Sabedoria bíblica para os negócios

A Bíblia Sagrada não trata exclusivamente de assuntos espirituais, negligenciando e deixando desamparado aquele que precisa de auxílio na esfera material. Há textos riquíssimos na Palavra de Deus que instruem, de modo prático, a possuirmos um espírito empreendedor e a administrar os nossos investimentos.

Por exemplo, o rei Salomão, o homem mais sábio e rico rei de Israel, afirmou que as nossas aplicações devem ser distribuídas, que não é aconselhável colocar “todos os ovos dentro do mesmo cesto”. Em uma pequena passagem, há dicas para homens de negócios, empresários e pessoas com visão, que almejam o crescimento material.

O mesmo Salomão, entretanto, chama a atenção, no capítulo quarto do livro de Eclesiastes, para um outro aspecto do lado empreendedor: “Também descobri por que as pessoas se esforçam tanto para ter sucesso no seu trabalho. É porque elas querem ser mais do que os outros. Mas tudo é ilusão. É tudo como correr atrás do vento” (v. 4). Esse rei ensina — numa verdadeira exposição do “caminho das pedras” aos que querem prosperar — que o sucesso é uma questão de sabedoria de vida. Para Salomão, o homem desejoso de crescer deve possuir objetivos claros e traçar suas prioridades, mas, acima de tudo, entender que a vida não se limita ao trabalho e às conquistas materiais.

De fato, a prioridade deve estar em compreender que há valores nesta terra que não podem ser substituídos. Embora o dinheiro permita a realização de muitos desejos, se a sua vida estiver fundamentada na “corrida do ouro”, você é alguém que simplesmente “correu atrás do vento”.

Por exemplo, muitas pessoas, no anseio desenfreado pela realização material, se esquecem de suas famílias, deixando de lado a comunhão com o cônjuge e/ou a educação dos filhos, perdendo momentos preciosos, que trazem sentido à vida e que jamais poderão ser compensados. Essas pessoas fatalmente perdem a comunhão com Deus, também, uma vez que a concentração nos assuntos terrenos na maioria das vezes debilita o espírito.

Por isso a instrução de Salomão para que vivamos com sabedoria, priorizando o Senhor Deus, que lhe deu a vida e lhe concede forças para lutar a cada dia e não negligenciando os seus amados ou você próprio. A sua saúde, por exemplo, deve ser estimada com a máxima importância. De que adianta o dinheiro se sua pressão estiver descontrolada, seu coração enfraquecido, sua resistência anulada?

Se atentar para a instrução bíblica, você poderá ser alguém que, velhinho, vai sorrir, dizendo: “Eu vivi a vida!”, “Eu fiz o que tinha de ser feito, trazendo o sustento para a minha casa e empreendendo-me em várias conquistas, mas andando com Deus, desfrutando da minha família e cuidando da minha saúde”. Você será alguém que poderá afirmar que vale a pena confiar nos valores da Palavra de Deus.

Deus o abençoe,

Exibições: 77

Comentar

Você precisa ser um membro de SAÚDE DO ESPÍRITO, ALMA E CORPO para adicionar comentários!

Entrar em SAÚDE DO ESPÍRITO, ALMA E CORPO

Comentário de cristiano goes em 22 setembro 2009 às 23:13
Muito bom artigo , pois realmente a prosperidade , não é somente ter dinheiro no bolso , mas é um conjunto de fatores , pois de nada vale sermos milionários mas perecermos na parte espirital , familiar ou na saúde , temos que ser como Abraão , que "em tudo foi abençoado" , muito obrigado pelo artigo Pastora Mérces , fique com Deus .
Comentário de Pastora-Psicanalista MÉRCES em 22 setembro 2009 às 20:43
QUE ESTA MENSAGEM VENHA MESMO FALAR A TODOS OS
CORAÇÕES DOS CRISTÃOS; POIS REALMENTE É UMA GRANDE
LUTA PARA CRERMOS QUE TUDO O MAIS ELE FARÁ SE O
BUSCARMOS EM PRIMEIRO LUGAR; JESUS NOS DEU O ALERTA
PARA NÃO ADORARMOS A DOIS SENHORES, POIS REALMENTE
PARA MUITOS, ATÉ EM NOSSO MEIO, NÃO PERCEBEM, MAS
TEEM DADO HONRAS AO DEUS MAMOM.(deus do dinheiro)
"Senhor abra os nossos olhos para que possamos ver
as maravilhas da tua lei, pois sabemos que seguindo-as
veremos a prosperidade na nossa vida em todas as áreas.
DEUS OS ABENÇOE MUITÍSSIMO.

Membros

Notas

AMADOS, LEIAM OS TÓPICOS A PARTIR DA PÁGINA PRINCIPAL E VAMOS PARTICIPAR MAIS DA NOSSA REDE. QUE DEUS VOS GUARDE E ABENÇOE.

Criado por Pastora-Psicanalista MÉRCES 15 Maio 2009 at 16:48. Atualizado pela última vez por Pastora-Psicanalista MÉRCES 6 Dez, 2015.

CLICK BÍBLIA-DEBATES-TÓPICOS-FORUM

Criado por Pastora-Psicanalista MÉRCES 9 Ago 2013 at 13:16. Atualizado pela última vez por Pastora-Psicanalista MÉRCES 9 Ago, 2013.

SAÚDE INTEGRAL

© 2024   Criado por Pastora-Psicanalista MÉRCES.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço