O próprio Jesus ensinou aos seus discípulos a perdoar deixando para nós o exemplo de que se Cristo perdoa os nossos pecados nós também devemos perdoar ao nosso próximo.
Segundo o dicionário da bíblia de Almeida perdão é o abandono de ressentimento e de desejo de vingança em relação a um ofensor. Para que o perdão seja completo, o ofensor deve confessar-se arrependido, dispondo-se a reparar a falta cometida. O resultado do perdão é o restabelecimento da amizade entre as partes.
Porque aprender a perdoar? É muito fácil ensinar aos outros perdoarem, porém, temos uma noção melhor desse assunto quando enfrentamos o desafio de perdoar ao nosso próximo.
No relacionamento humano todos nós somos passíveis de enfrentar algum tipo de mau relacionamento, tais como desavenças, intrigas, inimizades, incompreensão, contenda, traição, humilhação, iras, entre outros. E todas essas coisas podem causar ao próximo alguma mágoa, ressentimento, dor ou ferir a alguém. É aí aonde entra a necessidade de se perdoar ao próximo. O cristianismo genuíno zela prioritariamente pelo bem estar espiritual do homem. Como pode uma pessoa dizer que é cristã e não poder nem falar com o seu próximo? Eu pergunto pode haver dois céus? Quando ocorre o perdão na vida de duas pessoas a barreira da irreconciliação, desentendimento, discórdia, desarmonia é quebrada dando lugar à reconciliação, entendimento, concórdia, harmonia e o nome de Jesus é glorificado.
Na bíblia encontramos um fato que ocorreu na vida de José. Ele foi vendido pelos seus irmãos e José foi levado para o Egito na condição de escravo. Mas a bíblia diz que Deus era com ele. No Egito José chegou a ocupar o cargo de Governador. Após a morte de seu pai Jacó seus irmãos se lembraram do mal que tinha feito a José e pensavam que José fosse até vingar-se do ocorrido e isso está registrado na bíblia: Vendo, então, os irmãos de José que o seu pai já estava morto, disseram: Porventura, nos aborrecerá José e nos pagará certamente todo o mal que lhe fizemos. Portanto, enviaram a José, dizendo: Teu pai mandou, antes da sua morte, dizendo: Assim direis a José: Perdoa, rogo-te, a transgressão de teus irmãos e o seu pecado, porque te fizeram mal; agora, pois, rogamos-te que perdoes a transgressão dos servos do Deus de teu pai. E José chorou quando eles lhe falavam (Gn 50.15-17). Os irmãos de José que o ofenderam estava cheio de desconfiança, receio, medo, inquietação pelo mal que tinha feito ao seu irmão José. Quem pensa que quem ofende vive uma vida de mar de rosas está completamente enganado. O pecado sempre deixa sequelas. E agora,qual o comportamento que José como servo de Deus deveria proceder? E eu também pergunto: Se você estivesse na condição de José o que você faria? Perdoaria ou não?
Diz a bíblia: E José lhes disse: Não temais; porque, porventura, estou eu em lugar de Deus? Vós bem intentastes mal contra mim, porém Deus o tornou em bem, para fazer como se vê neste dia, para conservar em vida a um povo grande, agora, pois, não temais; eu vos sustentarei a vós e a vossos meninos. Assim,os consolou e falou segundo o coração deles(Gn 50.19-21). José perdoou aos seus irmãos. Que grande exemplo esse fato ocorrido na vida de José e nos mostra como é importante o perdão na vida do homem e especialmente na vida do cristão.
Portanto, aprender a perdoar não somente faz a diferença no meio de uma geração incrédula e perversa como também mostra que somos seguidores dos ensinamentos do Cristo que disse: Porque, se perdoardes aos homens as suas ofensas, também vosso Pai celestial vos perdoará a vós (MT 6.14).

Exibições: 184

Comentar

Você precisa ser um membro de SAÚDE DO ESPÍRITO, ALMA E CORPO para adicionar comentários!

Entrar em SAÚDE DO ESPÍRITO, ALMA E CORPO

Membros

Notas

AMADOS, LEIAM OS TÓPICOS A PARTIR DA PÁGINA PRINCIPAL E VAMOS PARTICIPAR MAIS DA NOSSA REDE. QUE DEUS VOS GUARDE E ABENÇOE.

Criado por Pastora-Psicanalista MÉRCES 15 Maio 2009 at 16:48. Atualizado pela última vez por Pastora-Psicanalista MÉRCES 6 Dez, 2015.

CLICK BÍBLIA-DEBATES-TÓPICOS-FORUM

Criado por Pastora-Psicanalista MÉRCES 9 Ago 2013 at 13:16. Atualizado pela última vez por Pastora-Psicanalista MÉRCES 9 Ago, 2013.

SAÚDE INTEGRAL

© 2024   Criado por Pastora-Psicanalista MÉRCES.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço