Qual a Diferença entre Corpo, Alma e Espírito?

“E formou o Senhor Deus o homem do pó da terra e soprou em seus narizes o fôlego da vida. E o homem foi feito ALMA VIVENTE” (Gn 2.7).

O termo espírito deriva do hebraico “ruah”, do grego “pneuma”, do latim “spiritus”, e significa sopro, hálito, vento, princípio de vida. Logo, nossa parte imaterial ou espiritual foi formada de uma parte da essência (do sopro) de Deus (Ez 3.19; Pv 23.14; Sl 33.19). No Novo Testamento, vemos alguma distinção entre alma e espírito:

“A minha alma engrandece ao Senhor, e o meu espírito se alegra em Deus, meu Salvador” (Lc 1.46-47).
Hb 4.12; 1 Ts 5.23.

“Pai, em tuas mãos entrego o meu espírito” (Lc 23.46).

A verdade é que o homem possui uma parte material (o corpo) formado do pó, e uma imaterial, formada do sopro de Deus. Quando esta parte imaterial se relaciona com a carne (sensações, emoções, vontade), chama-se ALMA; quando serve de ligação com Deus, chama-se ESPÍRITO. Admitimos que alma e espírito são inseparáveis e imortais, com funções distintas no corpo.

Outra de meus arquivos, respondendo a uma consulta:
O nosso destino é o céu. Quanto ao "Seio de Abraão", é uma expressão que se traduz como paraíso. "Os judeus, quando tomavam as suas refeições, recostavam-se em leitos, apoiando-se cada um no seu braço esquerdo, e desta forma podia-se dizer que o seu vizinho próximo se reclinava no seu seio (v. Jo 13.23). Portanto, o seio de Abraão, sendo este o pai da raça hebraica, significava uma situação de grande honra e bênção depois da morte (Lc 16.22)”. Na parábola do rico e Lázaro (Lc 16.19-31) Jesus usou essa expressão - Seio de Abraão - para designar paraíso. Em 2 Co 12.4, paraíso e céu são sinônimos. Paulo disse que gostaria de morrer logo e seguir rumo ao céu, para estar com Cristo; ao ladrão na cruz Jesus disse: hoje estarás comigo no paraíso. Não devemos nos preocupar com essas questões escatológicas. Prefiro dizer que iremos para o céu. Moisés e Elias apareceram a Jesus em Sua Transfiguração. Compreende-se que estivessem, já, gozando das delícias do Céu. A Bíblia diz que Elias foi elevado ao céu num redemoinho.
1. Quando aceitamos Jesus como Senhor e salvador Ele nos liberta, deixamos de ser escravo do pecado, do mundo e da morte, nos transporta para o Reino DEle, para uma nova vida, um novo reino, instantaneamente ao receber Jesus isso chama salvação do Espírito (que é seu sopro de vida).
2. Salvação veio ao Espírito, mas meu corpo, minha mente, minhas memórias, permanece. A Alma precisa ser restaurada. Isso está em I Cor. 5:23. Minha alma precisa passar por um processo de transformação Tiago 1:21, já não é instantâneo. Salvação da Alma é o fruto do nosso esforço Isaías 53. Salvação da mente Filipenses 4 (Pensar nas coisas boas). Renovação do entendimento trazendo a salvação da minha alma através da palavra de Deus 2 Pedro 1:4.

NA MORTE FÍSICA; O CORPO QUE PROCEDE DO PÓ, AO PÓ TORNARÁ.(Ecles. 3.20) "Sai-lhes o espírito e eles tornam ao pó; nesse mesmo dia perecem todos os seus desígnios"( Salmos 146.4)
O ESPIRITO É ALGO QUE ESTA RELACIONADO A DEUS DIRETAMENTE PELO SOPRO DE VIDA(QUE DÁ A VIDA,QUE DÁ SENTIDOS A VIDA,AOS SENTIMENTOS DA ALMAS) CREIO ENTÃO QUE O MESMO ESPIRITO DE VIDA VOLTA A DEUS.
ENQUANTO QUE A ALMA JAMAIS MORRERÁ,ESTA É ETERNA SEJA NESTE CORPO CARNAL OU SEJA NO CORPO CELESTIAL...

KENIA TEIXEIRA

Exibições: 96

Comentar

Você precisa ser um membro de SAÚDE DO ESPÍRITO, ALMA E CORPO para adicionar comentários!

Entrar em SAÚDE DO ESPÍRITO, ALMA E CORPO

Membros

Notas

AMADOS, LEIAM OS TÓPICOS A PARTIR DA PÁGINA PRINCIPAL E VAMOS PARTICIPAR MAIS DA NOSSA REDE. QUE DEUS VOS GUARDE E ABENÇOE.

Criado por Pastora-Psicanalista MÉRCES 15 Maio 2009 at 16:48. Atualizado pela última vez por Pastora-Psicanalista MÉRCES 6 Dez, 2015.

CLICK BÍBLIA-DEBATES-TÓPICOS-FORUM

Criado por Pastora-Psicanalista MÉRCES 9 Ago 2013 at 13:16. Atualizado pela última vez por Pastora-Psicanalista MÉRCES 9 Ago, 2013.

SAÚDE INTEGRAL

© 2021   Criado por Pastora-Psicanalista MÉRCES.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço