Superação

Guerras, catástrofes, doenças, vícios, perdas e dores das mais variadas origens, podem tornar-se exemplos de superação. São fontes de notícias na mídia, livros, filmes, novelas. Quando esses assuntos entram em pauta, já é possível imaginar que se trata de grandes desafios vencidos ou a serem superados.

Sempre nos lembramos de pessoas que estiveram à beira da morte e sobreviveram, que reaprenderam a andar, a falar, que passaram pela perda de alguém querido e seguiram a vida, que lidaram, e ainda lidam, com dificuldades enormes e seguem firmes no seu caminho. Mas, será que somente as pessoas que passaram por algo muito grave sabem o que é superação? Será que qualquer pessoa tem capacidade de superação?

Não importa se é uma tragédia ou se é aprender uma língua estrangeira. Desafio é desafio. E superá-lo sempre será uma vitória. O importante é perceber que todos têm essa capacidade e valorizá-la.

Para o introvertido dar “bom dia” ou participar de um “happy hour” pode ser um ato de extrema superação. Já para o tagarela, trinta minutos calado também será um desafio a superar.

Quantas situações, ao longo do dia, nos obrigam a encontrar forças, lidar com medos, inseguranças, incertezas? Quem já não viveu isso? E, ao final, quando deu tudo certo, como se sentiu? A satisfação ao superar um desafio é indescritível.

Você deve conhecer alguém que, em determinado momento da vida escolar ou profissional, achava que jamais conseguiria fazer uma apresentação em público (até você pode ter passado por isso).

Nós conhecemos uma pessoa, que de repente, se viu destinada a fazer a primeira apresentação. Quase morreu, passou mal, teve tremedeira. Mas, encontrou uma forma de seguir em frente, não tinha opção. Preparou-se com bastante antecedência, estudou o assunto, ensaiou várias vezes.

No dia D, respirou fundo e… disparou com uma apresentação primorosa. Como conseguiu? Superação. Hoje, é um grande consultor que roda o Brasil ensinando o que sabe fazer melhor: Apresentações.

Parece fácil. Mas, não é. É preciso, muitas vezes, suportar a dor, transcender mágoas, administrar conflitos, derrubar obstáculos, desconstruir, refazer, voltar atrás, aprender. Afinal, se algo nos surge como um desafio é porque não temos a resposta.

Como escreveu Paulo Vanzolini, único compositor de samba que se formou em medicina, com doutorado em Harvard, sendo um dos mais renomados zoólogos do mundo: “Reconhece a queda e não desanima, sacode a poeira e dá a volta por cima…”

Como Pedro( 1Pe.5.9) disse: "resistam firmes na fé, certos de que sofrimentos iguais aos vossos estão-se cumprindo na vossa irmandade espalhada pelo mundo."

Exibições: 46

Os comentários estão fechados para esta mensagem de blog

Membros

Notas

AMADOS, LEIAM OS TÓPICOS A PARTIR DA PÁGINA PRINCIPAL E VAMOS PARTICIPAR MAIS DA NOSSA REDE. QUE DEUS VOS GUARDE E ABENÇOE.

Criado por Pastora-Psicanalista MÉRCES 15 Maio 2009 at 16:48. Atualizado pela última vez por Pastora-Psicanalista MÉRCES 6 Dez, 2015.

CLICK BÍBLIA-DEBATES-TÓPICOS-FORUM

Criado por Pastora-Psicanalista MÉRCES 9 Ago 2013 at 13:16. Atualizado pela última vez por Pastora-Psicanalista MÉRCES 9 Ago, 2013.

SAÚDE INTEGRAL

© 2024   Criado por Pastora-Psicanalista MÉRCES.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço