José está no rol dos heróis da fé, porque mesmo sendo invejado e vendido como escravo pelos seus irmãos aos Ismaelitas foi fiel ao seu Deus e o seu Deus foi fiel para com ele.
Segundo o Dicionário da Bíblia de Almeida o nome José significa Deus aumenta? Ele acrescenta? Filho de Jacó e Raquel (Gên. 30.22-24). Foi vendido ao Egito pelos irmãos (Gên. 37), onde, após uma série de dificuldades, tornou-se ministro de Faraó (Gên. 39-41). Salvou os próprios irmãos e seu pai da fome, trazendo-os para Gósen, no Egito (Gên. 42-47). Morreu com 110 anos, e seus ossos foram levados a Siquém (Js 24.32).
José era um jovem de dezessete anos e sua atividade laboral era de apascentar as ovelhas com seus irmãos (Gên. 37.2). Era um jovem obediente ao seu pai (Gên. 37.13-14). Também era um jovem temente a Deus (Gên. 39.9). José era um jovem que Deus era com ele (Gên. 39.2). Com tantas virtudes espirituais o que esperar de um jovem assim? Talvez alguém pensasse que José seria reconhecido por todos os homens e seria valorizado em seu seio familiar. No meio familiar foi aonde José encontrou a mais ferrenha oposição. A Bíblia diz que José ao dizer os seus sonhos, os seus irmãos o invejavam (Gên. 37.10-11). A inveja é mencionada por Paulo como uma obra da carne(Gal. 5.21).Eu creio que nunca passou pela cabeça de José que os seus próprios irmãos o iriam vende-lo como escravo. Porém, isso aconteceu, mas está escrito na Bíblia que o Senhor estava com José (Gên. 39.2). A história de José nos ensina que nesta vida transitória aqueles que temem a Deus está passível de enfrentar, invejas, tribulação, tentação e adversidades em geral. É importante salientar que ser fiel a Deus neste mundo significa está passível de se pagar um alto preço. A prova de ser vendido como escravo pelos seus irmãos foi algo permitido por Deus e que às vezes não compreendemos naquele momento e só entenderemos mais tarde. Em toda esta prova ora enfrentada por José o mais importante era que Deus era com ele. Esse exemplo ocorrido na vida de José nos mostra que aqui nesta vida ímpia ser fiel a Deus é estarmos sempre passíveis de enfrentar provas. Eu faço a seguinte indagação: Se você estivesse no lugar de José o que você faria? A prova que José enfrentou não somente envolvia a inveja dos seus irmãos, mas também a saudade de sua terra natal, pois foi morar em terra estranha, povo estranho e principalmente costumes e deuses estranhos no Egito e longe de seu pai Jacó. Quantas vezes lamentamos passar por uma pequena prova e nos esquecemos que José enfrentou uma tremenda prova e foi fiel ao seu Deus e mesmo em terra estranha o seu Deus era com ele e lhe concedeu uma grande vitória. Não é em vão que Deus permitiu que fosse registrada na Bíblia a história de José. Que sirva de exemplo e de estímulo para aqueles que querem a gradar a Deus e fazer a sua vontade aqui neste mundo. Eu não encontrei em nenhuma parte do registro bíblico da vida de José lamentações, reclamações, revolta, indignação por está enfrentando essa difícil, mas não impossível prova.
Vivemos em um mundo pagão e neste mundo quantas provas ou dificuldades o cristão está passível de passar. Porém para nós o exemplo de José nos faz refletir o quanto Deus cuida de nós e é fiel para conosco estando com o seu povo em toda e qualquer situação e dizendo para nós: Não temas porque eu estou contigo e comigo está a tua vitória.

Exibições: 175

Comentar

Você precisa ser um membro de SAÚDE DO ESPÍRITO, ALMA E CORPO para adicionar comentários!

Entrar em SAÚDE DO ESPÍRITO, ALMA E CORPO

Membros

Notas

AMADOS, LEIAM OS TÓPICOS A PARTIR DA PÁGINA PRINCIPAL E VAMOS PARTICIPAR MAIS DA NOSSA REDE. QUE DEUS VOS GUARDE E ABENÇOE.

Criado por Pastora-Psicanalista MÉRCES 15 Maio 2009 at 16:48. Atualizado pela última vez por Pastora-Psicanalista MÉRCES 6 Dez, 2015.

CLICK BÍBLIA-DEBATES-TÓPICOS-FORUM

Criado por Pastora-Psicanalista MÉRCES 9 Ago 2013 at 13:16. Atualizado pela última vez por Pastora-Psicanalista MÉRCES 9 Ago, 2013.

SAÚDE INTEGRAL

© 2024   Criado por Pastora-Psicanalista MÉRCES.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço