Caminhadas gera saúde e qualidade de vida

EXPULSAR O SEDENTARISMO DA VIDA É GANHAR SAÚDE

Imagem da ciclovia de Campo Bom-RS um ótimo espaço onde os habitantes desta cidade estão aprendendo com as próprias circunstâncias de saúde adquirem o hábito saudável de fazer caminhadas regulamente.Estes hábitos saudáveis criam condições para viver um pouco melhor e principalmente expulsar da vida o sedentarismo e procurar dentro das possibilidades uma atividade física que seja adequada à capacidade corporal. Particularmente cada pessoa dever descobrir o melhor exercício para praticar diariamente.
ciclovia pessoas caminhando

As circunstâncias da vida nos obriga em certos momentos criar hábitos saudáveis para viver um pouco melhor e principalmente expulsar da vida o sedentarismo e procurar dentro das possibilidades uma atividade física que seja adequada à capacidade corporal. Particularmente cada pessoa dever descobrir o melhor exercício para praticar diariamente. No meu caso fui orientado pelos meus médicos a caminhar segundo o meu ritmo e as minhas condições de saúde é maravilhoso esta praxe constante.

A melhor coisa é acordar cedo fazer a higiene pessoal, tomar um bom café, colocar uma roupa esportiva, um tênis adequado, nunca se esquecer do filtro solar e óculos de sol, chapéu ou boné; sair bem equipado para fazer uma bela caminhada pelas ciclovias, parques, e ruas da cidade. Estando no litoral ou em qualquer local faça sua caminhada diariamente. Caminhar ininterruptamente nos intervalos de: dez, vinte, trinta minutos, uma hora, ou mais segundo suas condições, no mesmo ritmo obviamente. Certamente esta atividade, faz um sangue circular intensamente, fortalece a musculatura e contribuirá para uma oxigenação do cérebro, concomitantemente emagrece com saúde. Nunca se esquecer dos alongamentos do inicio e no final de cada caminhada. Melhor mesmo quando caminhamos acompanhados de pessoas que amamos e tomaram a decisão de exterminar o sedentarismo da sua vida. Assim, fica muito mais gostosa uma caminhada, por quer temos ao nosso lado, pessoas com os objetivos afins e tempo suficiente para compartilhar um bom papo, falar sobre tudo e juntos comentar sobre as coisas que percebemos ao longo do caminho. Pode fazer todos os dias esta mesma caminhada sempre aparecerá novos eventos para serem observados. As coisas mais singelas da natureza: uma árvore diferente, uma flor que desabrocha o canto dos pássaros, o ar puro, a brisa da manhã ou da tarde, o córrego poluído, o vandalismo ao patrimônio público e movimento constate das pessoas no seu vai e vem. Há tantas coisas que surgem durante uma caminhada e comentar cada detalhe, abre-se uma ampla discussão, por quer o córrego está poluído banhando o parque, o que faze?Por que alguém teve a capacidade de destruir algo que é publico, fruto do seu próprio dinheiro que sai dos impostos que ele mesmo pagou ao município e investiu na revitalização do parque.

Os benefícios das caminhadas são múltiplos a maioria deles ainda desconhecidos. As caminhadas eu considero um dos exercícios mais completo. Além de ser tranquilo favorece para quem necessita se movimentar com certas limitações.
ciclovia pessoas caminhando a noite

Desta forma o tempo passa em uma velocidade incrível e ganhamos e consequentemente ganhamos saúde. Uma caminhada nunca será igual à mesma, nunca se haverá rotina. Todos os dias tudo se renovará de uma forma extraordinária. Fique atento que cada dia, o mesmo caminho é um quadro artístico natural, pintado pela mão de um artista Divino que modifica o panorama em plena perfeição ímpar, que poderíamos ficar um dia inteiro contemplando e não esgotaria todos os detalhes de um quadro perfeito. Como tudo se renovará em uma sequência sem fim, da mesma forma a nossa saúde entra em um ritmo lento de restauração. Quando caminhamos parece que as nossas articulações desenferrujam e a nossa mente se renova. Preste bem atenção veja que ao termino de uma caminhada nos sentimos renovados e mais dispostos para enfrentar mais uma jornada de um dia. As ideias fluem velozmente para escrever um artigo. Há disposição para ler um bom livro; além disso, dormimos melhor, parece que todo o organismo volta a funcionar dentro da mais perfeita normalidade, a irritação, o estresse aos poucos vão sumindo da vida e a serenidade começa lentamente envolver o nosso ser. A vida fica mais colorida e tudo tem um sentido especial. As mínimas conquistas, uma pequena coisa que se produz tem um valor inestimável. Os alimentos ficam mais saborosos, aprendemos a nos alimentar melhor e com certeza ganhamos qualidade de vida. Então,surge a vontade de viver,de enfrentar os obstáculos,rejuvenescemos,ganhamos saúde e um pouco de longevidade.
Portanto, os benefícios das caminhadas são múltiplos a maioria deles ainda desconhecidos. As caminhadas eu considero um dos exercícios mais completo. Além de ser tranquilo favorece para quem necessita se movimentar com certas limitações. Todas as pessoas devem escolher o seu exercício preferido e principalmente de acordo com suas condições físicas e ritmo próprio; sem aquela preocupação de competição. O mais importante é simplesmente dar um fim no sedentarismo que é a causa de muitas doenças para muita gente. O mais grave é que muitos nem tem consciência disso. Só quando são alertados pelo médico, da urgência de assumir uma atitude para mudar de hábito.
Hoje somos uma geração sedentária, existem milhões de pessoas de todas as faixas etárias que permanecem numa enorme quantidade de tempo, da sua vida diante da internet ou da televisão.
geração sedentária

Hoje somos uma geração sedentária, existem milhões de pessoas de todas as faixas etárias que permanecem numa enorme quantidade de tempo, da sua vida diante da internet ou da televisão. Poucos se movimentam e as consequências para a saúde são dramáticas em curto prazo. Por isso, quem tem a possibilidade de sair da frente da telinha faça o mais rápido possível só originará ganhos incalculáveis para sua saúde e vai viver melhor. Divida bem o seu tempo não fique escravo da internet ou da TV, procure viver uma vida mais saudável principalmente em contato com a natureza, os resultados surgirão e permanecerão em sua vida. As caminhadas deverão livres de qualquer aparelho sonoro e de contatos com a internet, apenas leve um documento de identificação e bastante água para tomar e se hidratar. Óbvio que muitos têm seus compromissos trabalhistas para tirar seu sustento. Todavia, quando for possível é bom fazer algum tipo de exercício, por que a sua vida agradece. Tudo isto que estou relatando simplesmente são frutos da experiência própria, impressões de leigo, que luta para viver. Não sou nenhum profissional desta área, contudo fui obrigado a criar hábitos saudáveis para viver melhor, após uma contínua turbulência na minha saúde. Por isso, estou escrevendo aos meus leitores que caminhar ou qualquer outra atividade física que faremos facilmente, gera saúde e qualidade de vida.

analisaagora.com/

Exibições: 137

Comentar

Você precisa ser um membro de SAÚDE DO ESPÍRITO, ALMA E CORPO para adicionar comentários!

Entrar em SAÚDE DO ESPÍRITO, ALMA E CORPO

Membros

Notas

AMADOS, LEIAM OS TÓPICOS A PARTIR DA PÁGINA PRINCIPAL E VAMOS PARTICIPAR MAIS DA NOSSA REDE. QUE DEUS VOS GUARDE E ABENÇOE.

Criado por Pastora-Psicanalista MÉRCES 15 Maio 2009 at 16:48. Atualizado pela última vez por Pastora-Psicanalista MÉRCES 6 Dez, 2015.

CLICK BÍBLIA-DEBATES-TÓPICOS-FORUM

Criado por Pastora-Psicanalista MÉRCES 9 Ago 2013 at 13:16. Atualizado pela última vez por Pastora-Psicanalista MÉRCES 9 Ago, 2013.

SAÚDE INTEGRAL

© 2024   Criado por Pastora-Psicanalista MÉRCES.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço