (Alguns estudos indicam que os níveis de LDL10 retornam aos níveis originais mesmo com a manutenção da perda de peso corporal).

Atividade física regular

Os exercícios físicos regulares ajudam na perda de peso e na redução dos níveis de colesterol11. Exercícios aeróbicos como corridas, ciclismo, caminhadas em ritmo acelerado e natação parecem ajudar na redução dos níveis de colesterol11, principalmente por reduzir cerca de 5 a 10% dos níveis de LDL colesterol1. Outras formas de exercícios como yoga, caminhadas em ritmo lento e musculação também ajudam a reduzir o LDL10, mas estas formas de exercícios não foram tão bem estudadas quanto os exercícios aeróbicos.

Parar de fumar

Abandonar o cigarro causa um impacto positivo tanto nos níveis de LDL10, quanto nos níveis de HDL15, ou “colesterol bom”. O hábito de fumar está associado a altos níveis de colesterol11 assim como a formação de placas ateroscleróticas pela formação de um tipo específico de LDL10, o LDL10 oxidado, que é uma forma de colesterol11 que contribui para a progressão das placas ateroscleróticas nos vasos sanguíneos.


Alguns estudos já mostraram que parar de fumar pode reduzir o LDL10 em cerca de 5%. Pesquisadores também demonstraram que os níveis de colesterol11, assim como a forma de colesterol11 oxidado, diminuem logo que um indivíduo para de fumar.

Consumo moderado de álcool

O consumo moderado de álcool pode aumentar os níveis de HDL colesterol9 e reduzir os níveis de LDL colesterol1. Consumo moderado significa um drink ao dia para mulheres e um ou dois drinks ao dia para homens. Mas consumir além desta quantidade pode ser prejudicial para a saúde. Os estudos já mostraram que consumir mais de três drinks ao dia pode aumentar as chances de ter doenças cardiovasculares4 e outros tipos de patologias.

Quais são os alimentos que devem ser consumidos e quais alimentos devem ser evitados?

  • Aumentar a ingestão de frutas (2 a 4 porções ao dia) e vegetais (3 a 5 porções ao dia).
  • Acrescentar cereais integrais à dieta.
  • Evitar gorduras saturadas14, gorduras trans16 e produtos lácteos integrais (dar preferências aos produtos lácteos desnatados em 2 ou 3 porções diárias).
  • Evitar frituras.
  • Preferir os queijos brancos aos amarelos.
  • Preferir carnes magras ou soja às carnes vermelhas.
  • Evitar as farinhas brancas, usar pães e massas integrais (6 porções ao dia, ajustando as necessidades calóricas).
  • Usar azeite de oliva extra-virgem sem aquecer (cuidado com os exageros, pois ele é rico em calorias17).

fonte: abc.med.br

Exibições: 48

Comentar

Você precisa ser um membro de SAÚDE DO ESPÍRITO, ALMA E CORPO para adicionar comentários!

Entrar em SAÚDE DO ESPÍRITO, ALMA E CORPO

Comentário de Pastora-Psicanalista MÉRCES em 7 outubro 2010 às 12:09
POSTAGEM MUITO INTERESSANTE, NÃO DEIXE DE LER .
INFORMAÇÕES VALIOSAS. Se vc não tem níveis de colesterol desrregulado,
procure ler pra passar informações para os que tem. Deus te dê saúde em nome de Jesus.

Membros

Notas

AMADOS, LEIAM OS TÓPICOS A PARTIR DA PÁGINA PRINCIPAL E VAMOS PARTICIPAR MAIS DA NOSSA REDE. QUE DEUS VOS GUARDE E ABENÇOE.

Criado por Pastora-Psicanalista MÉRCES 15 Maio 2009 at 16:48. Atualizado pela última vez por Pastora-Psicanalista MÉRCES 6 Dez, 2015.

CLICK BÍBLIA-DEBATES-TÓPICOS-FORUM

Criado por Pastora-Psicanalista MÉRCES 9 Ago 2013 at 13:16. Atualizado pela última vez por Pastora-Psicanalista MÉRCES 9 Ago, 2013.

SAÚDE INTEGRAL

© 2024   Criado por Pastora-Psicanalista MÉRCES.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço