Como aumentar a Resiliência?
NOTA MINHA:
O que é Resiliência?
Resiliência significa voltar ao estado normal, e é um termo oriundo do latim. Resiliência é a capacidade de voltar ao seu estado natural, principalmente após alguma situação crítica e fora do comum.


Um dos principais temas que se estuda em Psicologia Positiva é a importância da resiliência. Algumas pessoas parecem ter uma resiliência natural, outras não, mas esses comportamentos podem aprendidos. A seguir, estão apenas algumas das técnicas em que você deve concentrar-se, a fim de promover a sua própria resiliência.

Criar crenças positivas
Já várias pesquisas demonstraram que a auto-estima desempenha um papel importante no enfrentamento do stress e na recuperação de eventos difíceis. Isso vai tornar a pessoa mais confiante na sua própria capacidade de reagir e lidar com a crise, é uma óptima maneira de construir a resiliência para o futuro.

Encontre o propósito na sua vida
Diante da crise ou tragédia, encontrar um senso de propósito pode desempenhar um papel importante na recuperação. Isso pode levar você a envolver-se na sua comunidade, cultivar sua espiritualidade ou participar em atividades que perceba que são significativas para si.

Seja socialmente forte
Ter pessoas amigas em seu redor atua como um fator de proteção em tempos de crise, por isso é importante ter pessoas em que você pode confiar, eles vão permitir que você compartilhe os seus sentimentos, ganhar o apoio, receber um feedback positivo e ajudar a chegar a soluções para seus problemas.

Aceitar a mudança
A flexibilidade é uma parte essencial da resiliência. Ao aprender a ser mais adaptável, você estará melhor equipado para responder, quando confrontado com uma crise da vida. Pessoas resilientes, muitas vezes utilizam esses eventos como uma oportunidade para se diversificar em novas direções. Enquanto algumas pessoas podem ser esmagadas por mudanças repentinas outras são capazes de se adaptar e prosperar.

Seja otimista
Muito difícil, principalmente em períodos escuros, mas mantendo uma perspectiva esperançosa é uma parte importante da resiliência. O pensamento positivo não significa ignorar o problema, significa entender que as dificuldades são passageiras e que você tem as competências e habilidades para combater os desafios que enfrenta.

Cuide de si
Quando você está em stress pode ser muito fácil negligenciar as suas próprias necessidades. Perda de apetite, ignorando o exercício e não dormir o suficiente são todas as reações comuns a uma situação de crise. Não faça isso, ao cuidar das suas próprias necessidades, você pode aumentar a sua saúde em geral, resistência e estar totalmente pronto para enfrentar os desafios da vida.

Resolução de problemas
Ser capaz de encontrar soluções para um problema é importante. Sempre que você encontrar um novo desafio, fazer uma breve lista de algumas das possíveis maneiras que você poderia resolver o problema. Experimente com diferentes estratégias e concentre-se no desenvolvimento de uma forma lógica para trabalhar com os problemas comuns. Ao praticar as suas habilidades, você estará melhor preparado para lidar quando um sério desafio emerge.

Definir metas
As situações de crise são assustadoras. Elas podem até parecer impossíveis de resolver, mas como se costuma dizer, tudo tem a sua solução. As pessoas resilientes são capazes de ver essas situações de uma forma realista e em seguida definir metas razoáveis ​​para lidar com o problema. Ou seja, debater possíveis soluções, e depois dividi-las em etapas administráveis​​.

Em passos de bebê
Ficar à espera que um problema se vá embora só vai aumentar a crise, pode não haver um solução rápida e simples, mas você pode tomar medidas para tornar a sua situação melhor e menos estressante. Concentre-se no progresso que você fez até agora e planeie os seus próximos passos, ao invés de tornar-se desanimado com a quantidade de trabalho que ainda precisa ser realizado.

Resiliência pode levar algum tempo a ser construída, por isso não desanime. A resiliência não é uma coisa extraordinária, mas é bastante comum e pode ser aprendida por todos. Resiliência psicológica não envolve qualquer conjunto específico de comportamentos ou ações, mas pode variar dramaticamente de uma pessoa para outra.
Concentre-se na prática de algumas das características comuns das pessoas resilientes, mas também lembre-se de desenvolver os seus pontos fortes existentes.

http://www.vladman.net/por Rui Fonte

postagem e nota: Pastora Mérces Vasconcellos

Exibições: 136

Comentar

Você precisa ser um membro de SAÚDE DO ESPÍRITO, ALMA E CORPO para adicionar comentários!

Entrar em SAÚDE DO ESPÍRITO, ALMA E CORPO

Membros

Notas

AMADOS, LEIAM OS TÓPICOS A PARTIR DA PÁGINA PRINCIPAL E VAMOS PARTICIPAR MAIS DA NOSSA REDE. QUE DEUS VOS GUARDE E ABENÇOE.

Criado por Pastora-Psicanalista MÉRCES 15 Maio 2009 at 16:48. Atualizado pela última vez por Pastora-Psicanalista MÉRCES 6 Dez, 2015.

CLICK BÍBLIA-DEBATES-TÓPICOS-FORUM

Criado por Pastora-Psicanalista MÉRCES 9 Ago 2013 at 13:16. Atualizado pela última vez por Pastora-Psicanalista MÉRCES 9 Ago, 2013.

SAÚDE INTEGRAL

© 2024   Criado por Pastora-Psicanalista MÉRCES.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço