O Cristão Pode Ser Espírita?

ASSIM COMO NÃO existe cristianismo espírita não pode existir espiritismo cristão. O cristão espírita nem é espírita nem cristão. Quem assim vive, coxeia entre dois pensamentos. Ninguém pode seguir dois caminhos ao mesmo tempo.

O espiritismo não crê nos milagres de Jesus. Só acredita naquilo que pode ser explicado pelas leis da Natureza. Dito isto, não crê na ressurreição corporal de Jesus, nem na ressurreição de Lázaro, do filho da viúva de Naim e da filha de Jairo. Ora, quem não crê na ressurreição de Jesus não entra no reino de Deus (Rm 10.9).

O espiritismo não crê na existência de Satanás e dos anjos decaídos, os demônios. Ora, Jesus disse que “o fogo eterno foi preparado para o diabo e seus anjos” e para todos os que não O tenham como Senhor e Salvador (Mt 25.41). Trata-se de uma penitenciária de segurança máxima. Jesus expulsou Satanás de Sua presença (Mt 4.10). Se Satanás fosse um espírito desencarnado, ainda que inclinado a fazer o mal, Jesus o trataria com misericórdia e nenhum inferno estaria preparado para ele. Convém lembrar que a doutrina espírita da reencarnação dá oportunidade a que todos se aperfeiçoem.

O espiritismo não crê na divindade de Jesus, e em conseqüência não crê na Trindade, isto é, no Deus subsistente em três pessoas co-eternas e co-existentes. Porém, a Bíblia diz que o Verbo, que era Deus, se fez carne e habitou entre nós (Jo 1.1,2, 14). No Evangelho Segundo o Espiritismo (ESE), Allan Kardec examinou o capítulo segundo de S. João, mas não examinou o primeiro. Por quê? Se tivesse lido com atenção, quem sabe teria mudado de idéia.

O espiritismo não crê no Espírito Santo como pessoa da Trindade. Mas Jesus falou dEle usando o artigo definido: “Mas aquele Consolador, o Espírito Santo, que o Pai enviará em meu nome, vos ensinará todas as coisas e vos fará lembrar de tudo quanto vos tenho dito” (Jo 14.26). Em vez de crer no que está escrito nas Sagradas Escrituras, Kardec preferiu ouvir os “desencarnados”. Por isso, escreveu: “O espiritismo vem, na época predita, cumprir a promessa do Cristo. O espiritismo realiza o que Jesus disse do Consolador prometido” (ESE, Cap VI, item 4). Isto é, o espiritismo é o Espírito Santo de que falou Jesus. Os discípulos esperariam dezessete séculos até que surgisse o espiritismo para que se lembrassem de tudo quanto Jesus disse. E nós cristãos, que somos templo do Espírito Santo (Rm 8.9; 1 Co 3.16), ficaríamos por todo esse tempo sem a Sua presença para nos convencer do pecado, da justiça e do juízo (Jo 16.8).

O plano de salvação dos homens no espiritismo é completamente diferente do de Deus. Lá, os desencarnados devem retornar muitas vezes à vida na terra, até atingirem a perfeição. No cristianismo, a salvação é garantida pelo arrependimento e a fé no Senhor Jesus, aceitando-O como seu Senhor e suficiente Salvador (Jo 3.18; Ef 2.8,9; Rm 10.9). Foi o que aconteceu com o ladrão crucificado ao lado de Jesus. Recebeu de Jesus a confirmação de sua salvação, sem a necessidade de novas vidas aqui na terra: “Na verdade te digo que hoje estarás comigo no paraíso” (Lc 23.43).

Por essas e outras, o cristão não pode, não deve e não é espírita. Ou é uma coisa ou outra. Tem o homem plena liberdade de escolher qual o caminho a seguir.

Escrito por Don Fernando - missionário

Exibições: 203

Comentar

Você precisa ser um membro de SAÚDE DO ESPÍRITO, ALMA E CORPO para adicionar comentários!

Entrar em SAÚDE DO ESPÍRITO, ALMA E CORPO

Comentário de Fabricio em 21 junho 2012 às 13:09

Cada um tem uma visão, eu tenho raízes católicas, mas virei espírita. Só pra vocês entenderem, Deus não pode ser justos com as pessoas, se uma pessoa desencarna com 90 anos e tem muito tempo para desviar sua conduta ou não com uma criança que desencarna com 4 anos e nem tempo para isso. Por isso, Deus dá mais uma chance das pessoas reencarnarem e se desenvolver e evoluir.

Comentário de APÓSTOLO TITO BERRY em 14 abril 2012 às 13:05

Ambas as postagens, do Don Fernando e da Pastora Mérces, endosso totalmente! Há um ÚNICO CAMINHO A DEUS. Os outros, são os caminhos pelos quais os seres humanos nos desviamos, criando-os na nossa perdição e morte espiritual, como o Filho que foi embora do Pai em Lucas 15. Mas o Pai celestial espera sem cessar por todas as suas criaturas e filhos, sejam "ovelhas perdidas" ou "mortos" (separados de Deus) por andar por caminhos que parecem bons no inicio, mas que seu fim é a morte.

Comentário de geralda maximo ferreira em 29 março 2012 às 13:51

Só o Senhor é digno de toda honra e toda a Gloria Aleluia !!!!!!

Comentário de Pastora-Psicanalista MÉRCES em 27 março 2012 às 13:24

Esta é uma verdade; pois pelo espiritismo, é necessário o aperfeiçoamento do homem através da reencarnação; então, fica a pergunta: Jesus Cristo não pagou o Alto preço pela Salvação do mundo, por uma "única vez"? Pela verdade eterna; através do maior estágio do sofrimento humano, Jesus Cristo foi levado à morte, e morte de cruz. Foi enterrado e ressuscitado ao terceiro dia. O homem recebe a justificação e Salvação Eterna; somente pelo reconhecimento e arrependimento de seu estado de pecador, pois era destinado à morte eterna. A Bíblia Sagrada diz que todos pecaram e carecem da glória de Deus, carecem da Salvação Eterna. O homem, quando entende o seu estado decaído e eterno; ou seja, tendo sua morte eterna como destino; se prosta diante do Eterno Deus, reconhece que Jesus pagou pela sua vida, e espiritualmente morre com Jesus e Ressuscita com Ele. Nesta condição de nascido de novo, passa a ter o direito de ser feito "filho de Deus", o qual antes, pelo pecado, tinha o seu lugar no mundo como criatura de Deus. A salvação e justificação do homem; foi comprada por Jesus através do Seu sangue, derramado na cruz e por uma única vez. A bíblia diz que: O sacrifício de Cristo é eficaz para sempre. "Ora, neste caso, seria necessário que Ele tivesse sofrido muitas vezes desde a fundação do mundo; agora, porém, ao se cumprirem os tempos, se manifestou uma vez por todas, para aniquilar, pelo sacrifício de si mesmo, o pedo. E, assim aos homens está ordenando morrerem uma vez, e depois disto o juízo (hebreus 9.26-27). Pastora Mérces.

Membros

Notas

AMADOS, LEIAM OS TÓPICOS A PARTIR DA PÁGINA PRINCIPAL E VAMOS PARTICIPAR MAIS DA NOSSA REDE. QUE DEUS VOS GUARDE E ABENÇOE.

Criado por Pastora-Psicanalista MÉRCES 15 Maio 2009 at 16:48. Atualizado pela última vez por Pastora-Psicanalista MÉRCES 6 Dez, 2015.

CLICK BÍBLIA-DEBATES-TÓPICOS-FORUM

Criado por Pastora-Psicanalista MÉRCES 9 Ago 2013 at 13:16. Atualizado pela última vez por Pastora-Psicanalista MÉRCES 9 Ago, 2013.

SAÚDE INTEGRAL

© 2024   Criado por Pastora-Psicanalista MÉRCES.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço