É no dia 1º de maio que é comemorado internacionalmente o dia do trabalhador,porém, é nas escrituras aonde encontramos Deus ordenando ao homem para trabalhar,objetivando com isso suprir às suas necessidades básicas.

Dia do Trabalhador no Brasil

Segundo a fonte de pesquisa Wikipédia, até o início da Era Vargas (1930-1945) certos tipos de agremiação dos trabalhadores fabris eram bastante comuns, embora não constituísse um grupo político muito forte, dado a pouca industrialização do país. Esta movimentação operária tinha se caracterizado em um primeiro momento por possuir influências do anarquismo e mais tarde do comunismo, mas com a chegada de Getúlio Vargas ao poder, ela foi gradativamente dissolvida e os trabalhadores urbanos passaram a ser influenciados pelo que ficou conhecido como trabalhismo.
Até então, o Dia do Trabalhador era considerado por aqueles movimentos anteriores (anarquistas e comunistas) como um momento de protesto e crítica às estruturas sócio-econômicas do país. A propaganda trabalhista de Vargas, sutilmente, transforma um dia destinado a celebrar o trabalhador no Dia do Trabalhador. Tal mudança, aparentemente superficial, alterou profundamente as atividades realizadas pelos trabalhadores a cada ano, neste dia. Até então marcado por piquetes e passeatas, o Dia do Trabalhador passou a ser comemorado com festas populares, desfiles e celebrações similares. Atualmente, esta característica foi assimilada até mesmo pelo movimento sindical: tradicionalmente a Força Sindical (uma organização que congrega sindicatos de diversas áreas, ligada a partidos como o PDT) realiza grandes shows com nomes da música popular e sorteios de casa própria. Na maioria dos países industrializados, o 1º de maio é o Dia do Trabalho. Comemorada desde o final do século XIX, a data é uma homenagem aos oito líderes trabalhistas norte-americanos que morreram enforcados em Chicago (EUA), em 1886. Eles foram presos e julgados sumariamente por dirigirem manifestações que tiveram início justamente no dia 1º de maio daquele ano. No Brasil, a data é comemorada desde 1895 e virou feriado nacional em setembro de 1925 por um decreto do presidente Artur Bernardes.
Aponta-se que o caráter massificador do Dia do Trabalhador, no Brasil, se expressa especialmente pelo costume que os governos têm de anunciar neste dia o aumento anual do salário mínimo. Outro ponto muito importante atribuído ao dia do trabalhador foi a criação da Consolidação das Leis do Trabalho - CLT, em 01 de maio de 1943.
Segundo o dicionário Michaelis da língua portuguesa comemoração é o preito em homenagem ou memória de pessoa ilustre ou de fato histórico importante. Também é sinônimo de comemoração:acontecimento,festa,recordação e solenidade.
No mundo a comemoração do Dia do Trabalhador se dá geralmente com apresentações musicais, caminhadas ao som de trio elétrico, geralmente promovido pelos sindicatos de trabalhadores.
As igrejas cristãs geralmente não tem tradição em comemorar o Dia do Trabalhador, porém, é na bíblia aonde encontramos o nome do primeiro trabalhador entre os homens, o pagamento do salário do trabalhador, a refutação de Deus ao pagamento de salário c/atraso, a condenação dos ricos opressores.
Após a queda do homem, houve uma determinação de Deus para o primeiro homem, Adão, conforme está escrito: No suor do teu rosto, comerás o teu pão, até que te tornes à terra; porque dela foste tomado, porquanto és pó e em pó te tornarás (Gn 3.19). Neste versículo, entendemos que foi para Adão que Deus recomendou que ele trabalhasse e com isso tivesse condições suficiente para comer o pão nosso de cada dia, sendo até aos dias atuais a maneira justa para todos os homens suprirem honestamente as suas necessidades básicas tais como comer, beber e vestir. Isso denota que todo trabalhador deve ser bem remunerado a ponto de o seu salário suprir às suas necessidades básicas. Também encontramos neste versículo a alusão ao primeiro trabalhador da raça humana, chamado de Adão.
No livro de Gênesis encontramos um exemplo de patrão ou empregador representado por Labão e servo ou empregado representado por Jacó, conforme está escrito em Gn 29.15,18.
No livro de Êxodo encontramos um bom exemplo de pagamento do salário quando a filha de Faraó determinou pagamento de salário a própria mãe do menino Moisés para criá-lo, conforme está escrito em Ex 2.1-10.
Também encontramos na bíblia a recomendação de Deus para o patrão pagar em dia o salário do jornaleiro ou trabalhador e não c/atraso, conforme está escrito em Lv 19.13; Dt 24.14-15.
No livro de Tiago, encontramos Deus condenando os ricos opressores, ou seja, aqueles que exploram, que não concede justamente os direitos dos seus trabalhadores e muitas vezes lhes paga um salário indigno, conforme está escrito em Tg 5.1-6.
O Apóstolo Paulo escrevendo a carta aos tessalonicenses recomenda aos cristãos de Tessalônica a trabalharem se quiserem comer o pão cotidiano, conforme está escrito em II Tess 3.6-12.
Portanto, nós como cristãos, devemos reconhecer que o trabalho veio de Deus e devemos ser trabalhadores exemplares, sabendo não somente dos direitos, mas também dos deveres, e que é através dele que suprimos às nossas necessidades básicas.

Exibições: 78

Comentar

Você precisa ser um membro de SAÚDE DO ESPÍRITO, ALMA E CORPO para adicionar comentários!

Entrar em SAÚDE DO ESPÍRITO, ALMA E CORPO

Membros

Notas

AMADOS, LEIAM OS TÓPICOS A PARTIR DA PÁGINA PRINCIPAL E VAMOS PARTICIPAR MAIS DA NOSSA REDE. QUE DEUS VOS GUARDE E ABENÇOE.

Criado por Pastora-Psicanalista MÉRCES 15 Maio 2009 at 16:48. Atualizado pela última vez por Pastora-Psicanalista MÉRCES 6 Dez, 2015.

CLICK BÍBLIA-DEBATES-TÓPICOS-FORUM

Criado por Pastora-Psicanalista MÉRCES 9 Ago 2013 at 13:16. Atualizado pela última vez por Pastora-Psicanalista MÉRCES 9 Ago, 2013.

SAÚDE INTEGRAL

© 2024   Criado por Pastora-Psicanalista MÉRCES.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço