CINCO DETERMINANTES PARA TERMOS UMA VIDA FELIZ E ABENÇOADA

Sl 37.1-7: “Não te indignes por causa dos malfeitores, nem tenhas inveja dos que praticam a iniquidade. 2 Pois eles dentro em breve definharão como a relva e murcharão como a erva verde. 3 Confia no SENHOR e faze o bem; habita na terra e alimenta-te da verdade. 4 Agrada-te do SENHOR, e ele satisfará os desejos do teu coração. 5 Entrega o teu caminho ao SENHOR, confia nele, e o mais ele fará. 6 Fará sobressair a tua justiça como a luz e o teu direito, como o sol ao meio-dia. 7 Descansa no SENHOR e espera nele, não te irrites por causa do homem que prospera em seu caminho, por causa do que leva a cabo os seus maus desígnios”.

A Palavra de Deus é a bússola que nos mostra o caminho para sermos felizes e abençoados. Nos versículos acima encontramos cinco determinantes para uma vida feliz, isto é, cinco pejorativa que Deus quer de nós para termos uma vida de prosperidade.

I. CONFIA NO SENHOR (v. 3).
No hb. batach - estar seguro; estar despreocupado.
“Quando passares pelas águas, eu serei contigo; quando, pelos rios, eles não te submergirão; quando passares pelo fogo, não te queimarás, nem a chama arderá em ti” (Is 43.2).

Confiar no gr. existem três formas:
No gr. peitho - escutar, obedecer, submeter-se a, sujeitar-se; confiar, ter confiança, estar confiante.
No gr. pisteuo - acreditar - confiar em Deus como capaz de ajudar.
No gr. – tharrheo - ter muita coragem, ser de bom ânimo; ser ousado.
“Não se turbe o vosso coração; credes em Deus, crede também em mim” (Jo 16.1).

Confiar é acreditar no Senhor, entregar a Ele, contar em oração ao Senhor, confidenciar os nossos problemas, as nossas dificuldades, nossas lutas.

O Sl 84.12 diz: “Senhor dos Exércitos, bem-aventurado o homem que em ti põe a sua confiança”.
Bem feliz o homem que confia no Senhor.
Pv 3.5 Salomão diz: “Confia no Senhor de todo o teu coração, e não te estribes no teu próprio entendimento”.
Normalmente o ser humano procura inventar suas próprias soluções para todas as situações da vida, sem consultar a vontade de Deus. Se entrarmos em contado com Deus, pela leitura da Sua Palavra, pela oração e pela meditação, veremos que Deus está com Suas mãos estendidas para nos guardar, guiar e a socorrer.

A) Devemos confiar em todos os tempos.
Sl 62.8 “Confia Nele, ó povo, em todos os tempos”.
Isaías 26.4: “Confia no Senhor perpetuamente, pois o Senhor é uma rocha eterna”.
O cristão é ensinado a derramar seu coração e a confiar ao um Deus eterno, uma descrição apropriada da oração, da fé e da comunhão com o Senhor.

B) Confiar só no SENHOR.
Sl 118.8-9 “É melhor confiar no Senhor do que confiar no homem. 9 É melhor confiar no Senhor do que confiar nos príncipes”.
Sl 20.7 “Uns confiam em carros, e outros, em cavalos, mas nós faremos menção do nome do Senhor, nosso Deus”.
Sl 56.11 “Em Deus tenho posto a minha confiança; não temerei o que me possa fazer o homem”.
O mestre dos Salmos mediante o desejo do povo mostra que só em Deus repousa sua absoluta confiança.
1ª Jo 5.14 diz “E esta é a confiança que temos Nele, que se pedirmos alguma coisa, segundo a sua vontade, Ele nos ouve”.

C) Devemos confiar porque Ele é o nosso auxílio.
Sl 115.9 “Confia Israel no Senhor: Ele é seu auxílio e seu escudo”.
Israel é ensinado a confiar só no Senhor e não na sua criação e outros deuses.

D) Os que confiam não serão condenados.
Sl 34.22 “O Senhor resgata a alma dos seus servos, e nenhum dos que Nele confiam será condenado”.

E) Confiar é o inverso de duvidar.
Sl 125.1 “Os que confiam no Senhor serão como o Monte de Sião, que não se abala, mas permanece para sempre”.
Sl 9.10 “E em Ti confiarão os que conhecem o Teu nome; porque Tu, Senhor, nunca desamparaste os que Te buscam”.
Sl 55.22 “Confia os teus cuidados ao Senhor, jamais permitirá que o justos seja abalado”.

II. AGRADA-TE DO SENHOR (V.4).
No hb. “anag” - ser macio, ser delicado, ser mimoso.
No verbo (pual) ser delicado.
No verbo (hitpael) - ser habituado a mimo, ser mimado; estar feliz com, ter prazer requintado.

1. Agrada-te ou deleita-te no Senhor.
É o mesmo que sentir prazer, sentir alegria. Sentir alegria da salvação, sentir prazer em servir o Senhor. O cristão que tem Jesus em sua vida tem a presença do Espírito Santo, por isso ele sente alegria.
Sl 126.3 “Grandes cousas fez o Senhor por nós, por isso estamos alegres”. Sl 100.1-2 “Celebrai com júbilo ao SENHOR, todos os moradores da terra. 2 Servi ao SENHOR com alegria e apresentai-vos a Ele com canto”. Sl 40.8 “Deleito-me em fazer a tu vontade, ó Deus meu; sim, a tua lei está dentro do meu coração”.

2. Quando devemos agradar o Senhor.
Nas lutas espirituais, dificuldades, problemas da vida, nas tribulações, aflições.
Louve Senhor com canto, com alegria; E Deus te recompensa e te dá vitória.
Mas quando nos calamos e deixamos de enaltecer o SENHOR, então perdemos a bênção.

3. Agradar o Senhor é o segredo da vitória.
Sl 32.11 diz: “Alegrai-vos no Senhor, e regozijai-vos vós os justos: e cantai alegremente, todos vós que sois retos de coração”.
Cantar com alegria, enaltecer o Seu Santo nome na beleza de Sua santidade.
Pv 15.3 “O coração alegre aformoseia o rosto, mas pela dor do coração o espírito se abate”.
Exemplo de louvor: Hb 3.17-18 “Porquanto, ainda que a figueira não floresça, nem haja fruto na vida; o produto da oliveira minta, e os campos não produzam mantimento; as ovelhas da malhada sejam arrebatadas, e nos currais não haja vacas; todavia eu me alegrarei no Senhor: Exultarei no Deus da minha salvação”.

III. ENTREGA TEU CAMINHO AO SENHOR (V.5).
No gr. didomi – dar; entregar; dar algo a alguém de livre e espontânea vontade, para sua vantagem; dar um presente; conceder, dar a alguém que pede, (Filho meu da-me teu coração); estender, oferecer, apresentar; entregar aos cuidados de alguém, confiar algo para ser administrado.

Entregar no texto é “render-se”, “submeter-se”. Isto indica que o crente deve estar disposto a submeter ao Senhor toda a sua vontade, seus atos, suas decisões e seus problemas.
Entregar é o mesmo entregar o teu caminho ao SENHOR; dar a direção da tua vida, da tua família, do teu trabalho; enfim, deixar Deus tomar conta de você. Isto é entregar.
Se eu entrego ao Senhor e não confio, eu estou duvidando do poder de Deus, e quando estamos duvidando, o Senhor não pode operar em nossas vidas. Mas quando reconhecemos que dependemos do Senhor e que nós não somos nada, que somos o pó da terra, somos como a erva que nasce, floresce e morre, que somos como vento que passa, que somos pequenos, que somos fracos, e pedimos ao Senhor o seu auxílio, e cremos no seu poder, então o Senhor toma a direção de nossa vida.

IV. DESCANSA NO SENHOR (V. 7).
No hb. damam - estar em silêncio, estar calmo, esperar, ser mudo, crescer mudo.
Descansar é oposto de estar preocupado. Descansar é ficar em paz, tranquilo, no Senhor.
João 14.1 “Não se turbe o vosso coração, crede em Deus, crede também em mim”.
Jesus está dizendo neste versículo que não se preocupem com os problemas desta vida, entrega o teu caminho a Mim, confia em Mim que Eu te darei a vitória.
Mt 6.25 e 31 Jesus diz: “Não andeis preocupado quanto à vossa vida, pelo que haveis de comer ou pelo que haveis de beber, nem quanto ao vosso corpo, pelo que haveis de vestir. 31 Não andeis inquietos dizendo: Que comeremos, ou que beberemos, ou com que nos vestiremos”?
Não devemos andar preocupados porque é o Senhor que tem cuidado de nós, mas devemos descansar no nosso Senhor.

V. ESPERA NELE (V. 7).
No gr. Elpizo – esperar; esperar pela salvação com alegria e completa confiança; Ter esperança; Esperar está ligado a confiar.
Esperar é aguardar a resposta do Senhor, confiar na providência divina, crer na vitória.
Sl 40.1 “Esperei com paciência no Senhor, e Ele se inclinou para mim, e ouviu o meu clamor”.
Is 40.31 “Mas os que esperam no Senhor renovarão as suas forças, subirão com asas como águias; correrão, e não se cansarão; caminharão, e não se fatigarão”. Sl 27.14 “Espera no Senhor, anima-te, e Ele fortalecerá o teu coração, espere, pois no Senhor”.

Vamos cultivar um relacionamento com Deus a base da entrega, da confiança e esperar pela direção divina em nossas vidas. Certamente prosperaremos tanto na vida espiritual como na espiritual. È necessário entregar todos os nossos cuidados ao Senhor e confiar na Sua providencia e que Ele sempre tem o melhor para nós. Portanto devemos buscar de todo o nosso coração se quisermos encontrar o Senhor.
“Então dali buscará ao Senhor teu Deus, e o acharás, quando buscares de todo teu coração e de toda a tua alma” (Dt 4.29).
Quando buscamos o Senhor de todo o nosso coração, então receberemos as Suas bênçãos.

Exibições: 213

Comentar

Você precisa ser um membro de SAÚDE DO ESPÍRITO, ALMA E CORPO para adicionar comentários!

Entrar em SAÚDE DO ESPÍRITO, ALMA E CORPO

© 2017   Criado por Pastora-Psicanalista MÉRCES.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço