O relato bíblico da conversão de Zaqueu nos mostra que as riquezas materiais por melhores que sejam não satisfazem a alma do homem, porém em Cristo Jesus a alma do homem encontra salvação como ocorreu na vida de Zaqueu.
É interessante ressaltarmos que a bíblia sagrada é o único livro neste mundo em que se encontram registrados fatos em que ocorreram conversões, sendo que elas não ocorreram apenas no passado para simplesmente ficar na história, mas para mostrar a todos os homens que Jesus Cristo ainda nos dias atuais continua convertendo, mudando a vida de todo aquele que nele crê.
Vivemos na era da internet. O fato que ocorrer em qualquer parte do mundo, em questão de segundo todo o homem em qualquer parte do globo terrestre que acessar a internet ficará sabendo do fato ocorrido. Infelizmente as notícias de destaque veiculadas pela mídia em geral referem-se a assaltos, crimes, violência, corrupção, catástrofes, etc. Não encontramos destaque na mídia em geral para informar notícias referentes à conversão do homem a Deus. Parece até que o homem atual só possui corpo e não possui alma nem espírito. Isso demonstra um total esquecimento de Deus.
Na bíblia encontramos o relato da conversão de Zaqueu, o publicano, denotando com isso a importância que se deve dar a conversão do homem a Deus nesta vida. Porque Deus permitiu ao escritor Lucas escrever em seu livro a conversão de Zaqueu? Para mostrar às gerações futuras que só Deus pode mudar a vida do homem e nada mais.
Lucas menciona que Zaqueu era chefe dos publicanos e era rico e de pequena estatura, conforme Luc 19.2-3. É interessante ressaltarmos que esses detalhes da vida de Zaqueu não foram mencionados em vão pelo escritor Lucas.
Segundo o dicionário da bíblia de Almeida, Publicano era o judeu que cobrava impostos para o governo romano. Era desprezado por trabalhar para um dominador estrangeiro e por ser geralmente desonesto. Era como se Zaqueu fosse um traidor de sua pátria por isso. Observemos atentamente o que é a opinião humana. Quando houve a conversão de Zaqueu, Jesus Cristo disse: Porque o filho do homem veio buscar e salvar o que se havia perdido, Luc 19.10. A salvação que Cristo oferece ao homem não está atrelada a opinião humana.
Outro detalhe mencionado por Lucas era de que Zaqueu era rico. Qual é a opinião que a sociedade ainda hoje tem de um homem rico? Que todas as facilidades materiais estão à sua disposição. Apesar de ser desprezado por ser publicano, Zaqueu era rico e parecia que ele já tinha atingido o ápice na vida humana. Que engano! Uma falsa idéia. Quantas pessoas nos dias atuais anseiam por riquezas materiais achando que se conseguirem a possui a sua alma será saciada.
O escritor Lucas não procurou saber o dia em que Zaqueu passou a ser um homem rico nem tampouco o dia em que Zaqueu ocupou o cargo de chefe dos publicanos. Mas o Espírito Santo dirigiu o escritor Lucas a registrar no evangelho de Lucas o dia mais importante na vida de Zaqueu que foi o dia em que Zaqueu teve o encontro com Jesus e sua vida mudou completamente. Deus não está interessado em saber os dias em que qualquer homem conseguiu algo que chama atenção apenas para os homens aqui nesta terra.
Assim como aconteceu na vida de Zaqueu, o dia em que Zaqueu teve o encontro com Jesus e a partir daquele dia Zaqueu passou a ser uma nova criatura, para nós também independente de conquistas humanas o dia que marcou as nossas vidas foi o dia em Cristo entrou em nossas vidas, ou seja, a nossa conversão a Cristo.

Exibições: 443

Comentar

Você precisa ser um membro de SAÚDE DO ESPÍRITO, ALMA E CORPO para adicionar comentários!

Entrar em SAÚDE DO ESPÍRITO, ALMA E CORPO

Membros

Aniversários

Aniversários de Hoje

Aniversários de Amanhã

Notas

AMADOS, LEIAM OS TÓPICOS A PARTIR DA PÁGINA PRINCIPAL E VAMOS PARTICIPAR MAIS DA NOSSA REDE. QUE DEUS VOS GUARDE E ABENÇOE.

Criado por Pastora-Psicanalista MÉRCES 15 Maio 2009 at 16:48. Atualizado pela última vez por Pastora-Psicanalista MÉRCES 6 Dez, 2015.

CLICK BÍBLIA-DEBATES-TÓPICOS-FORUM

Criado por Pastora-Psicanalista MÉRCES 9 Ago 2013 at 13:16. Atualizado pela última vez por Pastora-Psicanalista MÉRCES 9 Ago, 2013.

SAÚDE INTEGRAL

© 2024   Criado por Pastora-Psicanalista MÉRCES.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço