Insônia? 20 dicas para acabar com ela.

O sono tem função de descanso e reparo dos desgastes físicos e mentais. É um estado não homogêneo: quietude, movimentação e atividade psíquica especial. Dormir bem não é só uma forma de descanso, é a garantia de uma vida saudável e mais longa.
Para pessoas que não apresentam distúrbios do sono e querem manter um repouso tranquilo, segue abaixo 20 dicas para garantir um bom sono noturno:

1- Acordar todos os dias no mesmo horário.

2- Fazer exercícios físicos diariamente, pelo menos 20 minutos. O melhor horário para praticar atividades físicas é no final da tarde ou de manhã. Evite esforços físicos após às 18 horas.

3- Evitar estimulantes como café (não consumir após às 16 horas ou no período de seis horas antes de se deitar), chocolate e refrigerantes.

4- Não fumar. A nicotina é ainda mais estimulante do que a cafeína.

5- Evitar o consumo de bebidas alcoólicas. Embora o álcool seja sonífero, deve-se tomar cuidado com a quantidade e o horário em que é ingerido, pois pode antecipar ou tardar o sono.

6- Não dormir mais do que o necessário.

7- Evitar dormir à tarde, principalmente se a pessoa tem problemas para dormir no período noturno.

8- Não comer em excesso antes de deitar, nem dormir com fome. Faça um lanche leve (bolachas salgadas, leite, queijo branco).

9- Esquecer os problemas e responsabilidades na hora de dormir.

10- Relaxar. Tomar uma ducha, ler um livro ou ouvir uma boa música pode ajudar muito a conciliar o sono. Procure fazer dessas tarefas como um ritual do sono a ser repetido todas as noites.

11- Não vá para a cama sem estar com sono.

12- Nos fins de semana, procure acordar no mesmo horário que está acostumado no decorrer da semana. Se for difícil, durma duas horas a mais, apenas.

13- Evite cochilos.

14- Use o senso comum para fazer seu ambiente apropriado para o sono. A temperatura deve ser adequada, com o mínimo possível de som, barulho e luz.

15- Evite muito líquido.

16- Se acordar no meio da noite, não coma. Assim você começará a acordar sempre no mesmo horário e com fome.

17- Não use sua cama ou quarto para outra atividade que não seja dormir. A única exceção a essa regra é a atividade sexual.

18- Use sua posição de dormir preferida em combinação com seu travesseiro e seu cobertor prediletos.

19- Quando estiver na cama, apague as luzes com a intenção de adormecer logo. Se você não consegue dormir em pouco tempo ( em torno de 10 minutos), levante da cama e vá para outro cômodo.

20- Ao tentar adormecer, faça alguma atividade tranquila até começar a sentir sono de novo e então retorne ao quarto para dormir.

POSTAGEM E FOTO: Pastora Mérces

Escrito por Reginaldo do Carmo Aguiar
Psicólogo clínico comportamental, analista do comportamento e estudioso das Neurociências.
http://www.psicnet.psc.br/

Fonte: Idmed - O seu prontuário eletrônico

Exibições: 104

Comentar

Você precisa ser um membro de SAÚDE DO ESPÍRITO, ALMA E CORPO para adicionar comentários!

Entrar em SAÚDE DO ESPÍRITO, ALMA E CORPO

Membros

Notas

AMADOS, LEIAM OS TÓPICOS A PARTIR DA PÁGINA PRINCIPAL E VAMOS PARTICIPAR MAIS DA NOSSA REDE. QUE DEUS VOS GUARDE E ABENÇOE.

Criado por Pastora-Psicanalista MÉRCES 15 Maio 2009 at 16:48. Atualizado pela última vez por Pastora-Psicanalista MÉRCES 6 Dez, 2015.

CLICK BÍBLIA-DEBATES-TÓPICOS-FORUM

Criado por Pastora-Psicanalista MÉRCES 9 Ago 2013 at 13:16. Atualizado pela última vez por Pastora-Psicanalista MÉRCES 9 Ago, 2013.

SAÚDE INTEGRAL

© 2024   Criado por Pastora-Psicanalista MÉRCES.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço