A DEFICIÊNCIA DE "VITAMINA D" É PREOCUPANTE (Informações importantes)

Estilo de vida moderno favorece deficiência de vitamina D

Embora o Brasil seja um país com abundância de dias ensolarados, o estilo de vida moderna nas grandes cidades, o sedentarismo, o receio dos danos do sol à pele e o uso de protetor solar tem dificultado nossa exposição ao sol comprometendo a síntese adequada de vitamina D. De acordo com o endocrinologista Geraldo Santana, do Instituto Mineiro de Endocrinologia, "a deficiência de vitamina D é um achado relativamente frequente e também preocupante devido às suas importantes ações em diversos tecidos do corpo". Em alguns grupos de pessoas - afrodescendentes, insuficiência renal ou hepática, idosos e obesos - o risco para a deficiência é ainda maior que na população em geral.

Onde podemos encontrar a Vitamina D?
GS: A vitamina D (VD) está presente na gema de ovo, manteiga, óleo de fígado de bacalhau, salmão e arenque. Porém estas fontes alimentares além de escassas contêm quantidades insuficientes para preencher a necessidade diária do organismo. Assim, a nossa principal fonte de VD é a produção pela pele estimulada pelos raios solares.

Quais são seus efeitos no nosso organismo?
GS: O principal efeito da VD é aumentar a absorção intestinal de cálcio e promover uma mineralização adequada dos ossos evitando raquitismo e baixa estatura nas crianças e osteoporose na terceira idade. Além disso, já estão bem conhecidas suas outras ações, sobretudo na melhora do sistema imunológico, na apropriada secreção de insulina pelo pâncreas, na função muscular e na prevenção de tumores. Nos idosos, níveis adequados de VD reduzem os riscos de fratura não apenas por melhorar a calcificação dos ossos, mas também a força muscular e o equilíbrio. Em homens, estudos demosnstram que a carência de VD está relacionada a uma menor produção de testosterona podendo causar redução de libido e disfunção erétil.

Como é possível saber se existe uma deficiência da vitamina D?
GS: A deficiência ou insuficiência de VD são diagnosticadas pela dosagem no sangue da 25hidroxivitamina D – ou apenas 25(OH)D. Os níveis ideais devem estar acima de 30ng/ml. Devido à alta prevalência da carência de VD, pesquisas vem reforçando a recomendação da dosagem anual de 25(OH)D sobretudo em pessoas com maior risco de deficiência.

Por que obesos possuem maior risco de deficiência?
GS: Pacientes obesos, por questões psicológicas e comportamentais, tendem a ser mais sedentários e assim recebem menos luz solar. Porém, mesmo quando se comparam obesos com pessoas de peso normal com mesmo tempo de atividades fora de casa se observa que os obesos possuem menor quantidade desta vitamina. Por ser a VD uma vitamina lipossolúvel, ou seja, que tem facilidade de se armazenar em gordura, é possível que nestes pacientes a VD seja "sequestrada" pela gordura corporal em excesso deixando-a pouco disponível para a circulação.

Como é feito o tratamento?
GS: Considerando a escassez de VD na dieta e possíveis problemas à pele na recomendação de aumento sistemático à exposição solar, uma vez detectada a deficiência está indicada sua suplementação diária com medicação contendo VD. Esta suplementação, feita por via oral, é segura e não apresenta efeitos colaterais. O ajuste da dose é feito por exames periódicos de sangue. Após a normalização dos exames, doses semanais ou mensais de manutenção podem estar indicadas. A intoxicação por VD é uma situação muito rara, causada por doses excessivas com duração prolongada e sem os exames regulares para ajuste de dose. A melhor prevenção é a exposição solar regular de forma cuidadosa e consciente respeitando os horários mais indicados para não prejudicar a pele.
fonte: endocrinologia.com.br

Exibições: 173

Comentar

Você precisa ser um membro de SAÚDE DO ESPÍRITO, ALMA E CORPO para adicionar comentários!

Entrar em SAÚDE DO ESPÍRITO, ALMA E CORPO

Membros

Notas

AMADOS, LEIAM OS TÓPICOS A PARTIR DA PÁGINA PRINCIPAL E VAMOS PARTICIPAR MAIS DA NOSSA REDE. QUE DEUS VOS GUARDE E ABENÇOE.

Criado por Pastora-Psicanalista MÉRCES 15 Maio 2009 at 16:48. Atualizado pela última vez por Pastora-Psicanalista MÉRCES 6 Dez, 2015.

CLICK BÍBLIA-DEBATES-TÓPICOS-FORUM

Criado por Pastora-Psicanalista MÉRCES 9 Ago 2013 at 13:16. Atualizado pela última vez por Pastora-Psicanalista MÉRCES 9 Ago, 2013.

SAÚDE INTEGRAL

© 2024   Criado por Pastora-Psicanalista MÉRCES.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço