ESGOTAMENTO
O Esgotamento tem origem em duas ocasiões: primeiro, quando a situação à qual o indivíduo terá que adaptar-se (estímulo externo ou interno) for indesejável ou desagradável e persistir por muito tempo.

Nesse caso há um esgotamento por falência adaptativa devido aos esforços (emocionais) para superar uma situação indesejável persistente, seja considerada indesejável do ponto de vista subjetivo ou objetivo.

Isso quer dizer que o estímulo para o stress seria ameaçador tanto para a pessoa que à ele reage quanto para terceiros, se esses fossem submetidos ao mesmo estímulo.

Em segundo lugar, quando a pessoa não dispõe de uma estabilidade emocional suficientemente adequada para adaptar-se à estímulos não tão traumáticos, objetivamente falando.

Isso quer dizer que a pessoa sucumbiria emocionalmente à situações não tão agressivas à outros colocados na mesma situação mas, não obstante, agressivas particularmente à ela.

ESGOTAMENTO é um termo leigo, mas correto
O termo Esgotamento é, atualmente, de uso corrente entre as pessoas participantes daquilo que chamamos vida moderna.

Ninguém gosta de pensar na Ansiedade, no Stress, no Esgotamento ou na Depressão como formas de algum transtorno emocional, é claro.

Isso pode parecer muito próximo do descontrole, da piração ou da loucura e, como de fato, todos temos a possibilidade de sermos afetados pelo stress, pelo esgotamento ou pela Depressão, pelo menos alguma vez na vida, então será melhor não considerá-los como formas de algum transtorno emocional.

Realmente, o stress, o esgotamento, a ansiedade e a Depressão não devem ser confundidos com a loucura.
Também o transtorno emocional não deveria ser considerado uma forma de insanidade.

Mas, como não pretendemos lidar aqui com certos preconceitos populares, vamos continuar achando que stress é aquilo que freqüentemente nós mesmos experimentamos, esgotamento e ansiedade são coisas possíveis de acontecer com nossos entes mais queridos, transtornos emocionais podem acometer parentes mais distantes e a loucura é algo só possível nos outros desconhecidos.
Portal da Psiquiatria

POSTADO POR Pastora Mérces.31-07-09

Exibições: 40

Comentar

Você precisa ser um membro de SAÚDE DO ESPÍRITO, ALMA E CORPO para adicionar comentários!

Entrar em SAÚDE DO ESPÍRITO, ALMA E CORPO

Membros

Notas

AMADOS, LEIAM OS TÓPICOS A PARTIR DA PÁGINA PRINCIPAL E VAMOS PARTICIPAR MAIS DA NOSSA REDE. QUE DEUS VOS GUARDE E ABENÇOE.

Criado por Pastora-Psicanalista MÉRCES 15 Maio 2009 at 16:48. Atualizado pela última vez por Pastora-Psicanalista MÉRCES 6 Dez, 2015.

CLICK BÍBLIA-DEBATES-TÓPICOS-FORUM

Criado por Pastora-Psicanalista MÉRCES 9 Ago 2013 at 13:16. Atualizado pela última vez por Pastora-Psicanalista MÉRCES 9 Ago, 2013.

SAÚDE INTEGRAL

© 2024   Criado por Pastora-Psicanalista MÉRCES.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço