O PODER DAS ALGAS MARINHAS - Os benefícios e maneiras de usar

O poder das algas marinhas!

AS ALGAS MARINHAS NA ALIMENTAÇÃO:
As algas ou vegetais marinhos apresentam elevada concentração de nutrientes, especialmente de minerais, que perfazem de 20 a 30% do peso total da alga seca. Esse é um ponto importante, já que frequentemente os vegetais terrestres apresentam valor nutricional aquém do esperado devido à desmineralização dos solos.

Assim, a inclusão de algas marinhas na alimentação é uma forma de garantirmos a suplementação saudável de minerais traço como cobalto, flúor, manganês, molibdênio, selênio e zinco, necessários em pequenas quantidades para manter os processos metabólicos normais.

São ótimas fontes de fibra, especialmente os alginatos, carragenina e ágar, que aumentam a sensação de saciedade, já que não são digeridas no trato gastrointestinal.

O ácido algínico, polissacarídeo abundante nas algas, tem a habilidade de limpar o organismo das diversas toxinas, transformando os metais tóxicos que possam estar presentes nos intestinos em sais inócuos que podem ser facilmente eliminados.

Outra questão que merece destaque é o fato das algas serem uma das poucas fontes vegetais de vitamina B12, vitamina essa importantíssima às funções cognitivas. Ótima opção para os adeptos da alimentação vegetariana!

OS BENEFÍCIOS DAS ALGAS:
Ricas em antioxidantes, elas são capazes de bloquear os radicais livres e assim retardar o envelhecimento precoce e desenvolvimento de células cancerígenas. As algas contêm a maioria dos antioxidantes das frutas e hortaliças, como os carotenoides e polifenóis, mas destacam-se a fucoxantina (presente nas algas wakame e kombu) e a ficoeritrina (presente nas algas vermelhas nori e dulse).

Apresentam teor considerável dos ácidos graxos benéficos ao organismo, os ômegas. Menos de 6% do peso da alga seca corresponde à gordura e 50% dessa gordura é de ômega 3 e 6. Sendo substrato para os peixes de água fria e profunda, estes tornam-se também boa fonte de ômegas.

E claro, são ricas em iodo! Apenas 0,03g de alga kombu por exemplo, cobre a necessidade diária recomendada para o mineral. Por esse mesmo motivo, devem ser consumidas com moderação, na porção máxima de 10g de alga marinha seca por dia, o que equivale a 30g delas hidratadas.

Além disso tudo, ainda possuem um grande poder de emagrecimento e potencial anticelulite! As algas marinhas podem se tornar uma importante alternativa contra a obesidade, pois tem potencial de reduzir a quantidade de gordura no organismo em cerca de 75%.

Seu poder no emagrecimento se deve ao alginato, um tipo de fibra natural encontrada nas algas, que ajuda a diminuir a absorção de gordura pelo organismo e controla a sensação de fome.


ALGUMAS MANEIRAS DE CONSUMIR ALGAS:

As mais usadas para emagrecimento são:

Agar-agar: É a gelatina vegetal, composta de uma mistura de algas vermelhas. Substitui com vantagem a gelatina animal (feita com a medula dos ossos) para preparar gelatinas, doces ou salgadas. Sacia o apetite e atua como purificador.

Espirulina: É um alimento completo, pois o seu conteúdo em proteína é superior a 75% e possui altos níveis de todas as vitaminas, minerais e aminoácidos. Além de revitalizar e nutrir, ajuda na obesidade, porque reduz o apetite e proporciona os nutrientes necessários.

Fucus: Pelo seu elevado conteúdo de iodo, é um estimulante da função da tiróide; usa-se em dietas de emagrecimento.

Kelp: Muito rica em quase todos os minerais necessários ao organismo. É uma das melhores fontes de iodo natural, rica em complexo B e vitamina E, D e K.

Wakame: Alto conteúdo de proteínas e vitaminas do complexo B, sódio, cálcio, fósforo e ferro. Recomenda-se como condimento para pessoas que não podem consumir sal. Encontra-se em pó (torrada), moída ou inteira. É a alga mais rica em vitaminas B12.

Fonte: carolbuffara.com.br
Postado: facebook.com/groups/SaudeEspiritoAlmaCorpo

Exibições: 470

Comentar

Você precisa ser um membro de SAÚDE DO ESPÍRITO, ALMA E CORPO para adicionar comentários!

Entrar em SAÚDE DO ESPÍRITO, ALMA E CORPO

Membros

Notas

AMADOS, LEIAM OS TÓPICOS A PARTIR DA PÁGINA PRINCIPAL E VAMOS PARTICIPAR MAIS DA NOSSA REDE. QUE DEUS VOS GUARDE E ABENÇOE.

Criado por Pastora-Psicanalista MÉRCES 15 Maio 2009 at 16:48. Atualizado pela última vez por Pastora-Psicanalista MÉRCES 6 Dez, 2015.

CLICK BÍBLIA-DEBATES-TÓPICOS-FORUM

Criado por Pastora-Psicanalista MÉRCES 9 Ago 2013 at 13:16. Atualizado pela última vez por Pastora-Psicanalista MÉRCES 9 Ago, 2013.

SAÚDE INTEGRAL

© 2024   Criado por Pastora-Psicanalista MÉRCES.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço