As virtudes de um homem não devem ser medidas pelos bens materiais, posição social, cultura, religiosidade, fama, dinheiro e sim pelos valores espirituais tais como encontrados em Jó como homem sincero, reto e temente a Deus e desviando-se do mal.

Havia um homem na terra de Uz

É interessante ressaltarmos que o escritor do livro de Jó fez questão em dizer que havia um homem na terra de Uz, cujo nome era Jó. Porque o escritor mencionou apenas o nome de Jó? Será que não havia outros nomes naquele lugar?
É importante mencionarmos que Jó foi mencionado pelo escritor não pelos bens materiais que ele tinha mas sim pelos valores espirituais encontrados nele como sendo um homem sincero, reto e temente a Deus e desviando-se do mal naquele lugar. Os valores espirituais encontrados em Jó são mencionados três vezes nos dois capítulos em Jó 1.1;1.8;2.3 enquanto que os bens materiais de Jó são mencionados apenas uma vez no livro de Jó 1.3. Jó era o porta voz de Deus naquele lugar.
Quantos cristãos às vezes dizem: aonde eu trabalho só tem eu de crente. Fique sabendo meu querido irmão que os olhos de Deus estão voltados para você neste lugar. Será que isso não é um grande privilégio? Será que você está só nesse lugar?
A bíblia diz que o Senhor dos Exércitos está conosco; o Deus de Jacó é o nosso refúgio(Sl 46.11).Manifeste em seu ambiente de trabalho as virtudes encontradas em Jó tais como sinceridade, retidão e temor a Deus e desviando-se do mal. Seja uma luz no meio de uma geração corrompida e perversa.

As virtudes de Jó

Segundo o Pequeno Dicionário Bíblico e Teológico de I. P. Cruz a palavra virtude diz respeito ao procedimento que se identifica com a fé, a esperança e o amor(I Cor 13.13).
As virtudes de Jó devem ser valorizadas pelos cristãos da atualidade e colocadas em prática para que o nome de Jesus seja glorificado.
No mundo materialista em que vivemos o ter é mais importante que o ser. Os valores materiais tais como riquezas, fama, posição social, dinheiro são até endeusados por uma sociedade vazia de Deus. O cristão precisa de demonstrar a essa sociedade materialista que os valores defendidos e vividos por ele são diferentes dos que existem no mundo.
Segundo a Bíblia de Estudo Pentecostal em seu comentário à página 769, sincero refere-se à integridade moral de Jó e a sua sincera dedicação a Deus. Como está a sua sinceridade para com a sua esposa e vice versa e também para com os seus filhos? Será que na sua vida conjugal um pode dizer ao outro que é sincero de coração? Será que você é sincero no seu trabalho para com os seus colegas e também com os seus superiores?
Jó era sincero e tinha até o testemunho de Deus(Jó 1.8;2.3).
Segundo a Bíblia de Estudo Pentecostal em seu comentário à página 769, reto denota retidão nas palavras, nos pensamentos e atos. A virtude da retidão denota claramente que o homem anda com Deus(Gn 6.9).
É muito fácil pregar que Noé foi um varão justo e reto em suas gerações. Porém, o mais importante para nós é viver uma vida justa e reta em nossa geração atual.
Está escrito no livro de Salmos: O temor do Senhor é o principio da sabedoria; bom entendimento têm todos os que lhe obedecem; o seu louvor permanece para sempre(Sl 111.10). Eu considero a virtude mais importante na vida de Jó, pois, sem o temor do Senhor dificilmente Jó seria um homem sincero, reto e desviando-se do mal.
Quem teme ao Senhor é fiel a sua esposa e vice versa, é fiel no seu trabalho, nos seus negócios desta vida e não se contamina com essa geração corrompida e perversa.
Segundo o Minidicionário da Língua Portuguesa de Alfredo Scottini desviar é dar outro rumo, tirar do caminho, afastar. Jó desviava-se do mal. Este registro bíblico denota claramente que o mal está bem perto de cada um de nós e precisamos nos desviar dele para não nos afastarmos de Deus. Eu faço a seguinte indagação: Onde podemos encontrar o mal?
Precisamos de nos desviar do mal no ambiente de trabalho. Precisamos de nos desviar do mal na área sexual tão explorada pela mídia e redes sociais. Precisamos de nos desviar do mal até mesmo dentro das igrejas haja visto haver o joio e o trigo.
Se ser sincero, reto, temente a Deus e desviar-se do mal foi importante para Jó diante de Deus em sua geração, muito mais em nossa geração tão carente de valores espirituais como os encontrados em Jó que se colocados em prática iremos resplandecer como astros no mundo.

Exibições: 3

Comentar

Você precisa ser um membro de SAÚDE DO ESPÍRITO, ALMA E CORPO para adicionar comentários!

Entrar em SAÚDE DO ESPÍRITO, ALMA E CORPO

Membros

Notas

AMADOS, LEIAM OS TÓPICOS A PARTIR DA PÁGINA PRINCIPAL E VAMOS PARTICIPAR MAIS DA NOSSA REDE. QUE DEUS VOS GUARDE E ABENÇOE.

Criado por Pastora-Psicanalista MÉRCES 15 Maio 2009 at 16:48. Atualizado pela última vez por Pastora-Psicanalista MÉRCES 6 Dez, 2015.

CLICK BÍBLIA-DEBATES-TÓPICOS-FORUM

Criado por Pastora-Psicanalista MÉRCES 9 Ago 2013 at 13:16. Atualizado pela última vez por Pastora-Psicanalista MÉRCES 9 Ago, 2013.

SAÚDE INTEGRAL

© 2024   Criado por Pastora-Psicanalista MÉRCES.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço