A cafeína faz mal à saúde?
Não necessariamente. Isso depende da pessoa e da dose ingerida. Três ou quatro cafezinhos por dia ou após as refeições não fazem mal à saúde. A cafeína atua sobre o sistema nervoso central aumentando a atividade, reduzindo o sono e, assim, mantém a vigília e a atenção. Um café expresso pequeno contém de 80 a 120 miligramas de cafeína. Com 300 miligramas de cafeína ou três cafezinhos, os efeitos estimulantes tornam-se bem consistentes.
No entanto, é necessário assinalar que o grau de estimulação que um indivíduo experimenta após a ingestão de cafeína é variável. Algumas pessoas, por exemplo, vangloriam-se de sua capacidade de beber várias xícaras de café à noite e ainda conseguir dormir. Por outro lado, existem pessoas que são tão sensíveis à cafeína que uma única xícara de café causa respostas indesejáveis. Embora a dose letal (que mata) em adultos seja muito alta, reações adversas podem ser observadas após ingestão de 1 g de cafeína, teores que podem ser alcançados pelo consumo de, por exemplo, 10 a 11 xícaras médias de café. Essas reações referem-se principalmente à insônia, à agitação e à excitação.
Distúrbios sensoriais, como zumbidos, são comuns. Taquicardia (aceleração do coração) é frequente e aumenta a respiração. Além disso, o consumo exagerado de cafeína pode provocar desconforto gastrointestinal, devido ao aumento da secreção de ácido no estômago. Pesquisas recentes indicam que indivíduos que consomem quatro a cinco xícaras de café durante a manhã apresentam durante todo o dia uma elevação da pressão arterial e aumento da secreção de hormônios relacionados ao estresse, especialmente a adrenalina. Como a cafeína é um estimulante do sistema nervoso, um consumo acentuado pode provocar dependência, fenômeno denominado “cafeinismo”.
Com respeito ao café descafeinado, este não apresenta problemas devido ao fato de o teor de cafeína corresponder somente a 0,1% do café normal. A recomendação básica é a moderação tanto no consumo de café como no de bebidas do tipo “cola” e do guaraná, que também apresentam cafeína em sua composição.
Você precisa ser um membro de SAÚDE DO ESPÍRITO, ALMA E CORPO para adicionar comentários!
Entrar em SAÚDE DO ESPÍRITO, ALMA E CORPO