Comportamento e bem-estar

ABC do bem-estar

Quem é saudável que levante a mão. Aposto que muita gente afirmou ser, mas na verdade tem uma idéia errada do que seja. Ser saudável vai muito além do “não estar doente”, é uma questão de bem estar físico e mental e qualidade de vida equilibrada, o que falta pra muita gente por aí. Para começo de história, o que você faz assim que acorda? Estudos comprovam que passar um tempinho relaxando após a hora de acordar seja folheando uma revista ou brincando com o cachorro dá um gás completamente diferente para o resto do dia. Trabalhar demasiadamente ou explorar até a última gota de energia, além de não fazer bem impede que você aproveite o melhor do momento: viver a vida de maneira gostosa.

Para um bem-estar completo comecemos pela mente. Faça atividades que possam distrair e motivar os diferentes pontos do cérebro ao mesmo tempo em que relaxam, cuide de uma planta, decore o quarto, cozinhe ou até mesmo faça uma caminhada no parque mais próximo. Esse tipo de atividade tem a capacidade de relaxar ao mesmo tempo em que nos obriga a exercitar não só o corpo, mas a mente de forma leve e saudável. E essas atividades podem ser feitas de acordo com a personalidade de cada um. Se você não curte muito essa coisa de natureza, que tal dar uma volta pelo shopping conferindo o que há de novo e vendo a movimentação? Ou então, vá ao cinema mesmo que sozinho(a) ou ao teatro, dessa forma não há como ficar estressado(a).

Alimente-se bem e com calma… Pular refeições, além de fazer mal, só ajuda a desregular todo o nosso organismo. Reparou que aqueles dias de dores de cabeça lancinantes ou de sono fora de hora são justamente os dias em que se pula o café da manhã ou o lanche da tarde? Almoço e jantar então nem pensar! Claro que sempre rola aquela estripulia de comer um fast-food ou uma coisa diferente um dia ou outro, mas pular refeições, jamais! E a dica principal é: beba água, muita água!

Cuidado com os excessos também. Se você come saladas e carnes brancas durante a semana, não queira se matar em uma festival de gorduras no sábado e no domingo, nosso corpo encara essa mudança como algo errado e por mais que a sua vontade fique saciada, por dentro o corpo vai receber essa mudança de forma negativa, além de implicar no mau funcionamento do organismo, outra coisinha vai causar prejuízo no final das contas. O seu peso!

Por falar em peso, obesidade está fora de moda, girls! Ninguém é obrigado a ter aquele padrão de beleza maravilhoso das modelos e atrizes de Hollywood se não quiser, mas se você perceber que aquele monte de gordurinhas sobrando tem jeito com a ajuda de exercícios e alimentação balanceada, porque não mudar? Gordura no corpo é ingrediente predileto de doenças cardíacas, diabetes, problemas de pressão e ainda deixa nossos hormônios em fúria. Sabe aquela corridinha todo dia de manhã e aquele monte de proteínas e vitaminas saudáveis das frutas que reduzem aquela fome de leão? Pois é, que tal pensar mais nelas?

E não se engane. Aquelas desculpas de “Isso não tem jeito e estou feliz assim” são só frases decoradas (e altamente mentirosas) que toda mulher com defeitos usa. Claro que existem magrinhas felizes e cheinhas felizes, mas se você não estiver realmente feliz com um ou outro, essa enganação faz mal somente à você mesmo! O mesmo vale para cabelos, roupas, maquiagem, etc. Atualmente o mundo mostra que é bem fácil acordar de um jeitinho e ir dormir completamente diferente. Estar bem consigo mesma começa pelo fato de sentir-se bem dentro de sua própria pele, mas sem conversinha fiada, amiga. Se não está bom, corra atrás do prejuízo e sinta-se bem de verdade, quem ganha é você.

Ignore os atrasos. Até os mais pontuais já perderam minutos por um dia e não morreram. Com você pode ser da mesma forma… Acordou atrasada ou está naquele trânsito infernal? Ótimo, aproveite o tempo para pensar com calma no seu dia e no que pode ser feito para compensar o atraso. Correr demais, ficar irritada ou sair atropelando tudo só vai fazer o seu dia render menos, afinal, é comprovado que irritação, raiva e stress comprometem nosso rendimento diário no trabalho ou mesmo em casa. Ah, e sobre ansiedade e preocupação? O mesmo para eles, pois são sensações maléficas e só atrapalha. Sente, respire, tome um chá e nãos e desespere.

Tenha um hobby! Já riu alguma vez daquelas pessoas que colecionam selos ou das que gastam um tempinho pintado? Então pode parar de rir, porque elas são mais saudáveis que você! Ter um hobby é sinônimo de “férias” de todos os problemas, preocupações e da correria do dia a dia. Colecione algo, pinte, faça aulas de dança ou algum curso de arte que seja um compromisso leve para você. Muita gente sente-se a vontade fazendo mosaicos, tricô ou até mesmo corte e costura. Os que dizem que isso é coisa de gente velha estão por fora, nada mais gostoso do que ter um cantinho só seu onde você extravasa a imaginação e as idéias de forma saudável. E nem venham de enrolação, girls… Ficar na frente da TV ou do computador não é hobby, é preguiça! Movimente-se!

Durma bem, mas não muito. Dormir em excesso pode sim fazer mal e não te descansa tanto quanto deveria. As vezes passamos o dia na cama achando que aquilo vai revigorar o corpo pelo resto da semana, quando na verdade não vai. Ficar parada faz mal, e nem deve ser levado em consideração, viu? Não abra mão das suas oito horas diárias de sono mas também não passe 16 na cama. Se bater aquela preguicinha uma vez ou outra tudo bem, mas troque o colchão por saídas de casa ou atividades mais animadas. Gastar energias é o que há de melhor para mandar o stress embora.

E por falar nele… Sem crises! Pessoas estressadas correm sérios riscos de sofrer com doenças seríssimas e perdem um bom pedaço da vida irritadas com coisinhas menores. Sabe aquele ditado de chutar o pau da barraca de vez em quando? É a mais pura verdade para viver bem. Ria de quem te irrita, escolha somente um dia da semana para abrir as contas do mês e pare de pensar no amanhã. Ele nem é da nossa conta e para que seja pleno, depende do “hoje” bem vivido, então… Relaxe!

Por fim, dê espaço para os pequenos prazeres. Coma chocolate com moderação, pratique exercícios, telefone para amigos que moram longe ou até mesmo viaje para vê-los, vá ao shopping fazer compras e não hesite em passar aquele tempo precioso com amigas(os) ou familiares em uma boa conversa regada de muita animação. O resultado disso tudo é uma ótima sensação de bem-estar e muita, mas muita saúde.

Fonte: Bem estar

Exibições: 86

Comentar

Você precisa ser um membro de SAÚDE DO ESPÍRITO, ALMA E CORPO para adicionar comentários!

Entrar em SAÚDE DO ESPÍRITO, ALMA E CORPO

Membros

Notas

AMADOS, LEIAM OS TÓPICOS A PARTIR DA PÁGINA PRINCIPAL E VAMOS PARTICIPAR MAIS DA NOSSA REDE. QUE DEUS VOS GUARDE E ABENÇOE.

Criado por Pastora-Psicanalista MÉRCES 15 Maio 2009 at 16:48. Atualizado pela última vez por Pastora-Psicanalista MÉRCES 6 Dez, 2015.

CLICK BÍBLIA-DEBATES-TÓPICOS-FORUM

Criado por Pastora-Psicanalista MÉRCES 9 Ago 2013 at 13:16. Atualizado pela última vez por Pastora-Psicanalista MÉRCES 9 Ago, 2013.

SAÚDE INTEGRAL

© 2024   Criado por Pastora-Psicanalista MÉRCES.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço