A intercessão de Abraão junto a Deus pelos homens mostra à importância, o valor, a prática da intercessão naquela época e nos ensina que nós como Igreja de Cristo nesta geração atual, devemos interceder por este mundo perdido, sem Deus, sem paz e sem salvação.
Segundo o Pequeno Dicionário Bíblico e Teológico de Ivaldo Pereira da Cruz, a palavra intercessão é definida como interceder ou orar em favor de outros (Heb. 7.25; Rm 8.34).
Eu faço a seguinte indagação: Qual o principal motivo que levou a Abraão a interceder a Deus pelos homens? A partir do momento em que Abraão tomou conhecimento da parte de Deus de que ele iria destruir as cidades de Sodoma e Gomorra ele colocou em prática o poder da intercessão. Eu pergunto: Você como cristão tem intercedido a Deus por este mundo perdido cheio de tanta violência, crimes, assaltos, orgias, obras da carne? Você tem intercedido a Deus pelo seu bairro, pela sua cidade, pelo seu estado, pelo Brasil e pelo mundo?
Em sua intercessão junto a Deus, Abraão, faz a seguinte indagação: Destruirás também o justo com o ímpio? (Gen. 18.23). Essa interrogação de Abraão leva-nos a crer que ele sabia que nessas cidades morava o seu sobrinho Ló que era um homem justo e com isso ele não poderia ser destruído com os demais moradores dessas cidades, pois, eram homens ímpios. Segundo o comentarista da Bíblia de Estudo Pentecostal, preocupado com Ló e sua família, Abraão intercede diante de Deus para ele não destruir as cidades de Sodoma e Gomorra (Gen. 18.22-32).
E continuou Abraão: Se porventura, houver cinquenta justos na cidade, destrui-los-ás também e não pouparás o lugar por causa dos cinquenta justos que estão dentro dela? Longe de ti que faças tal coisa, que mates o justo com o ímpio; que o justo seja como ímpio, longe de ti seja. Não faria justiça o Juiz de toda a Terra?(Gen. 18.24-25). Porque Abraão enfatiza em sua intercessão junto a Deus que o justo não deve ser destruído com o ímpio? Porque o justo é um homem temente a Deus e o ímpio é um homem que não teme a Deus. O profeta Malaquias em seu livro enfatiza que há diferença entre o justo e o ímpio, conforme está escrito: Então, vereis outra vez a diferença entre o justo e o ímpio; entre o que serve a Deus e o que não o serve (Ml 3.18).
Então, disse o Senhor: Se eu em Sodoma achar cinquenta justos dentro da cidade, pouparei todo o lugar por amor deles (Gen. 18.26). A resposta do Senhor nos mostra que Deus não destrói o ímpio com o justo, ou seja, antes da destruição Deus retira o justo para não ser destruído com o ímpio, pois, o justo é um homem que teme a Deus e há diferença entre o justo e o ímpio.
Você sabia que interceder junto a Deus pelos homens é um privilégio que somente o genuíno cristão tem? Você tem em sua oração intercedido a Deus pelos homens? Às vezes em nossas orações pensamos mais em nós mesmos, em nossa família e poucas vezes nos lembramos do nosso próximo?
Às vezes lemos o noticiário cotidiano e as notícias são estarrecedoras, então eu pergunto? Você tem intercedido a Deus por este mundo? Você sabe que Deus levantou a Igreja, pois, somente ela tem esse poder chamado de intercessão dado por Jesus e você como cristão precisa interceder junto a Deus por este mundo?
Portanto, a intercessão de Abraão junto a Deus pelos homens, serve-nos de exemplo nos dias atuais, para que a Igreja de Cristo também interceda a Deus por este mundo perdido, sem Deus, sem paz e sem salvação.

Exibições: 2525

Comentar

Você precisa ser um membro de SAÚDE DO ESPÍRITO, ALMA E CORPO para adicionar comentários!

Entrar em SAÚDE DO ESPÍRITO, ALMA E CORPO

Membros

Notas

AMADOS, LEIAM OS TÓPICOS A PARTIR DA PÁGINA PRINCIPAL E VAMOS PARTICIPAR MAIS DA NOSSA REDE. QUE DEUS VOS GUARDE E ABENÇOE.

Criado por Pastora-Psicanalista MÉRCES 15 Maio 2009 at 16:48. Atualizado pela última vez por Pastora-Psicanalista MÉRCES 6 Dez, 2015.

CLICK BÍBLIA-DEBATES-TÓPICOS-FORUM

Criado por Pastora-Psicanalista MÉRCES 9 Ago 2013 at 13:16. Atualizado pela última vez por Pastora-Psicanalista MÉRCES 9 Ago, 2013.

SAÚDE INTEGRAL

© 2024   Criado por Pastora-Psicanalista MÉRCES.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço