Fibromialgia. Você sabe o que é?
O que é fibromialgia?

A fibromialgia é caracterizada por dor músculo-esquelética generalizada acompanhada de fadiga, prejuízo do sono, problemas de humor e de memória. Acredita-se que esta condição amplifica as sensações dolorosas, afetando a maneira como o cérebro processa os sinais de dor. As mulheres são muito mais propensas a desenvolver a patologia que os homens.

Os sintomas começam às vezes após um trauma físico, cirurgia, infecção ou estresse psicológico. Em outros casos, surgem gradualmente e se acumulam ao longo do tempo sem ter um evento desencadeante.

Embora não haja cura, uma variedade de medicamentos pode ajudar a controlar os sintomas. Exercícios físicos regulares, técnicas de relaxamento e redução do estresse também podem colaborar.

Quais são os sintomas?

A dor é descrita como constante e parece acometer todo o corpo. Há uma dor adicional quando exerce-se uma pressão firme em áreas específicas, os chamados “pontos sensíveis” ou “pontos fibromiálgicos”. São 18 pontos simétricos.

As localizações incluem:

Região suboccipital (atrás da cabeça).
No músculo trapézio (em cima do ombro e nas costas).
Na região supraespinhal.
No pescoço.
Na articulação condrocostal (onde a segunda costela se insere no osso esterno).
Nos joelhos (principalmente na parte de trás dos joelhos).
Na região onde o fêmur se encaixa na bacia.
Na região glútea.
Do lado do cotovelo.

Pessoas com fibromialgia frequentemente acordam cansadas, apesar de terem dormido por longos períodos de tempo. O sono é interrompido pela dor e muitos pacientes apresentam outros distúrbios do sono, como a síndrome das pernas inquietas e a apneia do sono.

Muitos pacientes que têm fibromialgia também pode ter:

Fadiga
Ansiedade
Depressão
Endometriose
Dores de cabeça tensionais
Síndrome do intestino irritável
Distúrbios da articulação temporomandibular (ATM)

Caso você apresente alguns desses sintomas procure um clínico geral ou um reumatologista. Eles podem ajudar a esclarecer as suas dúvidas sobre esta e outras condições de saúde.

Quais são as causas?


A causa ainda é desconhecida, mas provavelmente envolve uma variedade de fatores que trabalham juntos. São eles:

Fatores genéticos. A fibromialgia tende a estar presente em membros de uma mesma família, podendo haver certas mutações genéticas que tornam mais suscetível o desenvolvimento da doença.
Infecções. Algumas doenças parecem desencadear ou agravar o quadro.
Traumas físicos ou emocionais. Transtorno de estresse pós-traumático tem sido associado à fibromialgia.

Por que as pessoas com fibromialgia sentem dor?

Existe atualmente uma teoria chamada de sensibilização central. Esta teoria afirma que pessoas com fibromialgia têm um limiar menor para dor por causa da sensibilidade aumentada no cérebro aos sinais de dor.

Os investigadores acreditam que haja um aumento anormal dos níveis de certas substâncias químicas (neurotransmissores) no cérebro responsáveis pelo sinal de dor. Além disso, os receptores cerebrais da dor parecem desenvolver uma espécie de memória e tornam-se mais sensíveis, ou seja, reagem mais aos sinais de dor.

Existem fatores de risco para a fibromialgia?

Sexo feminino. As mulheres apresentam mais a doença do que os homens.
História familiar. É mais provável que você desenvolva fibromialgia se tiver um parente já diagnosticado com esta condição.
Fatores reumáticos. Se você tem uma doença reumática, como artrite reumatoide ou lúpus, você pode ser mais propenso a desenvolver a fibromialgia.

A doença leva a alguma complicação futura?


A fibromialgia geralmente não leva a outras condições ou doenças futuras. Mas a dor e as alterações do sono podem interferir na sua habilidade para o trabalho. A frustração de lidar com uma condição muitas vezes incompreendida também pode resultar em depressão e ansiedade.

Como é feito o diagnóstico?

Seu médico provavelmente irá perguntar quais são os pontos dolorosos e a frequência da dor, se você tem alguma dificuldade para descansar ou acha que o seu sono não é um descanso reparador, se está se sentindo deprimido ou ansioso, se você apresenta alguma outra doença, etc.

No exame físico, o médico irá palpar os 18 pontos fibromiálgicos exercendo certa pressão no local.

Em 1990, o American College of Rheumatology (ACR) estabeleceu dois critérios para o diagnóstico da fibromialgia:

Dor generalizada com duração mínima de três meses.
Pelo menos 11 pontos fibromiálgicos positivos ao exame.

Não há nenhum teste de laboratório para confirmar o diagnóstico de fibromialgia, mas o médico pode precisar excluir outras condições que tenham sintomas semelhantes como doenças musculares e neurológicas. Para isso, às vezes são solicitados exames complementares como hemograma completo, velocidade de hemossedimentação (VHS), testes de função da tireoide dentre outros.

Existe tratamento?


Em geral, os tratamentos para a fibromialgia incluem medicação para reduzir a dor e melhorar o sono. A ênfase está em minimizar os sintomas e melhorar a saúde geral.

Podem ser usados analgésicos como o paracetamol e o tramadol, ou drogas antiinflamatórias não-esteroides (AINEs) como o ibuprofeno ou o naproxeno sódico.

Às vezes são necessários antidepressivos como duloxetina, amitriptilina ou fluoxetina. Consulte um médico. Só ele pode orientá-lo sobre o melhor tratamento para a sua condição.

Existem outros cuidados que ajudam no tratamento?

Alguns cuidados são fundamentais para o tratamento da fibromialgia:

Reduzir o estresse.
Dar-se um tempo a cada dia para relaxar.
Aprender a dizer não sem culpa.
Pessoas que param de trabalhar tendem a ficar pior do que aquelas que permanecem ativas.
Aprender técnicas de relaxamento.
Fazer uma atividade física orientada por um médico. Em um primeiro momento, o exercício pode aumentar a dor. Mas fazer isso de forma gradual e regular muitas vezes diminui os sintomas. Exercícios adequados incluem caminhada, ciclismo, dança, natação e hidroginástica. Um fisioterapeuta pode ajudá-lo a desenvolver um programa de exercícios em casa. Exercícios com levantamento de pesos parecem piorar os sintomas.
Exercícios de alongamento, melhora da postura (yoga, RPG, Pilates) e relaxamento também ajudam bastante.
Manter um estilo de vida saudável: comer alimentos saudáveis, limitar a ingestão de cafeína, fazer algo que você acha agradável todos os dias.
Alguns estudos indicam que a acupuntura ajuda a aliviar os sintomas da fibromialgia, enquanto outros não mostram nenhum benefício desta terapia.
Massagem. Ela envolve o uso de diferentes técnicas de manipulação dos músculos e dos tecidos moles. A massagem pode reduzir a frequência cardíaca, relaxar os músculos, melhorar a amplitude de movimento nas articulações e aumentar a produção de analgésicos naturais no organismo.

ABC.MED.BR, 2011. Fibromialgia. Você sabe o que é?. Disponível em: a href="http://www.abc.med.br/p/saude-da-mulher/182650/fibromialgia+voce+sabe+o+que+e.htm">http://www.abc.med.br/p/saude-da-mulher/182650/fibromialgia+voce+sabe+o+que+e.htm>. Acesso em: 6 jul. 2011.

Exibições: 153

Comentar

Você precisa ser um membro de SAÚDE DO ESPÍRITO, ALMA E CORPO para adicionar comentários!

Entrar em SAÚDE DO ESPÍRITO, ALMA E CORPO

Membros

Notas

AMADOS, LEIAM OS TÓPICOS A PARTIR DA PÁGINA PRINCIPAL E VAMOS PARTICIPAR MAIS DA NOSSA REDE. QUE DEUS VOS GUARDE E ABENÇOE.

Criado por Pastora-Psicanalista MÉRCES 15 Maio 2009 at 16:48. Atualizado pela última vez por Pastora-Psicanalista MÉRCES 6 Dez, 2015.

CLICK BÍBLIA-DEBATES-TÓPICOS-FORUM

Criado por Pastora-Psicanalista MÉRCES 9 Ago 2013 at 13:16. Atualizado pela última vez por Pastora-Psicanalista MÉRCES 9 Ago, 2013.

SAÚDE INTEGRAL

© 2024   Criado por Pastora-Psicanalista MÉRCES.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço