Blog de Pr. Elias Ribas (40)

A DOUTRINA DO PECADO



I. A DEFINIÇÃO DO PECADO

Pecado do hebraico hattah; do grego harmartia e do latimpeccatum. O pecado é um mal moral; é violência, corrupção. Errar ou desviar-se do caminho de retidão e honra, fazer ou andar no erro. Pecado significa “errar o alvo”, como um arqueiro que atira, mas erra, do mesmo modo, o…

Continuar

Adicionado por Pr. Elias Ribas em 10 setembro 2016 às 17:57 — Sem comentários

A DOUTRINA DO CORPO HUMANO



A palavra corpo no hb. “basar”, no gr. “somma”, e do lat. “corpus”, que significa a estrutura física do homem, ou do animal.

No Novo Testamento, portanto, depreende-se muitas vezes o uso da expressão “somma”, ou seja, o corpo; sempre em conotação com o campo religioso.

Continue lendo no blog:…

Continuar

Adicionado por Pr. Elias Ribas em 26 julho 2016 às 16:46 — Sem comentários

A ALMA HUMANA



O estudo objetivo dos fenômenos psicológicos leva-nos a afirmar que o homem possui uma alma, que é uma substância simples e espiritual. Os próprios filósofos já determinaram em séculos passados: “É impossível negar a existência da alma sem tornar, no mesmo instante, inteligíveis… Continuar

Adicionado por Pr. Elias Ribas em 28 junho 2016 às 17:54 — Sem comentários

A TRÍPLICE NATUREZA DO HOMEM



Quando passamos a analisar o homem do ponto de vista de sua constituição, a antropologia teológica passa a descrevê-la como um trino, isto é, composto de três partes: corpo, alma, e espírito. Porém, quando o analisamos do ponto de vista de sua natureza, então ele é… Continuar

Adicionado por Pr. Elias Ribas em 11 maio 2016 às 18:21 — Sem comentários

ANTROPOLOGIA

Etimologicamente, Antropologia significa ciência do homem; ciência que estuda o homem, suas obras e seu comportamento desde seu aparecimento sobre a Terra.

Homem do heb. Adam, gênero humano; do gr. anthropos, aquele que olha para cima; do lat. homo, originário de humus, chão, terra – aquele que…

Continuar

Adicionado por Pr. Elias Ribas em 5 maio 2016 às 21:12 — Sem comentários

A QUEDA DA BABILÔNIA - APOCALIPSE 18

A queda da grande meretriz anunciada pelo apóstolo João em Apocalipse 14.8, e ela recebeu o cálice da ira de Deus quando a sétima taça foi derramada (16.19).Agora um dos sete anjos que executavam os juízos das taças mostra com mais detalhes para João o julgamento da meretriz.

http://pastoreliasribas.blogspot.com.br/2015/06/a-queda-da-babilonia-apocalipse-18.html

Att.

Pr.…

Continuar

Adicionado por Pr. Elias Ribas em 18 junho 2015 às 15:17 — Sem comentários

O Apocalipse contém o último chamado do Deus de amor para os moradores da terra (Ap 14.6-14), expõe-nos as artimanhas de Satanás e descreve a organização que ele tem para o seu trabalho. Nenhum outro…



O Apocalipse contém o último chamado do Deus de amor para os moradores da terra (Ap 14.6-14), expõe-nos as artimanhas de Satanás e descreve a organização que ele tem para o seu trabalho. Nenhum outro livro ostenta um conteúdo de tanta importância como este, para o homem… Continuar

Adicionado por Pr. Elias Ribas em 28 maio 2015 às 16:29 — Sem comentários

OS CENTO E QUARENTA E QUATRO MIL TESTEMUNHA DO APOCALIPSE

I. OS CENTO E QUARENTA E QUATRO MIL TESTEMUNHA Ap 7.

João vê quatro anjos em pé nos quatro cantos da terra...” (Ap 7.1), que simboliza os quatro pontos cadeias, isto é, o mundo inteiro. “Estavam retendo os ventos da ira do todo Poderoso, até que fossem assinalados os servos de Deus que encontravam…

Continuar

Adicionado por Pr. Elias Ribas em 20 maio 2015 às 21:06 — Sem comentários

OS MÁRTIRES DA GRANDE TRIBULAÇÃO

“Quando ele abriu o quinto selo, vi, debaixo do altar, as almas daqueles que tinham sido mortos por causa da palavra de Deus e por causa do testemunho que sustentavam. Clamaram em grande voz, dizendo: Até quando, ó Soberano Senhor, santo e verdadeiro, não julgas, nem vingas o nosso sangue dos…

Continuar

Adicionado por Pr. Elias Ribas em 12 maio 2015 às 16:14 — Sem comentários

CRISTO, SACERDOTE ETERNO E PERFEITO



Hebreus 7.1-3,11,12,24-27: “Porque este Melquisedeque, que era rei de Salém e sacerdote do Deus Altíssimo, e que saiu ao encontro de Abraão quando ele regressava da matança dos reis, e o abençoou; 2 a quem também Abraão deu o dízimo de tudo, e primeiramente é, por interpretação, rei de justiça e depois também…

Continuar

Adicionado por Pr. Elias Ribas em 19 fevereiro 2015 às 14:59 — Sem comentários

MINISTROS, UM DISPENSEIRO DE DEUS

Assim, pois, importa que os homens nos considerem como ministros de Cristo e despenseiros dos mistérios de Deus” (1ª Co 4.1 - ARA).

O termo “ministros” é a tradução do grego hupêretas. Conforme o Dicionário VINE (2003, p. 791, CPAD), significa literalmente “remador” (da fileira de baixo) (formado de hupo, “debaixo de”, e eretes, “remador”). O termo veio a denotar “qualquer subordinado que age sob a direção de outrem”; em Lc 4.20, “ministro”, quer dizer o assistente à serviço da…

Continuar

Adicionado por Pr. Elias Ribas em 4 fevereiro 2015 às 14:09 — Sem comentários

O PERIGO DA APOSTASIA

Hebreus 5.11-14 “Do qual muito temos que dizer, de difícil interpretação, porquanto vos fizestes negligentes para ouvir. 12 - Porque, devendo já ser mestres pelo tempo, ainda necessitais de que se vos torne a ensinar quais sejam os primeiros rudimentos da palavra de Deus; e vos haveis feito tais que necessitais de leite e não de sólido mantimento. 13 - Porque qualquer que ainda se alimenta de leite não está experimentado na palavra da justiça, porque é menino. 14 - Mas o mantimento sólido é…

Continuar

Adicionado por Pr. Elias Ribas em 25 janeiro 2015 às 21:00 — Sem comentários

REPOUSO PARA O POVO DE DEUS

Hebreus 4.1-16: “Temamos, pois, que, porventura, deixada a promessa de entrar no seu repouso, pareça que algum de vós fique para trás. 2 Porque também a nós foram pregadas as boas-novas, como a eles, mas a palavra da pregação nada lhes aproveitou, porquanto não estava misturada com a fé naqueles que a ouviram. 3 Porque nós, os que temos crido, entramos no repouso, tal como disse: Assim, jurei na minha ira que não entrarão no meu repouso; embora as suas obras estivessem acabadas desde a…

Continuar

Adicionado por Pr. Elias Ribas em 17 janeiro 2015 às 13:58 — Sem comentários

Publicação de Livro: Aprendendo Hebraico com Revelação da Palavra

As doutrinas reveladas pelo Senhor no meio da igreja não podem contradizer a palavra escrita em hebraico, porque ambas são reveladas pelo mesmo Espírito Santo!

Quando se lê a bíblia em hebraico – o idioma que Deus escolheu para se revelar ao homem, há muitas vantagens, principalmente quando paramos a leitura para examinar cada um dos significados dos termos hebraicos.

Deus tem se revelado pelo menos de duas formas: por revelação aos seus profetas e pela escrita. Em…

Continuar

Adicionado por Pr. Elias Ribas em 9 janeiro 2015 às 19:30 — Sem comentários

A VERDADEIRA PAZ

Is 9.6 “Porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu; o governo está sobre os seus ombros; e o seu nome será: Maravilhoso, Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz”.

O mundo atual caminha em busca de paz; muitos procuram a paz na religião, no budismo, espiritismo, Ioga, idolatria, cartomante, magia nos obuses etc. Mas não encontram. Agora eu lhes faço uma pergunta: ONDE ENCONTRAR A PAZ?

I. O QUE É PAZ

A palavra paz no hebraico Shalon que significa:…

Continuar

Adicionado por Pr. Elias Ribas em 23 dezembro 2014 às 13:11 — 1 Comentário

CRISTO, SUPERIOR A MOISÉS

Hebreus 3.1-8,12,14. 1 – Pelo que, irmãos santos, participantes da vocação celestial, considerai a Jesus Cristo, apóstolo e sumo sacerdote da nossa confissão, 2 – sendo fiel ao que o constituiu, como também o foi Moisés em toda a sua casa. 3 – Porque ele é tido por digno de tanto maior glória do que Moisés, quanto maior honra do que a casa tem aquele que a edificou. 4 – Porque toda casa é edificada por alguém, mas o que edificou todas as coisas é Deus. 5 – E, na verdade, Moisés foi fiel em…

Continuar

Adicionado por Pr. Elias Ribas em 26 novembro 2014 às 13:46 — Sem comentários

A FORMA FINAL DO PODER MUNDIAL GENTÍLICO - DANIEL CAPÍTULO 2

A FORMA FINAL DO PODER MUNDIAL GENTÍLICO

- DANIEL CAPÍTULO 2

I.  A VIDA DE DANIEL…

Continuar

Adicionado por Pr. Elias Ribas em 29 outubro 2014 às 9:02 — Sem comentários

CRISTO, O RESPLENDOR DA GLÓRIA DE DEUS

Hebreus 1.1-6 1 – Havendo Deus, antigamente, falado, muitas vezes e de muitas maneiras, aos pais, pelos profetas, a nós falou-nos, nestes últimos dias, pelo Filho. 2 – a quem constituiu herdeiro de tudo, por quem fez também o mundo. 3 – O qual, sendo o resplendor da sua glória, e a expressa imagem da sua pessoa, e sustentando todas as coisas pela palavra do seu poder, havendo feito por si mesmo a purificação dos nossos pecados, assentou-se à destra da Majestade, nas alturas; 4 – feito tanto…

Continuar

Adicionado por Pr. Elias Ribas em 20 agosto 2014 às 21:49 — 1 Comentário

A VERDADEIRA PAZ

Is 9.6 “Porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu; o governo está sobre os seus ombros; e o seu nome será: Maravilhoso, Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz”.

O mundo atual caminha em busca de paz; muitos procuram a paz no budismo, espiritismo, na Ioga, na idolatria, na cartomante, na magia nos obuses etc. Mas não encontram. Agora eu lhes faço uma pergunta: ONDE ENCONTRAR A PAZ?

I. O QUE É PAZ

{No Hb. Shalon} que significa: harmonia,…

Continuar

Adicionado por Pr. Elias Ribas em 20 dezembro 2013 às 12:39 — Sem comentários

A ESPOSA DE FINÉIAS E A TRAGÉDIA

“E, ao tempo em que ia morrendo, disseram as mulheres que estavam com ela: Não temas, pois tiveste um filho. Ela, porém, não respondeu, nem fez caso disso. Mas chamou ao menino Icabô, dizendo: Foi-se a glória de Israel, porquanto a arca de Deus foi levada presa e por causa de seu sogro e de seu marido. E disse mais: De Israel a glória é levada presa, pois é tomada a arca de Deus” (1º Sm 4.20-22).

Em Siló morava a família do sacerdote Eli. Ele tinha uma idade de aproximadamente 90…

Continuar

Adicionado por Pr. Elias Ribas em 21 outubro 2013 às 15:18 — Sem comentários

Membros

Aniversários

Notas

AMADOS, LEIAM OS TÓPICOS A PARTIR DA PÁGINA PRINCIPAL E VAMOS PARTICIPAR MAIS DA NOSSA REDE. QUE DEUS VOS GUARDE E ABENÇOE.

Criado por Pastora-Psicanalista MÉRCES 15 Maio 2009 at 16:48. Atualizado pela última vez por Pastora-Psicanalista MÉRCES 6 Dez, 2015.

CLICK BÍBLIA-DEBATES-TÓPICOS-FORUM

Criado por Pastora-Psicanalista MÉRCES 9 Ago 2013 at 13:16. Atualizado pela última vez por Pastora-Psicanalista MÉRCES 9 Ago, 2013.

© 2017   Criado por Pastora-Psicanalista MÉRCES.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço