Na vida espiritual todo cuidado é pouco e especialmente com as nossas palavras, portanto, a palavra de Deus adverte: Sabeis isto, meus amados irmãos; mas todo o homem seja pronto para ouvir, tardio para falar, tardio para se irar (Tg 1.19).
Segundo o moderno dicionário da língua portuguesa Michaelis, cuidado significa precaução, vigilância, atenção. As palavras sinônimos de cuidado são cautela, ponderação, prudência, tento, zelo, anteparo, circunspecção, desvelo. Segundo o dicionário da bíblia de Almeida,palavra é a expressão falada ou escrita,de pensamento.
No mundo em que vivemos a palavra cuidado deve fazer parte do vocabulário da nossa vida cotidiana. Ao amanhecer todos os dias temos o cuidado de escovar os nossos dentes objetivando com isso evitar as conhecidas cáries dentárias. No café da manhã temos o cuidado de nos alimentarmos com uma alimentação balanceada objetivando com isso enfrentarmos mais um dia com boa disposição. No almoço, no jantar o mesmo cuidado alimentício deve prevalecer. Ao enfrentar o trânsito a sinalização nos orienta para termos o cuidado de não transgredirmos as suas normas. Em um estabelecimento escolar o aluno deve ter o cuidado de chegar na hora certa e prestar atenção ao ensino da sala de aula lecionado pelo professor.Com a nossa saúde física, devemos ter o cuidado com aquilo que nós comemos,bebemos,com alguma atividade física,caminhada,etc. Também devemos ter o cuidado com a nossa aparência física,tais como higiene,asseio,roupas etc. Enfim, a palavra cuidado faz parte de um sábio viver.
Mas, porque Deus quer que tenhamos cuidado com as nossas palavras? Primeiramente eu desejo dizer que as palavras que pronunciamos estão ligadas a vida espiritual do homem.
Jesus no Sermão da montanha em uma de suas instruções ele falou para os seus discípulos: Seja, porém, o vosso falar: Sim, sim; não, não, porque o que passa disso é de procedência maligna. Eu aproveito o ensejo e pergunto: Como você pronuncias as suas palavras em seu ambiente de trabalho, em sua convivência familiar, com os seus irmãos da igreja, com a sua vizinhança, na sociedade em que você convive? O que você fala diz muito de você. Como as pessoas te conhecem? Será que você é uma pessoa que tem uma palavra agradável como diz a palavra de Deus? Existem pessoas que ninguém acredita em nenhuma de suas palavras, pois ele só profere mentiras e esta fama lhe acompanha. O homem de Deus ele precisa ter palavra temperada com sal.
Será que você nunca teve conhecimento na sociedade em que convive de alguém que morreu por causa de sua língua? Será que não existem pessoas que já são conhecidas pela sua língua, pois já gostam de falar da vida dos outros? Será que nas igrejas sempre tem aqueles que gostam de falar da vida dos outros?
Cuidado com a língua, pois a bíblia diz: A língua também é um fogo; como mundo de iniquidade, a língua está posta entre os nossos membros, e contamina todo o corpo, e inflama o curso da natureza, e é inflamada pelo inferno (Tg 3.6).
Portanto, como genuíno cristão, a nossa boca deve ser um canal de bênçãos para a igreja, para a família, para a sociedade, sabendo que do fruto da boca cada um comerá o bem.

Exibições: 107

Comentar

Você precisa ser um membro de SAÚDE DO ESPÍRITO, ALMA E CORPO para adicionar comentários!

Entrar em SAÚDE DO ESPÍRITO, ALMA E CORPO

Membros

Notas

AMADOS, LEIAM OS TÓPICOS A PARTIR DA PÁGINA PRINCIPAL E VAMOS PARTICIPAR MAIS DA NOSSA REDE. QUE DEUS VOS GUARDE E ABENÇOE.

Criado por Pastora-Psicanalista MÉRCES 15 Maio 2009 at 16:48. Atualizado pela última vez por Pastora-Psicanalista MÉRCES 6 Dez, 2015.

CLICK BÍBLIA-DEBATES-TÓPICOS-FORUM

Criado por Pastora-Psicanalista MÉRCES 9 Ago 2013 at 13:16. Atualizado pela última vez por Pastora-Psicanalista MÉRCES 9 Ago, 2013.

SAÚDE INTEGRAL

© 2024   Criado por Pastora-Psicanalista MÉRCES.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço