Curso: 4 - O Santuário
Lição 2

O Santuário

O pátio

Altar
O altar de sacrifício ficava no pátio, logo depois da entrada. Era ali que eram sacrificados os animais oferecidos ao Senhor.
Êxodo 40:29

Pia
Na pia tinha lugar as cerimônias de purificação dos sacerdotes. Ela ficava em seguida do altar, e em frente da entrada da tenda.
Êxodo 30:18
1 - Que utensílios existiam no pátio ou átrio?
Sua resposta está correta: O altar de sacrifícios e a pia de purificação
A tenda

A Tenda da Congregação era constituída por dois compartimentos: Santo e Santíssimo. A seguir estudaremos os diversos objetos que compunham cada um desses compartimentos e alguns de seus significados.
O lugar Santíssimo No Santíssimo ficava a Arca do Concerto
A Arca
A arca era um baú sem tampa que Deus mandou fazer de madeira e revestida de ouro. Ninguém poderia tocá-la sem que morresse (Uzá morreu por ter tocado na arca - II Samuel 6:6 e 7).
Êxodo 25:10-16
Dentro da arca havia os objetos símbolos da intervenção direta de Deus no trato do seu povo.
Hebreus 9:4

As Tábuas dos Dez Mandamentos
Deus escreveu os mandamentos em duas tábuas de pedra que Ele mesmo tinha lavrado e o entregou a Moisés. Pela rebeldia do povo, Moisés as quebrou e então teve de lavrar outras pedras e levá-las a Deus que escreveu novamente os mandamentos.
Essas tábuas foram colocadas dentro da arca, como símbolo da Justiça Divina.
( Êxoso 24:12 Êxodo 31:18 Êxodo 32:19 Êxodo 34:1 Êxodo 34:4 )
A vara de Arão que floresceu
O cajado de Arão floresceu como uma confirmação que Deus havia escolhido a Tribo de Levi para o sacerdócio e a Arão, representante dessa tribo, como líder religioso da nação.
Foi colocado na arca como um símbolo da Liderança Divina.
( Números 17:8 )
Uma porção do maná
O maná foi o alimento enviado por Deus para alimentar o povo de Israel quando estavam viajando pelo deserto a caminho da terra prometida. Era uma massa alimentícia que pela manhã estava ao alcance das pessoas enquanto o sol não o derretesse. Esse milagre aconteceu durante 40 anos, até quando eles entraram em Canaã.
Havia uma porção no maná na arca como símbolo da Proteção e Cuidado Divinos.
( Êxodo 16:4 )

O propiciatório
A tampa da arca recebeu o nome de propiciatório. Era feita de ouro puro e tinha dois anjos esculpidos e é interessante que eles ficavam olhando para o interior da arca, como se estivessem olhando para a Lei de Deus, que estava no seu interior.

Êxodo 25:17-22
O shekiná
O Shekiná estava em cima do propiciatório
Descrição dos querubins
Ezequiel 1:11
Quando Deus se manifesta em glória para a humanidade, por menor que seja, é sempre com esse perfil, para que não fôssemos consumidos. Existem sempre dois anjos cobridores e a presença da Glória Divina entre eles...
Isaias 37:16
Salmo 80:1
Assim que Adão e Eva foram expulsos do Éden, a Bíblia relata que dois anjos e uma espada que se revolvia ficou guardando a entrada do Jardim.
Gênesis 3:24
Essa espada flamejante era a presença da glória de Deus que se manifestava entre os querubins, assim como ela se manifestava em cima do propiciatório, entre os querubins.
Mostrando que essa espada era mesmo a Glória de Deus, temos no caso de Abel e Caim, como eles se portavam perante a presença de Deus.
Só Deus deve ser adorado
Mateus 4:10
Se só Deus deve ser adorado, Adão ia adorar à porta do jardim do Éden porque Deus estava ali.
Se Caim saiu da face do Senhor, ele esteve com o Senhor na porta do Éden.
Gênesis 4:14 e 16
A manifestação do Senhor entre os querubins se repete no velho testamento e no novo quando houve a transfiguração de Jesus no monte, onde Moisés e Elias fizeram as funções dos anjos cobridores.
Mateus 17:1-8
O véu
Havia um véu que fazia separação entre os dois compartimentos. Ele impedia que a arca fosse vista pelos sacerdotes durante os serviços normais do Santuário.
Êxodo 26:31
Êxodo 26:33
2 - O que havia dentro da arca?
Sua resposta está errada: As tábuas dos 10 mandamentos, a vara de Abraão e uma porção do maná
Resposta correta: As tábuas dos 10 mandamentos, a vara de Arão e uma porção do maná
O Santuário

A tenda

O lugar Santo
O altar de incenso
Havia um pequeno altar em frente ao véu, onde eram queimados incensos diariamente
Êxodo 30:1
Êxodo 30:6
Os incensos que subiam diariamente representavam as orações dos pecadores perdoados.
Apocalipse 8:3 e 4
O castiçal
O castiçal também era feito de ouro, tinha de estar com pelo menos uma lâmpada acesa durante todo o tempo, dia e noite, e ficava no lado sul do santuário.
Êxodo 25:31 e 37
Êxodo 26:35
Levítico 24:2-4
O profeta Zacarias teve uma visão que deu a ele um esclarecimento a respeito do castiçal. É muito interessante analisarmos essa visão e seus significados.

A Mesa dos pães
Do lado do norte, ou em frente ao castiçal, era colocado 12 pães, divididos em duas pilhas, com um pequeno incenso por cima deles. Esse pão era trocado uma vez por semana quando então era comido pelo sacerdote.
Êxodo 25:23
Êxodo 25:30
Êxodo 26:35
Levítico 24:5-9
Os pães representavam a Jesus. Foi Ele quem disse isso. Também é importante perceber a posição de onde essa mesa ficava no compartimento Santo com a rebelião de Satanás.
3 - O que havia dentro do lugar Santo?
Sua resposta está correta: O altar de incenso, a mesa dos pães e o castiçal
O Santuário

O castiçal

Para uma melhor compreensão do castiçal.

O profeta Zacarias viu um castiçal ou candelabro, e ele era relacionado com o Espírito Santo.
Zacarias 4:2-6
Além disso, dos lados havia dois ramos de oliveira de onde vertiam azeite no castiçal que se mantinha aceso.
O anjo também nomeou as oliveiras como sendo as duas testemunhas ou filhos do óleo.
Zacarias 4:12-14
O profeta João viu as duas testemunhas com poder, testemunhando por 1260 dias. As duas testemunhas ou os dois filhos do óleo são o Velho e o Novo Testamento. A figura que ele usa para mostrar é a mesma que o profeta Zacarias viu em sua visão.
Apocalipse 11:3 e 4
O Espírito Santo se manifestou como em línguas de fogo sobre os apóstolos.
Atos 2:3 e 4
Pela leitura dos versos bíblicos acima podemos ver que as duas oliveiras, ou as duas testemunhas, são o velho e o novo testamento, ou seja, a Bíblia. As oliveiras produzem o azeite, que é combustível para o fogo, o qual representa o Espírito Santo. O candelabro é de ouro, o qual representa o conhecimento da Palavra de Deus. Portanto, o Espírito só se manifesta em quem tem o conhecimento e pratica os ensinos da Bíblia. Se você quer ter a presença do Espírito em sua vida, então você precisa ter o conhecimento e praticar os ensinos da Palavra de Deus.
4 - Qual o simbolismo do castiçal?
Sua resposta está errada: Representa a luz do Evangelho
Resposta correta: Representa o Espírito Santo
O Santuário

A Mesa dos pães

No lugar santo do santuário ficava a mesa dos pães.
O simbolismo é claro. Deus quer ser para o seu povo a sua provisão diária. Deus é a nossa fonte de vida e subsistência.
Jesus: o Pão da Vida
Jesus mesmo se intitulou como o Pão da Vida.
João 6:48-51
No Santuário, a mesa dos pães sempre ficava no lado norte, e se ele representa a Cristo, podemos entender que Satanás sempre teve inveja de Jesus e não dos outros membros da Trindade.
Isaías trata da presunção de Satanás em querer ser igual a Deus, ou melhor, faz algumas ligações com o santuário, como as bandas do norte, posição de Jesus no Santuário, e o monte da Congregação, que o Santuário também era chamado de Tenda da Congregação.
Isaías 14:12-15
Isso também pode ser visto nas lamentações que as mulheres faziam por Tamuz, que estava do lado do norte.
Ezequiel 8:13-16
Tamuz era um deus pagão da fertilidade e também o nome de um mês babilônico, mês de plantio. Foi conhecido também como deus Esculápio, em Pérgamo, para onde os sábios babilônicos foram deportados. Era um deus serpente, símbolo da escola de medicina de Pérgamo, representado como uma serpente enrolada em um tronco morto a ao lado nasce um broto (Novo Dicionário Aurélio, Bíblia Sagrada Católica - 31ª edição, O Apocalipse Revelado).
5 - O que era feito com os pães após 7 dias?
Sua resposta está correta: Eram comidos pelo sacerdote

Exibições: 248

Comentar

Você precisa ser um membro de SAÚDE DO ESPÍRITO, ALMA E CORPO para adicionar comentários!

Entrar em SAÚDE DO ESPÍRITO, ALMA E CORPO

Membros

Notas

AMADOS, LEIAM OS TÓPICOS A PARTIR DA PÁGINA PRINCIPAL E VAMOS PARTICIPAR MAIS DA NOSSA REDE. QUE DEUS VOS GUARDE E ABENÇOE.

Criado por Pastora-Psicanalista MÉRCES 15 Maio 2009 at 16:48. Atualizado pela última vez por Pastora-Psicanalista MÉRCES 6 Dez, 2015.

CLICK BÍBLIA-DEBATES-TÓPICOS-FORUM

Criado por Pastora-Psicanalista MÉRCES 9 Ago 2013 at 13:16. Atualizado pela última vez por Pastora-Psicanalista MÉRCES 9 Ago, 2013.

SAÚDE INTEGRAL

© 2024   Criado por Pastora-Psicanalista MÉRCES.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço