VOCÊ É SEDENTÁRIO? O SEDENTARISMO É O CAMINHO, PARA AS DOENÇAS Q MAIS MATAM NO MUNDO!

Você é sedentário? Na verdade trata-se de um comportamento induzido por hábitos decorrentes dos confortos da vida moderna. Com a evolução da tecnologia e a tendência cada vez maior de substituição das atividades ocupacionais que demandam gasto energético por facilidades automatizadas, o ser humano adota cada vez mais a lei do menor esforço reduzindo assim o consumo energético de seu corpo. 
 
Hoje, o sedentarismo é a doença que mais mata no mundo e infelizmente de forma lenta e silenciosa. 
O sedentarismo está intimamente associado às principais doenças crônicas e degenerativas (diabetes, doenças cardíacas, pressão alta, osteoporose, doenças reumatológicas, entre outras)
 
O sedentarismo é definido como a falta ou a grande diminuição da atividade física. 
Nos países em desenvolvimento, verifica-se uma tendência crescente à inatividade física, e nota-se também que, com o passar do tempo o indivíduo começa a apresentar sinais de uma vida ociosa de movimento. Dores no corpo e nas articulações passam a ser rotineiras, subir um lance de escadas fica quase impossível e qualquer esforço mínimo deixa a pessoa quase que sem levantar da cama.
 
A vida sedentária provoca literalmente o desuso dos sistemas funcionais. O aparelho locomotor e os demais órgãos e sistemas solicitados durante as diferentes formas de atividade física entram em um processo de regressão funcional, caracterizando, no caso dos músculos esqueléticos, um fenômeno associado à atrofia das fibras musculares, à perda da flexibilidade articular, além do comprometimento funcional de vários órgãos.
 
Para sair desse imenso grupo de risco é necessário compensar com atividade física, pois o corpo necessita de movimento o dia todo; sem atividade, ocorre atrofia das partes internas e externas do corpo.
 
Até pouco tempo atrás o Colégio Americano de Medicina Esportiva mencionava que 30 minutos de atividade física 3 vezes por semana era suficiente para deixar de ser sedentário. No entanto, novas pesquisas científicas mudaram essas diretrizes, agora são necessárias 5 vezes por semana de exercício físico regular e sistematicamente, mesclando exercícios aeróbios com exercícios de força, mas sempre com orientação de um profissional habilitado e capacitado.
Não esqueça que corpo parado é corpo doente, mexa-se. A atividade física regular e realizada com prazer é um recurso insubstituível na promoção de saúde e qualidade de vida.
blog de Luciana Magalhães. personal Trainer.
 
Título, Foto e Editagem. PASTORA MÉRCES. 16-12-10

Exibições: 127

Comentar

Você precisa ser um membro de SAÚDE DO ESPÍRITO, ALMA E CORPO para adicionar comentários!

Entrar em SAÚDE DO ESPÍRITO, ALMA E CORPO

Membros

Notas

AMADOS, LEIAM OS TÓPICOS A PARTIR DA PÁGINA PRINCIPAL E VAMOS PARTICIPAR MAIS DA NOSSA REDE. QUE DEUS VOS GUARDE E ABENÇOE.

Criado por Pastora-Psicanalista MÉRCES 15 Maio 2009 at 16:48. Atualizado pela última vez por Pastora-Psicanalista MÉRCES 6 Dez, 2015.

CLICK BÍBLIA-DEBATES-TÓPICOS-FORUM

Criado por Pastora-Psicanalista MÉRCES 9 Ago 2013 at 13:16. Atualizado pela última vez por Pastora-Psicanalista MÉRCES 9 Ago, 2013.

SAÚDE INTEGRAL

© 2024   Criado por Pastora-Psicanalista MÉRCES.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço