BEBIDAS INGERIDAS EM ALTAS TEMPERATURAS PODEM PROVOCAR CÂNCER DE ESÔFAGO

Bebidas ingeridas em altas temperaturas podem aumentar o risco de câncer de esôfago
A+ A- Alterar tamanho da letra Artigo publicado na revista British Medical Journal (BMJ) relata que a ingestão de bebidas acima de 65 graus centígrados pode aumentar o risco de desenvolvimento de câncer de esôfago. A pesquisa foi realizada na Universidade de Teerã em uma população que tem o hábito de ingerir chá em altas temperaturas.

Os cientistas estudaram os hábitos de consumo de chá em uma população da província do Golestão, no norte do Irã, envolvendo 300 pessoas diagnosticadas com câncer de esôfago, e compararam estes dados com um grupo de 570 pessoas que viviam na mesma área e não tinham este diagnóstico. Noventa e oito por cento dos participantes bebiam cerca de um litro de chá preto por dia.

O consumo de chá a 65 graus centígrados ou menos estava associado ao dobro do risco de carcinoma de células escamosas do esôfago (tipo mais comum de tumor no esôfago). O consumo de chá a 70 graus ou mais estava ligado ao aumento do risco da doença em oito vezes.

A velocidade com que as pessoas ingeriam o chá também apresentou relação com o aumento do risco. Beber uma xícara de chá em menos de dois minutos, logo depois que a água quente era despejada, estava associado a um risco cinco vezes maior deste tipo de câncer, quando comparado com o consumo do chá em quatro ou mais minutos depois.

Não houve associação entre a quantidade de chá consumida e o risco da doença.

Os resultados mostraram um significativo aumento no risco de carinoma de células escamosas de esôfago com o consumo de chá quente, segundo Reza Malekzadeh, professor e coordenador do estudo.
Fonte: British Medical Journal - Research em 26 de março de 2009

Adicionado por Pastora Mérces. 25-05-09

Exibições: 27

Comentar

Você precisa ser um membro de SAÚDE DO ESPÍRITO, ALMA E CORPO para adicionar comentários!

Entrar em SAÚDE DO ESPÍRITO, ALMA E CORPO

Membros

Notas

AMADOS, LEIAM OS TÓPICOS A PARTIR DA PÁGINA PRINCIPAL E VAMOS PARTICIPAR MAIS DA NOSSA REDE. QUE DEUS VOS GUARDE E ABENÇOE.

Criado por Pastora-Psicanalista MÉRCES 15 Maio 2009 at 16:48. Atualizado pela última vez por Pastora-Psicanalista MÉRCES 6 Dez, 2015.

CLICK BÍBLIA-DEBATES-TÓPICOS-FORUM

Criado por Pastora-Psicanalista MÉRCES 9 Ago 2013 at 13:16. Atualizado pela última vez por Pastora-Psicanalista MÉRCES 9 Ago, 2013.

SAÚDE INTEGRAL

© 2024   Criado por Pastora-Psicanalista MÉRCES.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço