"Por que estás abatida ó minha alma, e por que te pertubas em mim?
Espera em Deus, pois ainda o louvarei na savação da sua presença"Sl 42.5
A despeito de alguns pensarem que o crente jamais se deprime, a própria bíblia menciona diversos casos de servos de Deus que passaram por serveras crises dessa doença, que se mostra cada vez mais ativa nesses últimos tempos. Como enfrentá-la? quais são suas causas? É sobre esse importante assunto.,

DEPRESSÃO, A DOENÇA DA ALMA
segundo o cometarista : Wagner dos santos gaby; Observamos alguns elementos que podem levar-nos á depressão.
quando elias chegou a jezreel e soube que jezabel intentava matá-lo ( 1Rs19.1,2), tomou atitudes que revelaram seu estado depressivo. sempre que realizamos ou estamos prestes a realizar algo importante para Deus, enfrentamos o ataque do inimigo. essas investidas inesperadas ou oposição sistemática visa enfraquecer nossa confiança na proteção divina, levando-nos a desistir de lutar e assim impedir o progresso da obra de Deus ( Jo16.33; 1Pe5.8.
Frustração. Osentimento de incapacidade ou fracasso, diante da realização de um trabalho aparentemente inútil, pode leva-nos á depressão. Aidéia que se tem é que avida não faz o menor sentido. Elias perdera o ânimo e o interesse de viver: "toma agora a minha vida, pois não sou melhor do que meus pais"( 1Rs19.4).Humanamente falando não somos diferentes do profeta compartilhamos a mesma natureza(Tg5.17).
Medo.
O pavor incontido do que nos possam fazer os adversários e a possibilidade de sermos perseguidos, ridicularizados, caluniados, ou até mortos podem levar-nos à depressão.Foi o que aconteceu com o profeta Elias(1Rs19.1,2,10).

Angustia. Quando enfrentamos um problema de dificil soluçao e não vislumbramos uma saída tendemos à tristeza e a angústia. É justamente nesse momento que a crise depressiva se intala (Jó 3.11; 6.11;17.1;Sl 13.1-3;56.57.6,7.

O deprimido deve, sem demora e pela fé, levar a Cristo o fardo opressor de sua angústia, covicto de que ele o livrará e de tudo cuidará (Sl 42;Is 53.4,5; Mt11.28,29). ter convicção de que Deus nos ama e que ele se importa conosco, fortalece e consolida a nossa fé, principalmente quando circunstâncias desagradáveis nos ameaçam e, por fim, nos atingem.
Após ouvir, atentamente, as queixas de Elias, Deus o encorajou.Da mesma forma o Senhor quer restaurar seu ânimo trazendo alivio para sua ALMA ABATIDA.

Exibições: 204

Os comentários estão fechados para esta mensagem de blog

Membros

Notas

AMADOS, LEIAM OS TÓPICOS A PARTIR DA PÁGINA PRINCIPAL E VAMOS PARTICIPAR MAIS DA NOSSA REDE. QUE DEUS VOS GUARDE E ABENÇOE.

Criado por Pastora-Psicanalista MÉRCES 15 Maio 2009 at 16:48. Atualizado pela última vez por Pastora-Psicanalista MÉRCES 6 Dez, 2015.

CLICK BÍBLIA-DEBATES-TÓPICOS-FORUM

Criado por Pastora-Psicanalista MÉRCES 9 Ago 2013 at 13:16. Atualizado pela última vez por Pastora-Psicanalista MÉRCES 9 Ago, 2013.

SAÚDE INTEGRAL

© 2024   Criado por Pastora-Psicanalista MÉRCES.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço